REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Ajustar comprimento focal [Câmera]

Ajustar o comprimento focal da Câmera é um recurso incrível que permite melhorar e muito o enquadramento da sua cena, principalmente em ambientes pequenos. Aprenda agora!

O ajuste do comprimento focal fica “meio escondido” então pouca gente tem conhecimento disso, o que faz com que enquadrar uma cena seja algo que nos faça sofrer bastante.

ajustar-comprimento-focal-camera

Mas eu posso usar as alças para melhorar a abertura!

Isso também ajuda, mas o comprimento focal também permite uma menor distorção da vista da câmera. Vamos entender melhor como resolver este problema.

AJUSTAR COMPRIMENTO FOCAL [CÂMERA]

Antes de mais nada, o que é esse comprimento focal? Comprimento ou distância focal é onde você define qual o campo de visão deseja trabalhar, sendo em maior ou menor aproximação do alvo. Com um valor menor, temos uma aproximação dos objetos focalizados, devido ao corte realizado. Com um valor maior, mais amplo o campo de visão se torna.

ajustar-comprimento-focal-camera

Em fotografia trabalhamos com valores em milímetros, onde cada tipo de lente temos um “leque” de comprimento focal obtido. Apesar de no Revit não termos uma limitação quanto ao tipo de lente, não temos um campo para configurar o valor, o que acaba fazendo com que tenhamos que definir isso “na unha”.

Esclarecido o que é comprimento focal vamos ao Revit. Em um projeto qualquer escolha um ambiente pequeno para posicionar a câmera. Para inserir a câmera vá até a aba Vista e no painel Criar, temos embaixo do botão Vista 3D uma seta. Clique nela e escolha a opção Câmera.

ajustar-comprimento-focal-camera

Posicione a câmera da melhor maneira possível em um ambiente pequeno. Vou utilizar um banheiro como exemplo.

ajustar-comprimento-focal-camera

Após inserir a câmera você terá um resultado parecido com a imagem abaixo.

ajustar-comprimento-focal-camera

Observe que não é possível visualizar muita coisa, então precisamos melhorar esse campo de visão. Para isso permaneça na vista da câmera e ainda na área de trabalho vá até a Barra de navegação.

ajustar-comprimento-focal-camera

Na barra de navegação você deve clicar no Círculo de navegação completa.

ajustar-comprimento-focal-camera

Não se assuste com a quantidade de opções, afinal vamos utilizar um único recurso aqui.

ajustar-comprimento-focal-camera

No canto inferior direito do Círculo de navegação, temos uma pequena seta. Clique sobre ela ou clique em qualquer lugar do círculo com o botão direito para exibir o menu de opções.

ajustar-comprimento-focal-camera

Agora você deve localizar a opção Aumentar/Diminuir comprimento focal e clicar sobre ela.

ajustar-comprimento-focal-camera

Observe que o cursor do mouse está com outro formato agora.

ajustar-comprimento-focal-camera

O processo é simples e funciona de maneira similar a um comando de zoom. Mantenha o botão do mouse pressionado e movimente o mouse. Ao mover para cima você se aproxima e ao mover para baixo você se distancia.

ajustar-comprimento-focal-camera

Um cuidado a ser tomado aqui é não exagerar no comprimento focal, evitando uma distorção muito grande da cena. Claro que isso entra na categoria “bom senso”, então você terá que ir testando até ver qual o melhor resultado. Outro aspecto interessante de observar é como fica o ícone da câmera em uma vista de planta.

Veja o comparativo do antes e depois.

ajustar-comprimento-focal-camera

Claro que acordo com a situação você terá que fazer outros ajustes, mas mesmo assim ajuste do comprimento focal irá ajudar a vocÊ chegar ao resultado desejado de maneira rápida e prática.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Vitor Matos
    19 de fevereiro de 2018 at 12:53 — Responder

    Muito obrigado pela ajuda. Foi muito útil.
    Abraço desde Lisboa

  2. Adelino
    6 de junho de 2018 at 21:43 — Responder

    Valeu Luis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *