PROBLEMAS COMUNSREVIT

Ajustar o acabamento da parede

Ajustar o acabamento da parede com altura variada permite que você trabalhe com uma única parede, permitindo que um dos acabamentos de superfície fiquem com alturas diferentes, podendo ser aplicado em diversas situações. Aprenda agora!

Você configurou sua parede, criou todas as camadas necessárias e de repente percebe que o revestimento cerâmico está aplicado acima do forro, algo que não se costuma fazer em uma obra.

ajustar-acabamento-parede

Isso impacta em gastos desnecessário de material, além do maior problema, seu quantitativo de material! Se você tem revestimento no lugar errado isso vai ser incluído na sua tabela de quantitativos!

Ah, mas é só fazer uma parede empilhada!

Esta é uma das soluções, mas e se eu disser que tenho outra alternativa? Vamos aprender agora!

AJUSTANDO O ACABAMENTO DA PAREDE

Para fazer esse ajuste é necessário que apenas o revestimento interno tenha uma altura diferente dos demais acabamentos. Para isso precisamos selecionar a instância da parede no projeto e acessar o Editor de tipos.

ajustar-acabamento-parede

Em Parâmetros de tipo, no campo Construção localize a opção Estrutura clique em Editar.

ajustar-acabamento-parede

Na janela Editar montagem precisamos acessar o painel Modificar Estrutura vertical, porém você irá notar que todas as opções estão desligadas.

ajustar-acabamento-parede

Aqui você deve clicar no botão Visualizar. Por padrão a exibição da parede é apresentada como um corte em planta baixa e você deve alterar para Corte clicando no botão inferior.

ajustar-acabamento-parede

Observe que a exibição da parede da amostra está na vertical. Porém está tão grande que fica difícil visualizar os detalhes das camadas.

ajustar-acabamento-parede

Para reduzir o tamanho da exibição da amostra no painel a direita temos um campo chamado Altura da amostra. O valor padrão é de 6.00. Mude para 1.00.

ajustar-acabamento-parede

Agora temos uma parede de apenas um metro na amostra, mas continua pequena. Você pode dar zoom e reposicionar a parede, o espaço de amostra permite uma navegação da mesma forma que a área de trabalho proporciona.

ajustar-acabamento-parede

 

No campo Modificar estrutura vertical, clique na opção Modificar.

ajustar-acabamento-parede

Na  janela de amostra de zoom na parte superior da parede, com cuidado passe o mouse na parte superior da face da parede que deseja modificar (no meu caso, a parede com pastilha. Perceba que a linha da face superior se torna selecionável. Clique nela e será exibido um cadeado. Clique para abrir o cadeado.

ajustar-acabamento-parede

Aqui encerramos. Pode fechar as janelas e voltar para o ambiente de trabalho. Utilize uma vista 3D para um melhor entendimento. Selecione uma das paredes editar e observe que na face superior ao invés de uma alça de manipulação de altura (que é o padrão) agora temos duas.

ajustar-acabamento-parede

A alça mais próxima da borda permite que você altere a altura do revestimento da respectiva face conforme desejar.

ajustar-acabamento-parede

Você vai perceber que é relativamente ruim ajustar a altura pelo 3D, então você pode utilizar uma vista em corte ou altera no painel de Propriedades. A altura variável pode ser editada no campo Distância da Extensão superior.

ajustar-acabamento-parede

Lembre-se que o valor a ser inserido deve ser negativo. Pense que a parede é criada a partir do nível atual e se estende até o próximo nível, ou seja o valor sobe.

ajustar-acabamento-parede

Consegui mas tive um probleminha. O forro não está encostando na face do núcleo!

Neste caso você precisa editar o seu forro para que fique alinhado com a face interna do núcleo. Não sabe fazer isso? Essa publicação explica direitinho como funcionam as camadas no Revit!

Função das camadas – Revit!

Com isso, você conseguirá o resultado desejado.

ajustar-acabamento-parede

Pronto! Uma única parede com o acabamento de altura variável! chega de sofrer com paredes complexas e quantitativos que não batem!

Gostaram? Curta nossa página! QualifiCAD!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. allan
    26 de setembro de 2017 at 17:11 — Responder

    Olá. Não é possível fazer em ambos os lados??

    • 27 de setembro de 2017 at 10:46 — Responder

      Olá Allan,

      Infelizmente não. Também gostaria de fazer. No máximo em cima e embaixo.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *