AUTOCADCONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR

AutoCAD no Windows 32 ou 64 bits? Qual a diferença?

Antes mesmo de fazer o download do AutoCAD temos a pergunta “Operation System” 32 ou 64 bits? Hoje vamos entender qual o impacto no AutoCAD!

Antes de fazer o download do seu AutoCAD precisamos analisar quais as configurações do seu computador, tanto hardware como o sistema operacional.

PROCESSADOR

O “cérebro” do seu computador. Como seu próprio nome diz um processador “processa” informações.  Já o termo 32 e 64 bits referem-se ao tamanho do seu registro. Esse registro é o local onde ficam armazenados os “endereços”.

Para o processador o registro é um local onde ele armazena os “endereços” dos dados que ele precisa acessar rapidamente.

Processadores 64 bits conseguem guardar 264 (18.446.744.073.709.551.616) ”endereços”. Isso nos da uma possibilidade de usar a quantidade de 17 milhões de GIGA de memória RAM.

autocad-no-windows-32-ou-64-bits

Agora vamos comparar com o processador de 32 bits. Processadores 32 bits conseguem guardar 2³² (4.294.967.295) “endereços”.

autocad-no-windows-32-ou-64-bits

Com isso chegamos ao resultado que um processador de 32 bits consegue trabalhar com 4GB por vez. Mais fraco não é? Mas o problema não para por ai.

MEMÓRIA RAM

autocad-no-windows-32-ou-64-bitsA memória RAM permite o acesso aos arquivos armazenados no computador. Qual a diferença da memória RAM e da HD? A HD armazena a informação permanentemente, já a memória RAM “lê” a informação.

No AutoCAD, para acessar uma grande quantidade de arquivos da HD de uma vez, será necessária uma quantidade considerável de memória RAM.

Vamos pensar da seguinte maneira. A memória RAM é sua prancheta e os arquivos, folhas de um projeto. Se eu tiver um arquivo muito grande (folhas do projeto) e pouca memória RAM (uma prancheta muito pequena), vou ter dificuldades em trabalhar com este arquivo.

SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

autocad-no-windows-32-ou-64-bits

WINDOWS 32 BITS

No Windows 32 bits o uso máximo de memória que vou conseguir usar de uma única vez é de 4GB, não importando quanto de memória RAM eu colocar a mais. Não posso usar AutoCAD em Windows 32 bits?? Claro que pode, mas projetos muito grandes ou modelos em 3D vão apresentar lentidões ou possíveis travamentos no AutoCAD.

WINDOWS 64 BITS

No Windows 64 bits  não temos essa limitação já que ele consegue trabalhar com 17 bilhões de GIGA de memória RAM, lembrando que os computadores atuais raramente ultrapassam 64GB.

TENHO UM COMPUTADOR 32 BITS, E AGORA?

Não se desespere, trabalhei por muitos anos em um notebook com Windows Vista 32 bits. Fiz projetos grandes e em 3D. Tive dores de cabeça? Com certeza! Mas mesmo com um sistema 64 Bits também ocorrerão erros ou coisas do tipo, claro com menor frequência.

Antes de investir em uma workstation (computador próprio para trabalhos gráficos) instale o AutoCAD no seu computador e faça um teste. Se ficar lento, procure uma versão abaixo da atual. Por exemplo, instale o AutoCAD 2016, ficou lento? AutoCAD 2015. Ficou mais ou menos? AutoCAD 2014.

Se for um computador para estudos, uma versão mais antiga do AutoCAD atenderá perfeitamente. Lembrando que nem todos escritórios ou empresas atualizam suas versões de AutoCAD anualmente!

Quando rodamos o AutoCAD em um sistema 64 bits não quer dizer que ele tenha mais velocidade. Na verdade estamos falando de capacidade. Apenas para exemplificar, não estamos falando da velocidade que sua “locomotiva” alcança e sim quantos “vagões” ela consegue transportar em uma única viagem.

Gostaram? Curtam nossa página!

Dúvidas? Comentem!!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

5 Comentários

  1. Gerardo
    30 de setembro de 2016 at 20:44 — Responder

    Luis André esta foi a melhor explicação que já vi e entendi!!! a respeito dos sistemas 32 e 64 bits, memória RAM e processadores.
    Parabéns…

    • Edson Palmeira
      19 de agosto de 2017 at 00:03 — Responder

      Faço das palavras do Gerardo as minhas, excelente texto, claro e objetivo. Vem o que procurava. Parabéns. Nos vemos outra hora por aqui😄. Obrigado

  2. Manoel J Almeida
    25 de outubro de 2016 at 22:17 — Responder

    Luis Andre gostei das explicações dos sistemas 32 e 64 bits e suas diferenças vai me ajudar bastante na compra de computador ou notebook

  3. Werther de Oliveira e Silva
    23 de novembro de 2017 at 17:05 — Responder

    Posso instalar um AutoCad 2016 no windows XP 32 ? Vai funcionar ??

    • 24 de novembro de 2017 at 15:17 — Responder

      Olá Werther,

      Não me recordo se a versão 2016 tem 32 bits, se tiver pode instalar (a versão 32bits).

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *