AUTOCADNOTÍCIAS

Autodesk University Brasil 2016 – #AUBR2016

Autodesk University Brasil 2016, um evento cheio de palestras e novidades da Autodesk e o QualifiCAD não podia ficar fora dessa! Veja as novidades agora!

Nos últimos anos a Autodesk tem realizado em diversos países o Autodesk University, um evento recheado de palestras, tendências e novidades dos produtos da Autodesk. Eu estive lá e vou mostrar a vocês como foi o evento realizado nos dias 13 e 14 de setembro.

APRESENTAÇÃO

O que é o Autodesk University? Trata-se de um evento oficial da Autodesk, que nada mais é que a empresa que desenvolve o AutoCAD, Revit, 3DS Max e mais uma infinidade do softwares destinados as mais diversas áreas como Entretenimento, Arquitetura, Design, etc.

au-brasil-2016

Neste evento se reúnem profissionais de diversas áreas para uma série de conferências e palestras, onde são apresentadas soluções, novidades e tendências do mercado. Resumindo da pra ficar meio maluco com tanta informação de uma vez só.

Vou apresentar o evento por assuntos na qual participei, mas acho que da para mostrar um bom panorama do evento.

PALESTRAS E HANDS-ON

Participei de quatro palestras e um hands-on (que é um workshop), além das sessões de abertura e encerramento.

au-brasil-2016

É até engraçado você ver tanta gente que ao mesmo tempo é da mesma área (tecnologia) e ao mesmo tempo de áreas e interesses completamente diferentes indo desde engenheiros, arquitetos e designers até edição de vídeo, propaganda e publicidade.

Mesmo assim é uma atmosfera amistosa, todo mundo batendo papo e correndo de um lado para o outro procurando a sua palestra.

au-brasil-2016

Das palestras que participei não tenho do que reclamar, ótimos palestrantes e apresentaram seus temas de forma muito eficiente. Participei das seguintes palestras:

  • Dynamo na Prática: Solucionando o impossível no Autodesk Revit de forma simples.
  • Utilizando o Dynamo na Superação de Desafios BIM da Vida Real.
  • Grupo de integração dotBIM: desafios de um projeto multidisciplinar.
  • Hands On Lab: HANDS ON LAB: Criando famílias do Revit em uma aula prática do novo Autodesk Dynamo.
  • Ilustração para Arquitetura foto realístico.

Para os curiosos aguardem futuras publicações sobre o Dynamo que é uma ferramenta/plugin que esta incorporado ao Revit 2017.

au-brasil-2016

O tema principal no evento e em boa parte das palestras foi o BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção, que é um processo de trabalho na qual o Revit é baseado para dar condições de funcionamento.

Aguardem que teremos novidades no site sobre o BIM, afinal estou fazendo minha tese de mestrado sobre isso! rs!

EXPOSIÇÕES

Ahh essa é a parte mais legal (mentira, tudo lá é bem legal). Foram apresentadas diversas exposições e vou mostrar algumas bem interessantes.

Robos!

Claro que não pode faltar um robô em um evento de tecnologia. O mais legal é que todas as peças do robô estão dentro do Fusion e do Inventor (softwares da Autodesk), onde são oito modelos que você pode  criando novas peças e adaptando da maneira que você quiser.

au-brasil-2016

O mais legar era a forma de controlar o robô, um controle de vídeo game! Não poderia ser mais nerd! rs!

au-brasil-2016

Scanner 3D

Todos já devem ter visto um topografo na rua com seu tripe com um teodolito em cima, fazendo a medição de um terreno ou rua. Ali o profissional faz uma medição ponto a ponto da curva topográfica de um terreno. Não deixa de ser um processo preciso, mas é bem trabalhoso.

au-brasil-2016
.                                                                              Fonte: quantoganha.org

Imagine que ao invés de fazer isso você faça um escaneamento 3D que irá lhe proporcionar uma quantidade de pontos inacreditável. Para isso usamos o nome de nuvem de pontos. Tanto o AutoCAD quanto o Revit tem ferramentas que permitem visualizar estes tipos de arquivos.

au-brasil-2016

No AU Brasil a empresa Faro estava apresentando seus produtos, e tirando algumas dúvidas. O scanner apresentado tem um alcance de 350 metros de raio, e com uma resolução inacreditável. Inclusive já está sendo utilizado um sistema na qual o scanner é fixado a um drone para levantamentos aéreos de grandes áreas. Imagine o leque de possibilidades.

au-brasil-2016

OCULUS RIFT

A parte na qual eu fique “pagando mico” foi no stand da XSH onde pude pela primeira vez usar um oculus rift. Para quem não conhece a tecnologia o Oculus Rift é um sistema de realidade virtual que deixa você completamente imerso você dentro de uma realidade virtual.

au-brasil-2016

A qualidade gráfica quando você esta usando os óculos é inferior (fica meio granulado) mas a experiência é muito legal. Da uma certa vergonha assistir a minha performance mas resolvi compartilhar com vocês.

IMPRESSÃO 3D

Claro que não podia faltar uma série de impressoras 3D imprimindo os mais diversos tipos de coisas. Eu senti falta de uma impressora 3D de aço ou alumínio, já que tinham algumas impressões feitas neste tipo de impressora em exposição.

au-brasil-2016

Outra coisa bem legal ainda em impressão 3D é o vestido que deixaram em exposição. Ele aparenta ser pesado mas ao pegar nele percebe-se que o material é muito leve.

au-brasil-2016

HANDS ON

Algumas das palestras na verdade eram Hands ons (workshop) onde eramos apresentados a alguns programas ou ferramentas. Participei de uma oficina de Dynamo aqui. Nada mais justo em um evento de tecnologia.

au-brasil-2016

PROVAS DE CERTIFICAÇÃO

Quem participou do evento podia realizar as provas de certificação de diversos softwares da Autodesk, como as minhas provas já estão agendadas para o final do mês, acabei na participando. Mas acaba sendo uma boa oportunidade para quem quer se certificar ou minimamente testar seus conhecimentos.

PONTOS POSITIVOS

Um evento como esse acaba sempre tendo muito de positivo a se comentar, principalmente pelo Networking que é possível realizar no evento. Encontramos desde estudantes, youtubers, profissionais a grandes empresas trocando ideias entre uma palestra e outra ou mesmo batendo um papo amistoso.

Acho que o que apresentei até aqui há demonstra muito bem o quão positivo é o evento.

PONTOS NEGATIVOS

Definitivamente o preço. A entrada para o evento para quem adquiriu o ingresso até o mês de agosto ficou em R$400,00 e após essa data passou para R$500,00. Estudantes pagam meia mas ainda assim é muito caro. Partindo do principio que o evento é o “Universidade Autodesk” acho que deveria ser mais acessível principalmente a estudantes.

Ainda no aspecto estudantes, a proposta do evento foi de apresentar tendências e novas tecnologias mas em nenhum momento foi apresentado um enfoque no ensino. Boa parte das palestras e apresentações se focavam na implementação de tecnologias e processos.

MAS VALE A PENA IR?

Definitivamente sim! É um evento que apresenta muita coisa nova e você encontra pessoas totalmente antenadas com o que há de novo no mercado. Chega a ser impressionante como uma tecnologia mesmo recente já possuí especialistas, principalmente especialistas brasileiros!

E não tem essa de “fui fazer curso lá fora e voltei fodão especialista!”. Foi gente que abriu o programa, fuçou, participou de fóruns e visitou sites de outros especialistas.

Espero que um dia o QualifiCAD seja um desses sites que todo profissional procure quando quiser se especializar e vou trabalhar pesado nisso. Por isso comentários e sugestões são sempre muito importantes. Ah é claro, não esqueça de compartilhar com amigos e colegas de trabalho!

au-brasil-2016

Espero vocês lá no ano que vem!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

E não se esqueçam de comentar!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Zenaide
    14 de novembro de 2016 at 02:10 — Responder

    Bom dia, já fiz a minha inscrição e não recebi e-mail para acessar o manual de Autocad.

    Grata,

    Zenaide Barreto

    • 22 de novembro de 2016 at 07:50 — Responder

      Olá Zenaide,

      Verifique sua lixeira, as vezes o e-mail do link vai para lá.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *