SKETCHUP

Calcular área no Sketchup

Calcular área no Sketchup pode facilitar sua vida na hora de identificar quantos metros quadrados de piso ou pintura seu projeto vai precisar. Aprenda agora!

Claro que a proposta do Sketchup é você fazer a representação do seu projeto em 3D, mas se você puder identificar quantos metros quadrados (m²) de material sua obra irá precisar de alguns materiais isso seria muito bem vindo!

O processo de identificação da área quadrada é super simples, porém pede alguns cuidados porque um material mal aplicado pode lhe render uma área desnecessária de material que poderá aparecer no cálculo e comprar material de sobra é a última coisa que queremos!

CALCULAR ÁREA POR SELEÇÃO

O Sketchup disponibiliza o cálculo de área de algumas formas, onde a primeira opção é simplesmente em função da face selecionada. Selecione a face desejada, clique com o botão direito do mouse e clique na opção Área, em seguida escolha a opção Seleção.

cálcular-área-sketchup

E aí está a área do objeto selecionado!

cálcular-área-sketchup

A área dos objetos selecionados também pode ser levantada indo até a bandeja padrão no campo Informações da entidade (lembrando de deixá-la selecionada).

cálcular-área-sketchup

Mas e se eu tiver mais de uma face?

Aí temos outras possibilidades que vamos aprender agora!

CALCULAR ÁREA POR MATERIAL

Em um projeto é comum os materiais irem se repetindo em outros ambientes, como quartos com o mesmo tipo de piso, entre outras possibilidades. Então, o mais prático é calcular a área pelo material. Então basta localizar o material desejada em uma das faces (ou ambientes) desejado, clicar com o botão direito e na opção Área clicar em Material.

cálcular-área-sketchup

Com isso todas as faces do seu projeto que tiverem o mesmo material serão somadas e o valor total será exibido.

cálcular-área-sketchup

Aqui você deve tomar um cuidado muito importante que é quanto a face onde você aplica o material. Certifique-se de que o material está sendo aplicado em uma única face, pois é comum acontecer do material ser aplicado a um grupo, ou faces que não aparecem no projeto, o que pode gerar um calculo de área incorreto.

cálcular-área-sketchup

Caso “bordas”, faces inferiores ou quaisquer outras faces que não serão executas no projeto contenham materiais os mesmos serão contabilizados, prejudicando o calculo de área.

Temos ainda uma outra alternativa, que é calcular a área por camadas.

CALCULAR ÁREA POR CAMADA

Em alguns casos, você precisa do levantamento de área de um determinado material, porém não quer todo o material do projeto seja calculado junto. Este caso é mais específico, mas vamos supor que você tem um sobrado e precisa saber a área de um determinado material, porém exclusivamente do pavimento térreo.

Para estas e outras situações você pode separar os pavimentos por camadas, com isso temos a opção de identificar a área de todas as faces que contem o mesmo material especificamente no pavimento desejado, sendo que as faces que contem o mesmo material que estão em outra camada serão ignoradas.

Para isso basta selecionar uma face com o material e que esteja na camada desejada, clicar com o botão direito e em Área selecionar Camada.

cálcular-área-sketchup

Observe que no exemplo, a área só foi calculada em relação a camada do material selecionado, os demais ficaram de fora por pertencer a outra camada.

cálcular-área-sketchup

Pronto! agora você tem várias alternativas para levantar a área dos materiais aplicados. Lembrando que isso pode ser feito não apenas com pisos, mas com paredes, forros e demais objetos que você precisar determinar a área quadrada!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *