AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Como entender coordenadas 2D

Como entender coordenadas 2D no AutoCAD de uma vez por todas! Chega de passar vergonha e fazer de conta que você sabe como o sistema de coordenadas funciona. Aprenda agora!

Não é novidade que o AutoCAD trabalha com um sistema de coordenadas. E também não é novidade que você se “esquiva” desse assunto sempre que pode. Não é pra menos, o assunto é chato e muitas vezes abordado de maneira muito superficial nos cursos. Por isso vamos tratar esse problema e resolve-lo de uma vez por todas.

PLANO CARTESIANO

Quando você desenha uma linha qualquer no AutoCAD, onde ela foi desenhada? Para você em um lugar qualquer da tela, mas para o AutoCAD ela tem um posicionamento muito preciso. Se analisarmos o que é uma linha, em um conceito bem simples é a junção de dois pontos.

coordenadas

A área gráfica do AutoCAD é organizada por um plano cartesiano, que permite localizar ou identificar pontos em um determinado espaço. Ele é configurado por duas retas numéricas: uma na horizontal e outra na vertical. A intersecção destas duas retas (onde elas se encontram) é a coordenada 0 (zero).

coordenadas

No AutoCAD a horizontal corresponde ao eixo X e a vertical ao eixo Y, e o encontro entre os eixos X e Y correspondem a coordenada 0 (zero). Quando você movimenta o mouse o AutoCAD esta registrando a distância do cursor em relação a corrdenada 0 (zero). Para exibir este controle vá até o menu inferior (StatusBar), clique em Customization e habilite a primeira opção Coordinates.

coordenadas

Na StatusBar será acrescentado o botão Drawing Coordinates onde ao movimentar o mouse você poderá observar o valor se atualizando.

coordenadas

O primeiro campo corresponde a distância do cursor do mouse em relação ao eixo X, o segundo corresponde a distância do cursor do mouse em relação ao eixo Y. O terceiro corresponde ao eixo Z, que só será habilitado em um projeto desenhado em 3D.

coordenadas

Com esse “monitoramento”, ao criar qualquer objeto é fácil identificar a posição exata do mesmo. Então quando você cria uma linha, o AutoCAD registra onde está o ponto inicial e final e sabe que entre aqueles dois pontos, deve ser representada uma linha.

coordenadas

No eixo X, quando o ponto estiver posicionado a direita da coordenada zero os valores são positivos, e a esquerda os valores são negativos.

coordenadas

Já no eixo Y, quando o ponto estiver posicionado acima da coordenada zero os valores são positivos, e abaixo os valores são negativos.

coordenadas

O plano cartesiano é setorizado de forma que as áreas ao redor da coordenada 0 (zero) nós chamamos de quadrantes. De acordo com o quadrante na qual vocês estiverem trabalhando os valores de X e Y podem ser positivos, negativos ou uma variação de +/- ou -/+. Lembrando que para valores positivos não é necessário inserir o sinal de +.

coordenadas

Dentro do plano cartesiano temos três tipos de coordenadas: Absolutas, Relativas e Polares. Vamos entender a diferença de cada uma.

COORDENADAS ABSOLUTAS

O sistema de coordenadas absolutas se baseia na distância do objeto criado em relação a coordenada 0 (zero). Por exemplo, ao criar uma linha, o primeiro clique na tela corresponde a uma coordenada absoluta.

coordenadas

A partir daqui, temos que tomar alguns cuidados de interpretação, já que é a parte onde todo mundo faz confusão: Toda coordenada é absoluta!

Como assim? Então as coordenada relativas e polares não existem?

Existem sim. A questão aqui é a interpretação. Se você tem um objeto desenhado ele esta no plano cartesiano, logo, é possível identificar sua distância da coordenada 0 (zero), portanto, podemos identificar sua coordenada absoluta.

Agora vamos entender as outras coordenadas.

COORDENADAS RELATIVAS

Quando falamos que uma coordenada é relativa, estamos falando que os valores de distância X e Y não são em relação a coordenada 0 (zero) e sim são relacionados a outra coordenada. Por exemplo, ao criar uma linha você define o ponto inicial da linha em um lugar qualquer do ambiente model (que é uma coordenada absoluta), porém, esta linha tem que ter 10 de comprimento, o que você faz?

coordenadas

Move o mouse na direção que deseja que a linha seja criada, digita o valor 10 e pressiona enter. Este processo de mover a linha na direção desejada o AutoCAD interpreta da seguinte maneira:

Qual a localização do ponto que corresponde ao primeiro clique? A partir deste ponto o AutoCAD vai contar 10 de distância e efetuar o segundo clique, ou seja, ele não se baseou na coordenada 0 (zero), ele se baseou na posição do clique anterior. Desta forma o segundo clique é uma coordenada relativa ao primeiro clique.

Se analisarmos o segundo clique de forma individual podemos identificar a sua distância em relação a coordenada 0 (zero), ou seja sua coordenada absoluta.

COORDENADAS POLARES

Quando falamos de coordenada polares o conceito é similar a coordenada relativa, ou seja, a coordenada deste ponto é em relação a outra coordenada, porém a diferença é que utilizamos uma relação de distância e ângulo. Por exemplo, ao criar uma linha você define o ponto inicial em qualquer lugar do ambiente model (que é uma coordenada absoluta), porém, a linha tera uma inclinação de 45° e 15 de comprimento.

coordenadas

Após fazer o primeiro clique você tem algumas opções, por exemplo digitar < (menor que) e digitar o valor do ângulo (45°), isso faz com que a linha fique na inclinação desejada e em seguida digita o valor do comprimento (10). Como o AutoCAD interpreta essa informação?

Qual a localização do ponto que corresponde ao primeiro clique? A partir deste ponto o AutoCAD vai girar 45° e em seguida contar 15 de distância em relação ao primeiro ponto e efetuar o segundo clique.

Se analisarmos o segundo clique de forma individual podemos identificar a sua distância em relação a coordenada 0 (zero), ou seja sua coordenada absoluta.

TRABALHANDO COM COORDENADAS

Para se trabalhar com coordenadas temos algumas regras e processos de trabalho. A primeira coisa a se analisar é a ferramenta Dynamic Input. Para ativá-la vá até o menu inferior (StatusBar), clique em Customization e habilite a primeira opção Dynamic Input.

coordenadas

Com isso a ferramenta Dynamic Input será adicionada a sua Status Bar (Menu inferior).

coordenadas

É necessário tomar alguns cuidados já que a ferramenta Dynamic Input faz com que o método de inserir coordenadas seja diferente  quando ela está ativada. Para quem já conhece a ferramenta ela exibe junto do cursor do mouse uma interface exibindo informações sobre o objeto na qual você esta desenhando.

coordenadas

A diferença não é apenas essa, já que o processo na qual você insere coordenadas é alterado. Vamos analisar o seguinte,  quando inserimos valores de coordenadas temos o valor de X e o valor de Y. Para que seja possível inserir os dois valores é necessário separá-los por vírgula (por isso que números “quebrados” nós separamos por ponto!), isso é padrão.

Agora vamos lá, considere que estamos criando uma linha, e o primeiro clique foi efetuado na coordenada 10,10. para o próximo clique vamos inserir o valor 20,20. Onde o segundo clique será realizado?

coordenadas

Depende se a coordenada será relativa ou absoluta. Vamos analisar ambos os casos.

Se a próxima coordenada for absoluta o valor será iniciado a partir de 0,0, sendo assim, será contado 20 de distância em X e 20 de distância em Y. Portanto o segundo clique será realizado na coordenada 20,20.

coordenadas

Porém se a próxima coordenada for relativa, o valor será iniciado a partir do primeiro clique da linha, sendo assim, será contado 20 de distância em X e 20 de distância em Y. Portanto o segundo clique será realizado na coordenada 30,30. coordenadas

Perceberam a diferença?

Ta mas e o Dynamic Input? Onde ele entra?

Quando o Dynamic Input esta desligado estamos trabalhando com o sistema tradicional de coordenadas do AutoCAD onde o próximo clique sempre será uma coordenada relativa, ou seja será iniciado a partir de 0,0.

coordenadas

Mas e se eu quiser que a coordenada seja relativa?

Neste caso é necessário colocar @ antes do valor, sendo assim ficaria @20,20. O @ indica para o AutoCAD que a próxima coordenada deve ser iniciada a partir do clique anterior, ou seja, de uma coordenada relativa.

Ok, entendi. Mas e com o Dynamic Input ligado?

Quando o Dynamic Input esta ligado estamos trabalhando com um sistema otimizado de coordenadas do AutoCAD onde o próximo clique sempre será uma coordenada absoluta, ou seja será iniciado a partir do último clique (que é sua última coordenada) que você deu.

coordenadas

Observe que com a função Dynamic Input ativada, ao inserir o primeiro valor e clicar na , (vírgula), o valor é bloqueado com um cadeado e uma nova janela se abre para inserir o próximo valor.

coordenadas

Como na maioria dos casos a maioria das coordenadas é relativa a coordenada anterior o Dynamic Input é uma ótima opção. Para que não gosta das ferramentas auxiliares que ele deixa junto do cursor pode deixá-lo desligado, porém deve se lembrar de colocar o @ antes do valor da próxima coordenada.

Certo agora ficou faltando as coordenadas polares né?

Exato! Uma coordenada polar sempre é relativa a coordenada anterior, logo, após efetuar o primeiro clique basta inserir o simbolo < (menor que) e digitar o valor da inclinação desejado, em seguida você pode inserir o comprimento, ou melhor dizendo, a próxima coordenada.

coordenadas

Se você parar para analisar o que é um ângulo? De maneira bem simples é uma relação entre dois planos (ou duas linhas). Mas se eu só tenho uma linha como que ela fica a 45º?

Simples, a contagem dos graus é iniciada a partir do eixo X e a rotação se da no sentido anti-horário, para valores positivos. Se quiser que a rotação seja no sentido horário basta colocar o sinal de  (menos) antes do valor.

coordenadas

Outra possibilidade é inserir ambos os valores de uma vez só, porém tome cuidado com o Dynamic Input.

Dydamic Input ativado: 10<45

Dynamic Input desativado: @10<45

DICA

Para mover um objeto para a coordenada 0,0 com o Dynamic Input ligado basta colocar # (hashtag) antes do valor, desta forma ficará #0,0. Com o Dynamic Input desligado pode digitar 0,0 direto.

Acho que isso resume e resolve a questão das coordenadas, mas fique a vontade para comentar e caso tenha alguma dica que não foi discutida na publicação, envie para gente!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Roberto
    12 de setembro de 2016 at 21:36 — Responder

    Para fixar a matéria, sugiro que poste exercícios. Mesmo que sejam bastante simples!

    Referencia: http://qualificad.com.br/como-entender-coordenadas-2d/

    • 12 de setembro de 2016 at 23:18 — Responder

      Olá Roberto,

      Ótima ideia, vou estudar a implementação.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *