REVITORGANIZAÇÃO

Como inserir um novo Template no Revit

Como inserir um novo Template no Revit? Baixou um template sensacional e não sabe como adicionar a tela inicial? Vamos resolver esse problema agora!

Uma das grandes vantagens do Revit é a possibilidade de criar Templates personalizados para cada tipo de projeto que você quer elaborar, como arquitetônico, estrutural, hidráulico, elétrico, etc.

E se tornou comum esses templates serem disponibilizados gratuitamente e inclusive vendidos. Mas depois de baixar o template o que eu faço? Preciso instalar? Vamos aprender a resolver isso, mas antes o que é um template?

O QUE É UM TEMPLATE?

Um template é um modelo com uma estrutura predefinida que facilita o desenvolvimento e criação do seu projeto. Neste modelo uma série de configurações já foram realizadas permitindo uma melhor velocidade e fluidez do seu trabalho, evitando perder tempo ajustando e configurando diversas ferramentas e recursos.

inserir-novo-template

Não existe um template que seja ideal para todas as situações, porém você pode usar um template para cada necessidade ou tipo de projeto.

INSERINDO NOVOS TEMPLATES

Para incluir um novo template que você tenha baixado, a primeira coisa a se preocupar e onde você vai deixar este arquivo salvo. Digo isso porque quando adicionamos novos templates ao Revit o que estamos fazendo na verdade é criando um link entre o local que o template está salvo e a tela inicial do Revit.

Se você deletar, mover ou renomear o arquivo de template o link ficará “quebrado” e você não terá mais acesso ao arquivo.

Agora vamos para o que interessa. Com o Revit inicializado vá até o menu de aplicação (R azul) e na parte inferior clique em Opções.

inserir-novo-template

Na janela de Opções clique no campo Locais de Arquivos.

inserir-novo-template

Já no campo superior temos a seção onde são exibidos os arquivos de modelo (Template) padrão, que já vem na instalação. Observe que no campo caminho é possível identificar a localização dos arquivos dos modelo (templates) construção, arquitetura, estrutural e mecânico. todos eles estão localizados em:

C:\ProgramData\Autodesk\RVT 2017\Templates\Brazil

Recomendo que salve o modelo (template) que você baixou no mesmo local. Isso não é regra, você pode salvar em outra pasta qualquer mas deixando tudo no mesmo lugar irá facilitar quando precisar procurar ou fazer qualquer alteração.

Para adicionar o novo modelo (template) basta clicar no simbolo de “+”.

inserir-novo-template

Ao abrir o navegador basta localizar o modelo (template) desejado e clicar em Abrir.

inserir-novo-template

Pronto! Modelo (template) inserido no seu Revit! Observe que você também pode alterar a sequência na qual o seu novo modelo (template) aparece, clicando nas setas Mover linha acima e Mover linha abaixo.

inserir-novo-template

Ao finalizar pode clicar em Ok na janela de Opções. Observe que já na tela inicial é possível selecionar o seu novo modelo (template).

inserir-novo-template

E também ao clicar na opção Novo.

inserir-novo-template

Resolvido! Agora você pode com facilidade incluir novos modelos (Templates) sempre que precisar.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

6 Comentários

  1. fernanda
    20 de junho de 2017 at 16:23 — Responder

    Boa tarde Luis André, estou com o Revit 2018 instalado e o Menu de aplicação (R azul) não aparece OPÇÃO, será que vc poderia me ajudar?

    • 20 de junho de 2017 at 19:07 — Responder

      Olá Fernanda,

      Que estranho. Poderia me enviar uma imagem desse menu?

      Um abraço!

  2. Luciano Augusto Delgado Franco
    12 de janeiro de 2018 at 13:26 — Responder

    Ola Luis Andre

    Vc saberia me informar onde encontro o template “modelo arquitetura” para o revit 2017?

    Obrigado!

    • 14 de janeiro de 2018 at 11:32 — Responder

      Olá Luciano,

      Qualquer pessoa que tenha esse tema pode lhe enviar. Infelizmente estou com a versão 2018 e não vai funcionar no seu. Tente pedir no grupo do facebook.

      Um abraço!

  3. bruno
    12 de janeiro de 2018 at 16:10 — Responder

    Boa tarde.
    Tenho uma duvida sobre templates, quem sabe voce pode me ajudar.
    Ja tenho um projeto desenvolvido em um template especifico. Apos isso consegui um template com especificações eletricas e gostaria de utilizar neste projeto (ja desenvolvido no outro template). Qual é o procedimento para uni-los??

    desde ja agradeço.

    • 16 de janeiro de 2018 at 09:40 — Responder

      Olá Bruno,

      O que você pode fazer é ir na aba Gerencia e no botão Transferir normas do projeto (ambos arquivos devem estar abertos). Assim você pode transferir itens de um projeto para o outro.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *