ORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMASPUBLICAÇÃO

Compactar arquivos associados ao projeto

Compactar arquivos associados ao projeto para enviar por e-mail é a melhor forma de garantir o correto funcionamento do arquivo! Aprenda agora!

Em diversas situações, precisamos de outros arquivos de fora do AutoCAD para usar dentro de nosso projeto, facilitando ou gerando uma série de melhorias. Até aí tudo tranquilo. O problema começa quando precisamos enviar este arquivo por e-mail ou salva-lo em um pendrive/HD Externo.

compactar-arquivos-do-projeto

Se todos os arquivos associados não forem salvos juntos, teremos uma série de problemas. Ficar procurando estes arquivos para enviar junto do seu projeto não garante que quando ele for aberto em outro computador o mesmo irá reconhecer todos os caminhos, como explicamos nessa outra postagem (clique aqui!), o que acaba fazendo com que os caminhos sejam corrigidos manualmente.

Mas o que são esses arquivos associados? Vamos entender.

ARQUIVOS ASSOCIADOS

Podemos inserir diversos formatos de arquivos dentro do AutoCAD como imagens, planilhas, PDF’s, Nuvens de pontos, curvas fotométricas, etc. Mas na verdade o arquivo não está “dentro” do seu projeto e sim apenas sendo visualizado.

compactar-arquivos-do-projeto

Isso deixa o arquivo bem mais leve, e evita uma série de erros, já que o AutoCAD não precisa processar efetivamente o arquivo. O problema é juntar todos esses arquivos corretamente para enviar por e-mail ou salvar seu projeto para continuar trabalhando em outro computador.

Mas a solução é bem simples.

EMPACOTANDO ARQUIVOS ASSOCIADOS

Para salvar seu projeto junto com todos arquivos associados em um único arquivo compactado você deve ir no botão iniciar do AutoCAD e localizar o campo Publish. Clicando na seta localize a opção Etransmit.

compactar-arquivos-do-projeto

É normal ele apresentar uma mensagem pedindo para você salvar o arquivo. Por que isso acontece?

compactar-arquivos-do-projeto

Simples, imagine que você salvou seu projeto às 10:00h e às 12:00 resolve envia-lo por e-mail. Se você simplesmente executar o Etransmit ele irá “empacotar” tudo o que você fez até às 10:00! Isso ajuda a evitar uma série de problemas.

Após esta etapa estamos na janela Create Transmittal, onde será exibida uma estrutura em árvore mostrando no topo o seu arquivo e todos os arquivos necessários para que ele funcione corretamente.

compactar-arquivos-do-projeto

Caso precise inserir algum arquivo extra, basta clicar no botão Add file a acrescentar o arquivo que quiser. Se quiser remover algum arquivo basta desmarcar o “tique” ao lado esquerdo do arquivo.

Clicando em OK, abrirá uma janela solicitando que você diga onde o arquivo deverá ser salvo. Observe que o campo Files of Type está indicando ZIP, ou seja, um único arquivo compactado!

compactar-arquivos-do-projeto

Agora basta selecionar o arquivo compactado e enviar ou salvar e quando for utilizar o arquivo, basta descompactar todo conteúdo dentro de uma pasta.

Gostaram? Compartilhem com seus amigos! E acompanhem o site e nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

3 Comentários

  1. Nilton Machado Cardoso
    20 de maio de 2016 at 10:09 — Responder

    Parabéns dica é show

  2. Valdecir Lucena
    23 de fevereiro de 2017 at 16:09 — Responder

    Olá Luis André!
    Por favor, gostaria de saber se existe algum comando que permita plotar ou salvar em PDF varias abas ao mesmo tempo?

    • 26 de fevereiro de 2017 at 20:52 — Responder

      Olá Valdecir,

      Basta selecionar os layouts desejados, clicar com o botão direito e selecionar a opção Publish Selected Layouts. Não se esqueça de escolher a pasta desejada no campo Publish Options Information.

      Se tiver problemas é só entrar em contato.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *