SKETCHUP & VRAY

Comparar renderizações no V-ray

Comparar a renderizações no V-ray permite que você possa acompanhar a evolução do seu projeto e identificar pontos que podem ser melhorados. Aprenda agora!

Você ficou um bom tempo renderizando sua cena e não tem muita certeza se ficou melhor do que a renderização anterior. Ou até mesmo a anterior a anterior, e por aí vai.

A etapa na qual configuramos a cena final pede uma série de ajustes e mesmo que você seja um profissional experiente, terá uma etapa que será dedicada a tentativas e erros, que são fundamentais para um bom resultado.

comparar-renderizações-vray

Pensando nisso o V-ray tem uma excelente ferramenta que permite armazenar as renderizações de “teste” e fazer um comparativo entre as mesmas. Vamos aprender como ativar esta ferramenta.

RENDER HISTORY SETTINGS

Sempre que você faz uma renderização é exibida a janela V-ray Frame buffer, onde você pode conferir o resultado da sua mais recente renderização.

comparar-renderizações-vray

Caso você tenha fechado esta janela por acidente, basta você clicar no botão Show Frame Buffer que está no painel V-ray For Sketchup.

comparar-renderizações-vray

O problema aqui começa quando você precisa fazer um novo render. Você precisa salvar o render anterior em uma pasta para poder fazer um comparativo com a nova renderização. Fora que abrir duas imagens e colocar uma ao lado da outra pode não ser a maneira mais eficiente de comparar uma renderização.

Mas se não for assim o que eu faço então?

Podemos simplesmente habilitar o History Settings, que permite armazenar em uma pasta de sua preferência as renderizações que você quiser e ir comparando as imagens diretamente na janela V-ray Frame Buffer.

comparar-renderizações-vray

Neste painel você pode ir salvando as renderizações e comparando os resultados de render, o que além de ser mais eficiente, permite uma maior precisão na hora da renderização.

Para ativar este painel vá até a barra inferior da janela V-ray Frame Buffer e localize o botão Show VBF History Window.

comparar-renderizações-vrayCom isso a janela Será incorporada a lateral esquerda da V-ray Frame Buffer.

comparar-renderizações-vray

Porém observe que os botões estão desligados. Isso acontece porque mesmo que as renderizações sejam temporárias, você precisa definir uma pasta onde elas serão salvas. Para configurar, clique no botão Enable VBF History.

comparar-renderizações-vray

Você será direcionado para a janela Render History Settings. Em History Directory clique nos “três pontinhos” para definir em qual pastas você irá salvar os renders. Eu costumo jogar na pasta de Documentos do windows mesmo.

comparar-renderizações-vray

Após localizar a pasta desejada, clique em Selecionar pasta.

comparar-renderizações-vray

Observe que você pode definir um limite de espaço, para que quando essa pasta estiver cheia você receba um alerta. Basta inserir o quanto de espaço deseja reservar para as imagens no campo Maximum Size on disk (MB).

comparar-renderizações-vray

Definido o espaço, clique em Ok e vamos testar. Após finalizar uma renderização vá até o campo Render History e clique em Save.

comparar-renderizações-vray

Uma outra vantagem é a opção de visualizar o tamanho da imagem e o tempo gasto para a renderização, então além de comparar a renderização em questão de qualidade do resultado, podemos comparar a eficiência, identificando qual configuração proporcionou o resultado mais rápido.

comparar-renderizações-vray

Legal, mas e a tal da comparação de imagens?

Vamos lá! Observe que no menu superior temos os botões A e B. Eles funcionam da seguinte maneira. As imagens disponíveis na aba Render History e sobrepões sobre a imagem atual. O botão A sobrepõe do lado esquerdo e o botão B do lado direito.

comparar-renderizações-vray

Agora vamos a parte mais legal. Percebera a barra vertical inserida sobre as imagens? Ela indica onde uma imagem começa e outra termina. Com ela você pode movimentar para comparar a renderização anterior com a renderização atual. Basta segurar e arrastar.

comparar-renderizações-vray

Você pode fazer as comparações com qualquer imagens que esteja salva no History Render. Basta ir alternando entre A e B. Para carregar uma imagem na janela clique no botão Load. E ao seu lado temos o botão Remove, que permite excluir imagens que não precisa mais.

comparar-renderizações-vray

Essas imagens ficam salvas no diretório selecionado, então caso abra qualquer outro arquivo serão exibidas as imagens salvas em arquivos anteriores. Caso queira fazer uma “Faxina” basta clicar no botão Settings, selecionar a opção History Settings e na janela Render History settings clicar em Clear. Todas as imagens serão removidas.

comparar-renderizações-vray

Pronto! Agora você vai obter resultados mais precisos e rápidos em suas renderizações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *