AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Conferir a organização dos layers

Conferir a organização dos layers não é uma tarefa fácil. Sempre tem aquele objeto que esta no layer errado, mas que por mais que você preste atenção sempre escapa alguma coisa. Aprenda a solucionar esse problema agora.

Um dos itens fundamentais na organização de qualquer projeto no AutoCAD são as camadas (layers) e o maior desafio é mante-los em ordem.

conferir-organização-layers

Conforme o projeto vai avançando e vários objetos vão sendo criados, inseridos e modificados a probabilidade de algum dele ir parar na camada (layers)errada é imensa, e manter a concentração quando a isso é bem difícil (ainda mais que temos que prestar atenção em uma série de coisas referentes aos próprio projeto).

O jeito mais fácil de conferir que objetos estão dentro de uma respectiva camada (layer) é usando o comando isolate, mas quando temos projetos com 50, 100 ou mais camadas (layers) o processo fica totalmente inviável.

Para isso podemos usar o comando Layer Walk, ou traduzindo livremente “caminhar entre as camadas”. Vamos entender como trabalhar com esta ferramenta.

CONFERINDO AS CAMADAS (LAYERS)

Para acessar esta ferramenta vá até a aba Home, no painel Layers clique na palavra Layer para acessarmos o submenu e clique na ferramenta Layer Walk.

conferir-organização-layers

Ao ativar a ferramenta você terá acesso a janela LayerWalk, que irá exibir todos as camadas (layers) do arquivo atual.

conferir-organização-layers

Observe que todas as camadas estão selecionadas. Para “caminhar” pelas camadas você tem algumas opções, vamos analisar.

SELECIONAR A CAMADA

Na parte superior da janela temos um botão de seleção onde ao ativá-lo você pode selecionar diretamente no projeto um objeto na qual sua respectiva camada (layer) será selecionada na lista, já no projeto ele será isolado das demais camadas, permitindo visualizar todos os objetos que pertencem a esta camada.

conferir-organização-layers-05

Com isso você consegue visualizar todos os objetos que estão inseridos dentro desta camada de maneira bem rápida. Se você fechar a janela a visualização voltará ao que era antes, mas é possível manter este modo de exibição desmarcando a caixa Restore on Exit antes de clicar em Close.

conferir-organização-layers

Desta forma, a camada selecionada ficará como a camada atual (Layer Current) e os demais ficarão desligados (Thaw), resumindo, é como se você tivesse ativado o comando Isolate.

Isolar Camadas (layers) no AutoCAD

CAMINHAR PELAS CAMADAS

Para “caminhar” pelas camadas basta ativar o comando e na lista de camadas que aparecer selecione a primeira camada e com as setas do teclado mova para cima ou para baixo.

conferir-organização-layers

Observe que conforme você trocar de camadas apenas os objetos que pertencem a esta respectiva camada são exibidos, permitindo identificar rapidamente objetos que estão em camadas erradas ou mesmo “perdidos” na camada 0 (zero).

FILTRAR CAMADAS

Caso você saiba o nome da camada é possível localizá-la através do recurso de filtro, digitando o nome da camada a mesma será exibida na lista permitindo assim selecioná-la. O único problema é que você precisa digitar o nome completo da camada.

conferir-organização-layers

Outro recurso disponível dentro desta ferramenta é o comando PURGE onde você pode ao identificar camadas (layers) vazios, excluí-los rapidamente.

conferir-organização-layers

Observe que ao selecionar uma camada que contenha objetos o botão Purge fica desativado, já quando selecionamos uma camada que esteja sem objetos (vazia) o botão e acende, permitindo assim excluir esta camada.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

1 Comentários

  1. Luciana Sasaki
    1 de agosto de 2016 at 20:27 — Responder

    Ótima dica!!! desconhecia esse comando e vai ser muito útil no dia-a-dia! Obrigada por compartilhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *