REVITORGANIZAÇÃO

Configurar vista subjacente

Configurar vista subjacente no Revit permite que você visualize objetos que estão abaixo ou acima do nível na qual você está trabalhando, permitindo maior precisão e rapidez no seu processo de trabalho. Aprenda agora!

Quando você está trabalhando em uma determinada planta de piso é comum você precisar saber o que está posicionado no pavimento inferior ou pavimento superior. O controle deste tipo de exibição é realizado com o recurso Vista Subjacente.

VISTA SUBJACENTE

Se você estiver em qualquer Planta de Piso, independente de Nível 1, 2. etc. observe o menu de Propriedades estará exibindo as propriedades da planta de piso atual.

vista-subjacente

Uma das opções disponíveis é a Subjacência, onde podemos controlar a visualização dos níveis acima ou abaixo do nível atual.

vista-subjacente

Para um melhor entendimento, recomendo que leia a publicação sobre FAIXAS DE VISTA, clicando aqui: Entendendo faixas das vistas.

Indo ao que interessa, para simplificar vou criar 5 Níveis de Piso, onde em cada um deles vou desenhar paredes com formatos diferentes (eu sei que o prédio vai ficar bem feio, mas vamos nos concentrar nas faixas de vista! rs!).

vista-subjacente

No Nível 2 se configurarmos o campo Faixa: Nível Base para visualizarmos o Nivel 1 a parede quadrada que se encontra no Nível 1 (pavimento inferior) será exibida na cor cinza.

vista-subjacente

Entenda que a parede do Nível 1 (Pavimento inferior) será apenas exibida, onde não será possível fazer qualquer alteração. Para editar a parede quadrada, você deve ir para a planta de Piso Nível 1.

vista-subjacente

Legal! Quer dizer que eu posso olhar um nível abaixo do nível que eu estou, certo?

Certo, porém você pode olhar mais de um. Vamos nos posicionar no Nível 3, onde tempos a parede triangular. De acordo com o nível selecionado em Faixa Nível Base, você pode enxergar 1 ou mais níveis, todos abaixo do nível em que você se encontra.

vista-subjacente

E dá para melhorar, porque você pode olhar os níveis acima também! Para não ficar muito confuso, vou desativar a visualização dos níveis abaixo. Como estou no Nível 3, vou deixar a Faixa: Nível Base como Nível 3, assim só consigo visualizar o nível que estou agora.

vista-subjacente

Para visualizar os níveis acima você deve escolher o nível que deseja no campo Faixa: Nível superior. Aqui tem um cuidado a ser tomado. Observe que estou com o Faixa: Nível Superior como Nível 4 e ele não estra mostrando a parede do nível superior. Isso acontece porque a parede está em cima do nível 4, sendo assim eu preciso colocar Nível 5 para visualizar.

vista-subjacente

Nossa, posso usar os dois ao mesmo tempo?

Pode, mas não recomendo, pois o desenho pode ficar bem confuso com tantos níveis se sobrepondo você acaba não sabendo o que está em baixo e o que está em cima, já que todos são representados com linhas cinzas.

vista-subjacente

Resumindo a história temos a seguinte configuração: para visualizar níveis abaixo do nível atual selecione o Faixa: Nível Base. Para visualizar níveis acima do atual selecione Faixa: Nível Superior.

vista-subjacente

Legal, mas e esse campo Orientação da subjacência?

 

Para entender a Orientação de subjacência é necessário entender Faixa de vista. Quando estamos trabalhando em um nível qualquer temos algumas subdivisões deste nível. Uma planta baixa consiste em um corte perpendicular a 1,50 m de distância do piso.

plantas-subjacentes

Com isso o nível em que estamos trabalhando fica praticamente cortado “ao meio” onde o que visualizamos se encontra do 1,50 m para baixo.

vista-subjacente

Quando você configura a visão de subjacência de um nível abaixo ou acima o Revit pode olhar do plano de corte para baixo ou do plano de corte para cima. Considere que você está no Nível 3 (parede triangular). Se você configurar a Faixa: Nível Base para visualizar o Nível 1, você pode escolher entre olhar à partir do plano de corte para baixo ou para cima.

Mas pra que me serve enxergar o nível de baixo e olhar par ao teto??

Imagine que você quer saber como as luminárias do teto do pavimento Nível 1 estão distribuídas. Isso seria um bom motivo, não acha? Observar recortes no teto, sancas e qualquer outro elemento que lhe ajude a modelar o piso atual.

vista-subjacente

Acredito que agora você irá tirar muito mais proveito dessa ferramenta!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Carlos Filho
    23 de maio de 2017 at 10:37 — Responder

    Parabéns.
    Obrigado por mais esse ensinamento.
    Abraços.

  2. Eudes
    23 de maio de 2017 at 17:50 — Responder

    Obrigado… Valeu mesmo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *