AUTOCADANOTAÇÕES

Converter Text em Mtext

Converter Text em Mtext é uma alternativa para situações que precisamos de ferramentas mais eficientes para fazer a edição do texto. Aprenda a solucionar este problema!

O AutoCAD nos oferece duas opções de edição de texto. A Single Line e a Multiline Text. A opção Single Line não é das minhas favoritas, principalmente pelas limitações na hora que preciso fazer uma edição de texto mais completa.

converter-text-em-mtext

Quando trabalhamos com a Multiline Text temos acesso a aba Text Editor que nos oferece um leque de ferramentas muito similar a programas de edição de texto, como o Word.

converter-text-em-mtext

Mas é comum encontrarmos projetos com o texto criado com a ferramenta Single Line. Isso ocorre por diversos motivos indo desde arquivos muito antigos, profissionais que preferem usar o Single Line e o que ocorre na maioria dos casos, o arquivo foi criado em outro programa e exportado para o AutoCAD e o texto que veio foi identificado como Single Line.

Mas como converto um Texto Single Line para um texto Multiline Text?

Temos uma ferramenta para isso que é a Convert Text to Mtext. Para acessá-la basta ir até a aba Express Tool, no painel Text.

converter-text-em-mtext

Clique na ferramenta, clique no texto que deseja converter e pressione Enter. Parece que não aconteceu nada mas observe na linha de comando.

converter-text-em-mtext

Se você clicar duas vezes no texto a aba Text Editor já estará disponível!

Tome cuidado para alterar vários textos de uma única vez. A ferramenta faz a conversão mas transforma todos os textos selecionados em uma única caixa de texto. Infelizmente é necessário converter um por um.

Gostaram? Coloque nossa página no seu favoritos e não se esqueça de curtir nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Cinthia Ramalho
    31 de julho de 2016 at 19:42 — Responder

    Muito massa, essa dica!

  2. Tanusa
    14 de março de 2017 at 12:18 — Responder

    Obrigada, simples e objetivo.
    Era o que eu precisava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *