AUTOCADDESENHO E EDIÇÃOORGANIZAÇÃO

Copiar propriedades para outro objeto

Copiar propriedades para outro objeto com apenas dois cliques agiliza o seu trabalho e mantém o seu projeto organizado, permitindo que você fique focado no que interessa, projetar! Aprenda agora!

Todo projeto precisa ser mantido em ordem e isso envolve deixar todos objetos com o tipo de linhas, cores e espessuras corretas, fazendo com que você tenha que selecionar um por um, fazer os devidos ajustes e voltar a etapa na qual estava trabalhando.

Além de tomando um tempo valioso este processo pode ser evitado utilizando uma simples ferramenta.

PROPRIEDADES DOS OBJETOS

Todos objetos inseridos no AutoCAD tem uma série de propriedades que podem ser configuradas. As características mais básicas estão no painel Properties, e se referem a Cores, Espessura de linhas e tipo de linhas.

copiar-propriedades-para-outro-objeto

Essas propriedades que podem ser configuradas de modo individual ou coletivo, para isso basta deixar que a camada determine como o objeto deverá se comportar. Para isso basta escolher que o objeto fique como ByLayer.

  • Propriedades individuais: Objetos que não estão como bylayer, ou seja, ao serem inseridos dentro de uma camada preservam suas características conforme a aba properties.
  • Propriedades coletivas: Objetos que estão como bylayer, ou seja, ao serem inseridos dentro de uma camada passam a obedecer as configurações estabelecidas pela respectiva camada.

Isso facilita muito a organização do seu projeto, mesmo assim é necessário que os objetos estejam nas camadas corretas, logo é preciso selecionar os objetos e inseri-los nas respectivas camadas.

Para poupar este trabalho, você pode utilizar a ferramenta match properties.

MATCH PROPERTIES

A ferramenta match properties copia todas as características do objeto selecionado e passa para outros objetos conforme sua necessidade. Isso envolve inclusive pegar o objeto que está em uma camada e colocar a outra.

Para acessar a ferramenta vá até a aba Home, localize o painel Properties e clique em Match Porperties.

copiar-propriedades-para-outro-objeto

Observe que na linha de comando temos uma mensagem solicitando que você selecione o objeto “base“, que nada mais é do que o objeto que serão copiadas todas as suas propriedades.

copiar-propriedades-para-outro-objeto

Selecione o objeto que deseja usar como base e após isso basta clicar nos objetos na qual deseja aplicar suas características.

copiar-propriedades-para-outro-objeto

Lembrando que além de alterar as propriedades dos objetos a camada do objeto também é alterada, poupando o trabalho de ficar corrigindo para qual camada o objeto deverá ser alocado.

Gostaram? Compartilhem com amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *