REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

CRIAR EFEITO CROQUI – REVIT

Criar um efeito croqui no Revit permite uma apresentação com um traço mais solto, dando um toque artístico ao seu projeto. Aprenda agora!

Eu sei que o que você busca no Revit e justamente fugir do desenho “a mão” mas quem não gosta de uma boa ilustração arquitetônica? E os clientes então? Adoram! Mas você não precisa fazer um curso de ilustração artística para mostrar para os seus clientes apresentações mais elaboradas.

No próprio Revit é possível criar um Estilo visual que se assemelha muito a um traçado com estilo de croqui, para isso bastam algumas configurações.

ESTILO VISUAL CROQUI

Para iniciarmos, na barra de controle de visualização (menu inferior) deixe o Estilo Visual atual como Linha oculta.

criar-efeito-croqui

Agora, crie uma vista em perspectiva com uma câmera escolhendo o ângulo que melhor lhe agrada.

criar-efeito-croqui

Agora, na barra de controle de visualização (menu inferior) vamos clicar em Estilo visual e localizar o campo Opção de exibição de gráficos.

criar-efeito-croqui

Você será direcionado para a janela Opção de exibição de gráficos onde deve localizar o campo Linhas de Esboço. clique nesta opção.

criar-efeito-croqui

Você deve habilitar a opção Ativar linhas de esboço. Aqui temos duas opções que podem ser configuradas. Tremulação e Extensão.

criar-efeito-croqui

No campo Tremulação você controla a precisão do traçado. Em 0 (zero) a linha fica perfeitamente reta e conforme você aumenta até o nível máximo de 10.

criar-efeito-croqui

Já o campo Extensão controla o acabamento das extremidades das linhas, mais precisamente o transpasse. Em 0 (zero) o transpasse é bem discreto e conforme você aumenta até o nível máximo de 10 ele fica mais evidente.

criar-efeito-croqui

Aqui não tem receita, você terá que testar algumas combinações até chegar em um resultado que julgue agradável.

criar-efeito-croqui

Uma coisa que pode dar uma melhorada na exibição é ativar as sombras. Para isso vá novamente à barra de controle de visualização (menu inferior) vamos clicar em Estilo visual e localizar o campo Opção de exibição de gráficos. Desta vez você irá localizar o campo Sombras.

criar-efeito-croqui

Você tem duas opções aqui sendo: Sombras Projetadas e Mostrar sombras de ambiente.

criar-efeito-croqui

O campo Sombras projetadas como o próprio nome diz, exibe a projeção das sombras em relação a iluminação natural do seu projeto.

criar-efeito-croqui

Já o campo Mostrar sombras do ambiente cria um efeito “esfuminho” gerando uma sombra mais suave.

criar-efeito-croqui

Com estas opções adicionais é possível gerar uma série de combinações bem interessantes para que seu projeto fique com um acabamento “desenho a mão” dando um toque mais artístico ao seu projeto! Você também pode ativar os outros modos de visualização para obter resultados ainda mais diversos.

criar-efeito-croqui

Pronto! Agora você tem um leque de opções para trabalhar ainda mais as suas apresentações.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Gustavo
    10 de dezembro de 2016 at 16:51 — Responder

    Boa tarde Luis,
    Estou usando o Autodesk Revit Architecture 2014, e na guia Opção de exibição de gráficos, não aparece o campo Linhas de Esboço. Poderia me ajudar?

    • 11 de dezembro de 2016 at 17:02 — Responder

      Olá Gustavo,

      Como a cada versão o Revit implementa novas funcionalidades pode ser que em sua versão este recurso ainda não esteja disponível. Infelizmente não tenho uma versão 2014 para confirmar.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *