AUTOCADPUBLICAÇÃO

Criar layouts com Layout Wizard

Criar layout com Layout Wizard! O jeito mais fácil e rápido de criar um layout impecável passando por todas as etapas com seu sistema de passo-a-passo. Aprenda agora!

Você termina o seu projeto e chega a etapa de montar o seu layout, o que se não bastasse o tempo que você vai gastar montando ainda tem a etapa de configurar a folha, então ao invés de perder tempo você pode usar o Layout Wizard para agilizar o processo.

LAYOUT WIZARD

Para acessar a ferramenta basta digitar layoutwizard (tudo junto) e pressionar Enter.

layout-wizard

Na janela Create Layout você terá um “passo-a-passo” para a criação do layout e vou comentar fazer o seu preenchimento.

BEGIN

Aqui você pode escolher com qual nome a aba do seu Layout ficará, poupando o tempo de ficar renomeando sua aba.

layout-wizard

PRINTER

Escolha qual será a impressora padrão do seu layout, isto é, sempre que você for imprimir o seu projeto o campo em que você escolhe para qual impressora irá enviar o arquivo a impressora já estará selecionada (caso precise mandar para outra impressora isso pode ser alterado na hora da impressão).

layout-wizard

Eu particularmente deixo sempre como DWG to PDF.pc3 que é a impressora virtual que converte seu arquivo em PDF.

PAPER SIZE

Escolha o formato de papel que você deseja imprimir. Recomendo os formatos ISO Full Bleed para que não tenha nenhum perigo da área de impressão sair cortada no seu projeto. O campo Drawing Units pode ser mantido como milímetros.

layout-wizard

ORIENTATION

Selecione a orientação da folha. Observe que o “A” dentro da folha indica o sentido de leitura do seu projeto.

layout-wizard

TITLE BLOCK

Esta etapa é a que decepciona um pouco. Aqui a primeira vista ele permite escolher um bloco para ser utilizado como folha, o que é uma ideia excelente. A parte triste é que só tem 2 modelos (bem ruins) e não tem como escolher modelos diferentes, logo eu deixo como None (nenhum) e insiro a folha manualmente.

layout-wizard

DEFINE VIEWPORTS & PICK LOCATION

Escolha quantas viewports você quer que apareçam no seu layout. Eu prefiro colocar manualmente, pelo motivo em que eu nunca sei exatamente quantas viewports eu vou usar no projeto, mas caso você deseje pode escolher entre as opções:

  • None: não insere viewports
  • Single: Insere uma única Viewport
  • Std. 3D Engineering Views: Voltado para o 3D, onde são inseridas 4 viewports sendo uma em perspectiva isométrica e as demais como projeções ortogonais (vista top, front e right).

layout-wizard

  • Array: Permite criar diversas viewports organizadas em linhas e colunas. As linhas e colunas podem ser organizada no campo abaixo definindo quantidade de linhas, colunas e o espaçamento entre elas.

A janela que temos a opção Pick Location serve para desenharmos em que lugar da tela queremos que a(s) Viewport(s) seja criada.

Outro campo interessante é o campo Viewport Scale onde você pode definir a escala das viewports, porém todas estão em milímetros, a menos que você já tenha criado escalas personalizadas. Outro problema é que todas as viewports serão criadas com a mesma escala.

FINISH

Após editar todos os campos de acordo com sua necessidade é só concluir.

layout-wizard

Agora é só inserir sua folha e montar o layout com seu projeto! layout-wizard

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

1 Comentários

  1. Bruno Bomfim
    31 de julho de 2017 at 20:41 — Responder

    Para adicionar um novo modelo do bloco é só ir na nesse endereço e criar um novo arquivo apenas com o modelo da folha que queremos:
    “C:\Users\Usuario Convidado\AppData\Local\Autodesk\AutoCAD 2015\R20.0\enu\Template”
    Mas bem legal o post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *