AUTOCADANOTAÇÕESSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Criar texto anotativo

Criar um texto anotativo no autoCAD é um recurso que pode poupar o seu tempo gasto em ajustar o tamanho para que sai legível na impressão, porém nem todo profissional sabe como fazer. Aprenda agora!

Se tem algo que faz a gente perder um tempo enorme de maneira desnecessária é o ajuste do texto na hora da impressão. Na tela fica tudo lindo, porém quando você imprime seu projeto ou o texto fica gigantesco ou fica minúsculo a ponto de não ter como ler. Neste caso podemos usar o texto com escala anotativa.

Mas o que é esse texto com escala anotativa?

Vamos entender como ele funciona.

ESCALA ANOTATIVA

Para um melhor entendimento, sugiro que lei outra publicação que fiz, a de Cotas anotativas. Basta clicar no link abaixo:

COTAS ANOTATIVAS, APRENDA A USAR

Vamos começar pela Escala Anotativa (Annotative Scale). Imagine a seguinte situação, você desenhou o seu projeto na escala real (1:1), porém a ideia é que ele seja impresso na escala de 1:50, sendo assim o seu projeto inteiro é reduzido 50 vezes.

cotas-anotativas

Até aí tudo certo, o problema é que os textos também são reduzidos 50 vezes, o que pode prejudicar muito a sua leitura. Aí que entra o texto anotativo, onde ao reduzir a escala do seu projeto, independente de qual escala você escolha o texto terá um tamanho fixo na hora da impressão, permitindo uma maior precisão e clareza.

Então vamos aprender a criar um texto anotativo.

CRIAR TEXTO COM ESCALA ANOTATIVA

O processo de criação do texto é bem simples, bastando ir até a aba Annotate e no painel Text você pode tanto clicar em Text Style e escolher a opção Manage Text Style ou clicar na “setinha” no canto inferior direito (ou digitar ST + enter).

texto-anotativo

Na janela Text Style você deve criar um novo estilo de texto clicando em New.

texto-anotativo

Na janela New Text Style escolha um nome para o texto desejado e clique em OK.

texto-anotativo

Após criar o novo estilo de texto temos poucos ajustes a fazer, porém importantes. A primeira coisa a fazer é marcar a caixa Annotative no campo Size. Observe que ao marcar a caixa o campo Heigh (ao lado) muda o nome para Paper Text Height.

texto-anotativo

O que isso quer dizer?

Com a função Annotative ativada o texto poderá ser configurado para que ao invés de ter um tamanho fixo, como qualquer geometria do seu projeto, ele passe a ter um tamanho fixo, independente da escala que você configurar para impressão.

Quer dizer que o texto muda de tamanho sozinho de acordo com a escala escolhida?

Isso mesmo! Dando sequência, escolha a altura que você deseja que o texto seja impresso. no meu caso quero que o texto seja impresso com 4mm de altura, então eu coloco o valor de 4.0 no campo Paper Text Height. Não esqueça de escolher a fonte desejada também.

texto-anotativo

Quando você clicar em Close para confirmar e encerrar.

 

Para se certificar que o seu novo estilo de cota é anotativo, observe que ao lado do nome do estilo aparece um pequeno ícone. Se você perceber é o ícone de um escalímetro.

cotas-anotativas

Ative a ferramenta de texto indo até a aba Annotate e clicando em Multiline Text.

texto-anotativo

É normal o AutoCAD exibir uma mensagem de alerta.

texto-anotativo

O que a mensagem esta alertando é sobre a escala anotativa do texto. O que acontece é o seguinte, você criou um texto que obedece a escala de impressão, então no ambiente model, você precisa escolher em qual escala você quer que ele seja exibido.

Certo é só escolher a escala que eu quiser certo?

Na verdade depende. Lembre-se que por padrão a configuração do AutoCAD é em milímetros, sendo assim se você estiver trabalhando em metros nenhuma das escalas disponíveis vai servir.

Então não adianta nada usar esse texto anotativo?

Calma, basta criar suas próprias escalas, para isso dê OK na janela e em seguida vá até o menu inferior (StatusBar) e localize o campo Annotate scaleof the current view. clique na escala indicada e escolha a opção Custom.

cotas-anotativas

Na janela Edit Drawing Scale, selecione a opção Add (Adicionar novo).

cotas-anotativas

Na janela Add Scale temos basicamente três campos, no primeiro Name appearing in scale list (Nome que aparece na lista de escala) tome o cuidado para colocar o valor da escala e ao lado o simbolo da unidade que você esta trabalhando.

Em Scale Properties está o segredo. Se você trabalha em metros, no campo Paper Units o valor a ser colocado é 1000. Se você trabalha em centímetros o valor deverá ser 10. Esses valores corrigem a diferença de milímetros para metros (1000) ou para centímetros (10).

No campo Drawing Units você deve colocar o valor da escala desejada. Para uma escala de 1:50 na unidade metros temos a seguinte configuração.

cotas-anotativas

Para criar outras cotas o processo é o mesmo, sendo que o campo Paper Units nunca muda. Utilize 1000 para metros e 10 para centímetros. Ao finalizar não esqueça de selecionar a escala criada.

cotas-anotativas

Para finalizar, precisamos que conforme você for alterando a escala, o AutoCAD altere os textos já existentes automaticamente. Para que isso ocorra, confira se o botão AutoScale está ativado.

cotas-anotativas

Pronto! Agora é só inserir os textos e escolher em qual escala eles serão exibidos no ambiente model.

texto-anotativo

Aspecto importante! A escala que o texto aparece no model não é a mesma que aparece nas viewports de impressão! Aqui é mais para você poder organizar a posição do texto, mas no ambiente Layout você deve configurar as viewports de maneira individual.

Não sabe trabalhar com viewports? Leia essa publicação que fiz com tudo o que você precisa saber sobre viewports no link abaixo:

CONFIGURAR ESCALA DE IMPRESSÃO: LAYOUT E VIEWPORT

Para isso basta selecionar a viewport desejada e escolher a escala no mesmo campo, o Annotate scaleof the current view.

texto-anotativo

Outro detalhe importante é que o texto pode ficar em lugares diferentes de acordo com a escala selecionada. O segredo é não usar o comando move e sim escolher a escala desejada e selecionar o texto pelo grip (quadradinho azul) para reposicionar.

texto-anotativo

Pronto! chegar de ficar redimensionando texto, agora é só usar o texto com escala anotativa e deixar o AutoCAD cuidar do resto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo, tem enquete rolando! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. 13 de dezembro de 2017 at 13:32 — Responder

    Oi, boa tarde! Li o post e já li alguns outros também sobre o Annotative Scale, mas ainda sigo com uma dúvida: preciso colocar a escala do texto no model(naquela abinha Annotation Scale no canto inferior direito) correspondente à da Viewport ou colocar qualquer escala no Annotation Scale e só configurar na Viewport?

    • 14 de dezembro de 2017 at 10:05 — Responder

      Olá Larissa,

      Quando você trabalha com escala annotativa o valor que você colocar no texto será o valor que será impresso, não importa a escala empregada. Quando você muda a escala o texto se corrige sozinho automaticamente.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *