REVITCOLABORAÇÃO E VÍNCULOSMASSA E TERRENO

Criar topografia com DWG – Revit

Criar uma topografia com um arquivo DWG no Revit é uma das ferramentas mais incríveis que o software dispõem, porém é preciso alguns cuidados para obter o resultado desejado. Aprenda agora!

Você tem um arquivo em DWG do levantamento planialtimétrico (Topografia) e precisa gerar o terreno no Revit, o processo é simples, mas é preciso alguns cuidados, principalmente com o arquivo DWG. Vamos entender todas estas etapas.

PREPARAR CURVAS DE NÍVEL (ARQUIVO DWG)

Antes das correções, caso sejam necessárias, a primeira coisa a se fazer e identificar onde esta o levantamento planialtimétrico e onde esta a coordenada 0,0,0 do AutoCAD.

O ideal é que a topografia fique o mais próximo possível desta coordenada, pois ao inserir a topografia no Revit, ela será inserida na mesma coordenada, ou seja, na coordenada 0,0,0 do Revit. Caso identifique que a topografia esta muito longe, use o comando move e posicione ela o mais próximo que puder.

criar-topografia-com-dwg

Na sequência, você deve analisar se a topografia esta em “3D”. Se o levantamento planialtimétrico estiver achatado, não vai servir de muita coisa no Revit. Para conferir você pode simplesmente abrir o projeto no AutoCAD e com o comando Orbit (Mantenha Shift e o botão de rolagem do mouse pressionado e movimente o mouse) girar o projeto para conferir.

criar-topografia-com-dwg

Está em 3D? Ótimo! Pule para a próxima etapa. Não esta em 3D? Calma, vamos ajudar a resolver o problema!

A primeira coisa é identificar qual o desnível que temos de uma cota de nível para a outra. No arquivo de exemplo, trata-se de um terreno residencial e o levantamento tem intervalos de meio metro (0,50).

criar-topografia-com-dwg

Com isso identificado precisamos posicionar as linhas nas alturas corretas. Agora verifique se são lines ou polylines, para isso basta selecionar a linha e ir até a aba de Properties (para exibi-la, mantenha Ctrl pressionado e aperte a tecla 1).

criar-topografia-com-dwg

Se forem polylines, mais fácil, menos coisa para selecionar, se forem linhas ou você transforma em polylines ou vai ter que “catar milho” para selecionar tudo. Já fizemos uma publicação sobre como resolver isso.

Converter line em polyline

Agora você vai ter que tomar um pouco de cuidado. Vamos considerar que a curva de nível 0,00 ficará onde está, logo a curva de nível 0,50 deverá ficar na altura 0,50 e a cota 1,00 na altura 1,00 e assim por diante. Para efetuar esta correção você deve selecionar toda a polyline (ou todas linhas) correspondente a esta curva de nível e ir até a janela Properties.

No campo Elevation você deve colocar a altura correspondente a da cota de nível.

criar-topografia-com-dwg

O processo deve ser repetido em todas as curvas de nível. Ao finalizar, você pode usar o comando orbit para conferir o resultado.

criar-topografia-com-dwg

Salve o arquivo e vamos para o Revit!

INSERINDO ARQUIVO DWG

A primeira coisa a se fazer nesta etapa e trazer o arquivo DWG para dentro do Revit, para isso, basta ir na aba Inserir (Insert) e no painel Importar (Import) clicar em Importar CAD (CAD Import).

criar-topografia-com-dwg

Na próxima janela, Importar formatos CAD (Import CAD Formats), selecione o arquivo de topografia mas antes de confirmar, observe os campos logo abaixo.

criar-topografia-com-dwg

Existem algumas configurações que podem e devem ser realizadas antes de inserir o arquivo DWG no Revit. Vamos entender o que cada campo faz.

Cores: Permite definir se as cores serão as originais, em preto e branco ou invertidas. Lembre-se que cores como verde ou amarelo ficam ótimas na tela “preta” do AutoCAD mas no fundo branco do Revit podem ficar bem ruins de enxergar.

Camadas/Níveis: Aqui é possível determinar se você irá importar todas as camadas, apenas camadas visíveis ou se você prefere especificar manualmente. Caso escolha especificar, após a confirmação será exibida uma janela para que você escolha as camadas que deseja.

Unidade de importação: Qual a unidade do desenho de origem? Especifique a unidade do arquivo original (o dwg no caso) para não ter problemas de escala.

Posicionamento: Nesta campo você pode determinar em que coordenada o desenho será inserido. Quando marcado Auto – Origem para origem o desenho será inserido na mesma coordenada que se encontra no AutoCAD, mas também tem opções para posicionamento manual.

Colocar em: Aqui você determina em quais dos níveis irá inserir o desenho.

Após realizadas as configurações necessárias basta clicar em ok. No exemplo eu alterei apenas o campo Camadas/Níveis e a Unidades de importação para metros.

criar-topografia-com-dwg

Caso também tenha configurado a opção Camadas/níveis como Especificar será exibida a janela Selecionar Camadas/níveis para importar/vínculo.

criar-topografia-com-dwg

Basta selecionar as camadas desejadas e clicar em Ok. Agora observe que o arquivo já esta inserido no seu projeto.criar-topografia-com-dwg

Lembra quando falei para tomar cuidado com a coordenada 0,0,0 do AutoCAD? Observe que a distância no seu projeto do Revit ficou exatamente posicionada no mesmo local.

criar-topografia-com-dwg

Agora que o arquivo DWG foi inserido, vamos criar a superfície topográfica.

INSERINDO SUPERFÍCIE TOPOGRÁFICA

A topografia do seu projeto será inserida na planta de piso Terreno (Site), então ative esta vista e vá até a aba Massa e terreno (Massing & Site) e no painel Modelar Terreno (Model site) clique em Superfície Topográfica (Toposurface).

criar-topografia-com-dwg

Observe que o painel Modificar (Modify) agora tem em sua lateral a sub-aba Editar Superfície (Edit Surface), neste clique em selecionar instância da importação (Select Import Instance).

criar-topografia-com-dwg

A instância no caso é o arquivo DWG que esta inserido no seu projeto, bastando portanto, clicar sobre ele. Observe que ele só pode ser criado no nível do Terreno (Site), caso tente clicar sobre o arquivo de topografia receberá a seguinte mensagem.

criar-topografia-com-dwg

Portanto, basta alterar para o nível do Terreno (Site) no Navegador do Projeto (Project Browser).

criar-topografia-com-dwg

Agora, ao clicar sobre o arquivo de topografia (DWG) será exibida a janela Adicionar pontos de camadas de vista, onde você pode escolher quais camadas serão convertidas em superfície. no exemplo desmarquei apenas a camada de texto.

criar-topografia-com-dwg

Na sequência pressione ok e observe que a superfície ainda não foi criada, a ferramenta esta aguardando para que você visualize se a malha esta correta e clique para confirmar.

criar-topografia-com-dwg

Pronto! A superfície foi criada. Para conferir o resultado mude para a vista 3D. Caso não esteja visualizando de maneira clara altere o estílo visual para sombreado, cores consistentes ou realista.

criar-topografia-com-dwg

Agora um detalhe importante. A superfície foi criada a partir do arquivo DWG, ou seja o arquivo DWG ainda esta no seu projeto. Caso deseje remove-lo não basta simplesmente selecionar e deletar. Se tentar fazer isso receberá a seguinte mensagem:

criar-topografia-com-dwg

O mais recomendado é remover o arquivo para isso basta selecioná-lo e observar que ao lado da aba Modificar (Modify) serão exibidas informações do arquivo onde dentro da opção Excluir camadas basta selecionar todas e clicar em Ok.

criar-topografia-com-dwg

Pronto! Seu terreno esta inserido  agora você pode elaborar o restante do seu projeto!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *