ANOTAÇÕES

Criar uma máscara para textos

Criar uma máscara para textos em situações onde temos hachuras atrapalhando sua leitura é um ótimo recurso, mas que poucos sabem utilizar. aprenda agora!

Sempre que temos que inserir textos em regiões onde temos algum tipo de preenchimento de hachura acaba sendo um problema, principalmente quando a hachura é algum tipo de sequência de linhas.

Por isso o AutoCAD usa um recurso bem simples, o Text Mask.

CRIANDO UMA MÁSCARA COM TEXT MASK

Para acessar o comando basta ir até a aba Express Tools e no campo Text, clique na palavra Text para expandir o menu. No menu inferior basta clicar em Text Mask.

criar-mascara-para-textos

Antes de clicar  observe a linha de comando. temos duas opções: Masktype e Offset. Não há necessidade de alterar estes campos, mas para um melhor entendimento vamos entender o que cada um deles faz.

criar-mascara-para-textos

O campo Masktype oferece três tipos de máscara, sendo:

  • Wipeout: Cria uma área retangular com a mesma cor do background.
  • 3Dface: Cria uma superfície 3D (utilizado em impressoras antigas, que apresentavam problemas na impressão de textos, onde o texto fica com as bordas irregulares)
  • Solid: Cria uma área retangular, onde a diferença é que você pode escolher uma cor.

Para resolver o nosso problema a opção mais recomendada é a wipeout, que no caso já esta ativada.

O segundo campo é o Offset, aqui você determina qual a distância da máscara em relação ao texto, o valor inicial é de 0,35.

Agora basta você clicar no texto desejado para inserir a máscara.

criar-mascara-para-textos

Precisa remover a máscara? Calma, o processo é bem simples. basta voltar a aba Express Tools, no campo Text e localizar a opção Unmask Text.

criar-mascara-para-textos

Gostaram? Compartilhem com seus amigos e não deixem de curtir nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *