Ctrl + Z ou Oops? Qual a diferença? [DICA]

Ctrl + Z ou Oops? Qual a diferença? Quando apagamos algo por acidente, imediatamente usamos o “universal” Ctrl + Z, mas e quando percebemos o erro tarde demais? Simples, podemos usar o comando Oops! Entenda como!

Para desfazer ações no AutoCAD podemos utilizar o botão Undo, porém o mais comum é utilizarmos “salvador” CTRL + Z. Porém ele desfaz a última ação, ou seja, só vai ser útil se você perceber o erro de imediato.

Mas e quando eu percebo que apaguei um detalhe importante do desenho somente depois de ter utilizado vários comandos e feito várias alterações? Para isso temos o comando Oops. Mas afinal qual a diferença?

UNDO (CTRL + Z)

Aqui não há muito o que explicar, o comando desfaz a última ação. Se repetir o comando será desfeita e penúltima ação e assim por diante. Mas você sabia que o comando Undo tem algumas opções de configuração? Não? Então vamos lá!

Digite Undo e pressione enter.

ctrl-z-ou-oops

NÚMERO DE VEZES

Aqui você pode desfazer mais de uma ação por vez. Por exemplo, se colocar 50 serão desfeitas as últimas 50 ações. Eu particularmente não uso tanto já que não tenho como lembras com exatidão quantas ações eu fiz, mas é mais prático do que pressionar Ctrl + Z 50 vezes!

AUTO

Já vem ativado. Sua função é quando utilizar uma macro (um agrupamento de vários comandos) um simples Ctrl + Z irá desfazer todos os comandos.

CONTROL

São configurações avançadas do Ctrl + Z. Recomendo deixar como esta (ALL). Alterações aqui podem fazer com que o Undo seja desativado, desfaça apenas a última ação, e ajustes neste sentido.

BEGIN e END

Digamos que você esta em um projeto a 30 minutos. Se ativar a função UNDO > BEGIN o AutoCAD considera que o Ctrl + Z não irá desfazer as ações dos últimos 30 minutos. Para o Ctrl + Z afetar deste ponto em diante é necessário ativar a função UNDO > END.

MARK e BACK

Imagine que você vai fazer um detalhe no desenho na qual você não tem certeza que ficará bom. Você pode ativar o UNDO > MARK para criar uma marcação. Você começa a fazer o detalhe do desenho e percebe que ele não ficou bom. Basta digitar UNDO > BACK e o Ctrl + Z irá desfazer todas ações até o momento em que você ativou o MARK (a marcação).

OOPS (DESFAZER ERASE)

ctrl-z-ou-oops

O comando Oops é bem mais limitado que o Undo (Ctrl + Z) porém ele tem uma grande vantagem. Ele desfaz apenas objetos que foram apagados. Resumidamente, caso perceba que apagou um objeto por acidente ao invés de pressionar o CTRL + Z como se não houvesse amanhã acione o comando Oops para desfazer o comando Erase (Apagar ou DEL).

ctrl-z-ou-oops

E você achando que CTRL + Z era o máximo hein?

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

3 comentários em “Ctrl + Z ou Oops? Qual a diferença? [DICA]”

  1. Soberba ! Tem algum dicas e sugestões para aspirantes a escritores?
    Eu sou esperando para iniciar meu próprio blog em breve
    mas estou um pouco perdido em tudo. Você propor começando
    com uma plataforma livre como o WordPress ou ir para uma opção paga?
    Há tantos escolhas lá fora que eu sou totalmente oprimido…
    Qualquer sugestões ? Saúde !

    Responder
    • Olá Maria,

      Recomendo o wordpress e que compre um domínio (endereço) para o seu site. Por incrível que pareça os custos com sites são relativamente baixos. Pesquise no youtube que você vai aprender bastante.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário