AUTOCADANOTAÇÕESORGANIZAÇÃOINTERFACE

Desenhar com precisão usando Snap Mode

Desenhar com precisão usando o Snap Mode é um recurso que garante que em nenhum momento seu projeto irá ficar com números quebrados, garantindo uma maior precisão e evitando que você perca tempo medidas milesimais.

O comando snap mode é muito famoso por ser um problema quando ativamos esta função por acidente. Este recurso faz com que o o cursor do mouse fique associado ao Grid que é exibido na tela (malha cinza), impedindo que você clique fora da área de intersecção do Grid.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

O problema é maior quando  seu projeto é desenhado na unidade metros. Simplesmente porque o Template acadiso.dwt (modelo métrico) é configurado para que o espaçamento do Grid seja de 10 unidades, o que equivale a 10 metros!

Por este motivo esta ferramenta quase não é utilizada, mas se você configurá-la corretamente é possível obter uma precisão impecável para o seu projeto. Mas antes, vamos entender como o AutoCAD trabalha com unidades.

UNIDADE X PRECISÃO

Para projetos de construção civil (Arquitetura, Engenharia, Design de interiores), o mais comum é trabalhar com metros e mais duas casas decimais. Mais unidades podem ser um problema, gerando números quebrados imensos e horríveis de corrigir. Por exemplo quando você copia um objeto e posiciona a cópia em um lugar qualquer.

Para você é um lugar qualquer, mas para o AutoCAD o objeto copiado tem uma localização muito precisa. Quando você usa o comando Distance, para conferir uma dimensão, repare que a cota temporária tem 4 (quatro) casas decimais.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Mas eu configurei minhas cotas para ter apenas duas casas decimais! Como que no comando Distance aparecem quatro?

O AutoCAD usa as unidades que você configura (ou não configura) no campo Units.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Na verdade a sua cota esta arredondado as casas decimais excedentes, desta forma ela arredondou o 0.1994 metros para 0.20 metros. O que deixa bem claro que seu desenho não está preciso como você acha.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Ah, mas são milésimos, não vai interferir no meu projeto!

Acredito que você conhece aquele ditado, de grão em grão… O que provavelmente pode acontecer no seu desenho são: áreas que não fecham e você não sabe o motivo, áreas que o comando hachura identificam que estão abertas e não consegue inserir o preenchimento e mais uma série de pequenos problemas que fazem você perder um tempo precioso.

E, por incrível que pareça, a melhor ferramenta para resolver este problema é a Snap Mode.

CONFIGURANDO A PRECISÃO DO GRID

Para editar o padrão atual do Grid, localize na StatusBar (menu inferior) o ícone da ferramenta Snap Mode, clique na seta ao lado e selecione a opção Settings.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Na janela Drafting Settings, dentro do campo Snap On (F9), Temos a seção Snap spacing onde é possível ajustar o espaçamento do Grid.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

O segredo esta na unidade na qual você esta trabalhando e na precisão que você quer. Para projetos de construção civil vamos usar o valor de 0.01, onde o primeiro 0 (zero) corresponde a metros e as duas casas decimais correspondem a centímetros. Desta forma, ao ativar o Snap Mode qualquer geometria desenhada no seu projeto sempre terá pelo menos 1 centímetro.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Lembrando que esta alteração é referente a precisão do Grid, onde a representação gráfica (O Grid que aparece na tela) deve ser ajustado também. Para isso temos outro campo dentro de Drafting Settings, o Grid Spacing.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Mas o que é esse campo Major line Every? Ele agrupa as divisões do Grid na quantidade especificada. Se você observar o Grid ele tem linhas em cinza escuro e a cada 5 (cinco) linhas uma com uma tonalidade de cinza mais clara.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Recomendo que mantenha com o valor 5 (cinco).

Pronto, basta conferir se a ferramenta Snap Mode está ativada (O ícone deve estar azul), que todas as geometrias que você criar terão a precisão de duas casas decimais, ou seja, seu projeto terá sempre centímetros.

desenhando-com-precisao-usando-snap-mode

Lembrando que este recurso vale para linhas ortogonais, ou seja, linhas verticais ou horizontais. Linhas diagonais podem ter números quebrados com mais de quatro casas decimais, mas isso é normal.

Ah, mas não precisa dessa trabalheira toda! Basta eu ir no campo unidades e deixar com duas casas decimais que eu resolvo esse problema!

Na verdade você só esconde o problema, já que se você acrescentar mais casas decimais posteriormente que você visualizará novamente as linhas com dimensões quebradas.

Gostaram? Compartilhem com amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Yarda Clessilin
    18 de julho de 2016 at 20:50 — Responder

    Elucidativo

  2. 27 de julho de 2016 at 23:13 — Responder

    Didática perfeita!
    parabéns! aprendemos muito com as aulas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *