AUTOCADDESENHO E EDIÇÃO

Dividir objetos em partes iguais

Dividir objetos em partes iguais pode ser bem útil, evitando que você tenha que “calcular” com que tamanho cada pedaço da line, polyline ou objeto precisa ficar. Aprenda agora!

Ficar parando o projeto para abrir a calculadora e fazer contas e mais contas até chegar em um tamanho de espaçamento entre objetos é um saco! Mas para isso você pode recorrer ao comando Divide. Vamos entender como o comando funciona.

COMANDO DIVIDE

O comando divide está localizado na aba Home, dentro do sub menu do painel Draw.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Para facilitar o entendimento vou criar uma linha com uma medida precisa, desta forma podemos conferir de forma rápida se o o processo irá funcionar. No exemplo criei uma linha com 10 de comprimento.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Após clicar no comando divide observe que na linha de comando temos  uma mensagem orientando que devemos clicar no objeto desejado, neste caso, a linha com 10 de comprimento.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Após clicar na linha será exibida outra mensagem onde você deve indicar a quantidade de divisões que você deseja.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Vou inserir o valor 10 e pressionar enter. Nesta etapa você deverá ter um pouco de cuidado com a interpretação do resultado, onde “aparentemente” não acontece nada. O que ocorre é que o AutoCAD para fazer a divisão ele não irá fazer nenhuma edição na linha.

Mas o que aconteceu afinal?

Para que a linha que foi dividida não sofra alterações em sua forma original o AutoCAD insere diversos pontos (nodes) pela extensão da linha. O problema é que o ponto não está visível, inclusive já fiz uma publicação a respeito.

Trabalhando com pontos no AutoCAD

Temos dois problemas aqui para serem resolvidos: a exibição dos pontos (nodes) e o object snap. Vamos aprender como resolver isso.

EXIBIÇÃO DOS PONTOS E OBJECT SNAP

Para corrigir a exibição dos pontos basta ir a aba Home, menu Utilities e dentro do submenu localizem a opção Point Style.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Observe que na janela que se abrirá, Point Style, o estilo de exibição do ponto que está ativado é apenas um pontinho, o que faz com que ele fique imperceptível posicionado sobre a linha. Para facilitar a sua visualização escolha outro estilo, no meu caso vou escolher um formato em X.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Pronto! Isso resolve a exibição, onde agora é possível visualizar os pontos sobre a linha.

dividir-objetos-em-partes-iguais

O segundo problema é o object snap. Caso você não saiba o que é, já fiz uma publicação sobre isso.

Object snaps, aprenda a usar!

Mas para resolvermos o problema aqui basta você ir até a StatusBar (menu inferior) e localizar o ícone do Object Snap. clique na seta ao lado e ative a opção Node (Nó, ponto).

dividir-objetos-em-partes-iguais

Pronto! isso fará com que o snap dos pontos seja detectado para edição. se quiser, agora você pode conferir a divisão que realizamos, lembrando que dividimos a linha em espaços iguais com o valor 10, logo, devemos ter pontos espaçados a 1 de distância.

dividir-objetos-em-partes-iguais

O comando divide pode ser utilizado em diversos objetos, como lines, polylines, arcs, etc. Lembrando que os pontos podem ser deletados a qualquer momento.

dividir-objetos-em-partes-iguais

DICA

Um pequeno truque dentro deste comando é que ao invés de pontos é possível inserir blocos, poupando um bocado de trabalho e facilitando muito a sua vida. O único cuidado é que você deve saber exatamente o nome do bloco, no exemplo criei um bloco chamado quadrado.

Para isso o processo é quase idêntico, ative o comando divide e selecione o objeto. Após clicar observe que na linha de comando temos a mensagem Enter the number of segments or [Block] traduzindo: Entre como o número de segmentos ou escolha um bloco.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Clique na opção Block. Observe que temos uma nova mensagem, desta vez solicitando que você digite o nome do bloco (por isso a necessidade de saber o nome do bloco). digite o nome do bloco e pressione Enter.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Antes de perguntar qual o espaçamento o AutoCAD quer saber se o bloco deve ficar alinhado ao objeto ou não, escolha a que melhor atenda sua necessidade e pressione Enter.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Agora sim você pode entrar com o valor do espaçamento, vou colocar 10 como exemplo.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Pronto! Abaixo vou mostrar as duas opções de alinhamento, ativado e desativado. Observe que quando ativado o bloco acompanha a inclinação da linha, já desativado ele permanece sempre na mesma posição.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Outro detalhe a ser observado é que o ponto de inserção do bloco e posicionado exatamente onde o ponto seria inserido, portanto de acordo com a posição do ponto de inserção pode ser que o resultado fique diferente. No exemplo, o ponto de inserção está localizado no centro do circulo.

dividir-objetos-em-partes-iguais

Resolvido! Espero que esta ferramenta agilize seu processo de trabalho evitando que você fique fazendo contas de espaçamento na calculadora ou no lápis.

Gostaram? Curtam nossa página! QualifiCAD!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. HOD
    8 de agosto de 2017 at 16:35 — Responder

    valeu cara!excelente explicação muito obrigado.

  2. Paulo Ribeiro
    31 de agosto de 2017 at 07:32 — Responder

    Explicação objetiva e completa. Atendeu plenamente. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *