REVITORGANIZAÇÃO

Duplicar vistas no Revit

Duplicar vistas no Revit abre um leque de possibilidades para a representação do seu projeto, mas você sabe qual a diferença entre as opções Duplicar, Duplicar com detalhamento e duplicar como dependente? Aprenda agora!

Conforme seu projeto vai ganhando corpo, surge a necessidade de apresentar outros detalhes como paginação de piso, layouts, identifcação de ambientes, etc. Colocar tudo isso em uma mesma planta seria um desastre. Pensando nisso o Revit nos oferece a ferramenta Duplicar Vista.

duplicar-vista

Peraí, tem três opções! Qual a diferença entre elas?

De acordo com o tipo de necessidade que você tiver, a escolha da duplicata pode ser um fator crucial. E é justamente isso que vamos trabalhar agora!

DUPLICANDO VISTAS NO REVIT

Diferente do AutoCAD, que estamos acostumados a fazer uma cópia da planta ao lado da planta original, no Revit criamos uma nova vista desta mesma planta em nosso Navegador de projetos.

IMPORTANTE! O que fazemos aqui é uma cópia de uma vista, é como colocar uma câmera em sua obra e a cópia seguinte corresponde a outra câmera, então qualquer alteração da estrutura da sua obra (incluir ou remover paredes, portas, janelas, etc) afetará ambas as vistas!

Este recurso pode ser acessado de duas formas. Indo até a aba Vista, no painel Criar e acessando a opção Duplicar vista.

duplicar-vista

Ou diretamente no Navegador de Projetos, clicando com o botão direito sobre a vista desejada.

duplicar-vista

Vamos entender a diferença entre as opções disponíveis.

DUPLICAR VISTA

Quando utilizamos a opção Duplicar Vista, será criada uma cópia da vista correspondente, onde somente o modelo “físico” será copiado. Qualquer elemento de anotação ou detalhe será ignorado. Na planta abaixo, tenho uma planta baixa com cotas, identificadores de ambiente, portas e janelas.

duplicar-vista

Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista.

duplicar-vista

Agora veja o resultado comparando as duas vistas.

duplicar-vista

Somente os elementos do modelo são mostrados em nossa nova vista. Lembre-se: os elementos de detalhes e anotações são específicos da vista. São apenas elementos modelo que são “universais” em todas as visualizações do modelo.

Quando duplicamos uma vista, aparece um novo nome de exibição no Navegador de projetos. Você pode alterar o nome clicando com o botão direito sobre ele e escolhendo a opção Renomear.

duplicar-vista

A vantagem aqui é obter uma cópia da vista completamente limpa, onde você não perde o tempo apagando itens desnecessários, logo, você pode apresentar outros detalhes do projeto, em escalas diferentes, permitindo assim apresentar outros detalhes do mesmo nível que você está trabalhando. Por exemplo, uma planta de revisão ou de observações.

duplicar-vista

DUPLICAR COM DETALHAMENTO

Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista com detalhamento.

duplicar-vista

Veja o resultado, comparando as duas plantas.

duplicar-vista

Neste caso a cópia vem com todas as anotações e detalhes da planta original.

Mas qual a vantagem de uma cópia idêntica?

Na verdade, quando geramos uma cópia de um nível, geralmente é com o propósito de apresentar outro tipo de informação, que além de oferecer a vantagem de organizarmos as vistas por assunto, não deixamos uma única vista sobrecarregada de informação.

No meu caso, removi as cotas e identificadores de portas e janelas para poder criar uma Legenda dos ambientes.

duplicar-vista

Observe que tenho uma planta com a legenda e outra com as cotas e identificadores de portas e janelas, o que deixa meu projeto muito mais organizado.

duplicar-vista

DUPLICAR COMO DEPENDENTE

Acredito que seja a opção menos utilizada. Não diria pela complexidade, mas sim por ser aplicada em situações mais específicas e sofisticadas.

Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista como dependente.

duplicar-vista

Observe que no Navegador de projetos, já percebemos uma diferença na forma de representar o nível dependente. Vamos comparar com uma cópia convencional.

duplicar-vista

Isso quer dizer que qualquer alteração realizada em qualquer uma das cópias dependentes (sim, pode haver mais de uma) será repetida em todas as cópias. As alterações incluem anotações, visibilidade de gráficos, escalas, etc.

Mas se são idênticas onde que vou usar isso?

Observe que a vista duplicada já aparece com opção de Recorte de vista ativada.

duplicar-vista

O uso mais comum é para projetos com grandes áreas onde você precisa mostrar setor por setor ou ambiente por ambiente, separados por folha.

duplicar-vista

A vantagem é que caso tenha alguma alteração não deseja sair corrigindo cada uma das folhas dependentes.

duplicar-vista

Para configurar a visibilidade do que vai ou não aparecer utilizamos a ferramenta de Recorte de vista. Não sabe usar? Veja esta publicação!

RECORTE DE VISTA

Pronto! Agora você já sabe como gerar cópias das vistas do seu projeto conforme sua necessidade, permitindo um leque imenso de possibilidades!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *