PROFISSÃO

Emprego/Estágio AutoCAD básico, o que um “cadista” deve saber?

Quer trabalhar com AutoCAD? Tem conhecimento em AutoCAD Básico? Mas, o que é o Básico de AutoCAD? Hoje vamos entender Qual o mínimo de conhecimento um profissional de AutoCAD tem que saber!

Cursos de AutoCAD existem aos milhares. Vagas de emprego/estágio estão sempre aparecendo, afinal o mercado de construção civil não anda muito aquecido.

A proposta desta publicação é apresentar os conhecimentos mínimos necessários para um profissional ingressar no mercado de trabalho e não passar vergonha quando for realizar a tão esperada entrevista de emprego.

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO

emprego-estagio-autocad-basico

O AutoCAD é um programa de representação gráfica, ou seja, apenas uma ferramenta. O profissional que usa esta ferramenta deve dominar os fundamentos do desenho técnico e da normatização de sua área.

Vou citar logo abaixo alguns termos de desenho técnico:

  • Projeções Ortogonais.
  • Perspectiva Isométrica.
  • Diedros.
  • Peso gráfico.
  • Escala

Se você não souber o que significa qualquer um deles lamento informar, mas você não tem conhecimentos básicos de leitura e interpretação de desenho. Infelizmente conheço arquitetos formados que também não fazem ideia do que os termos acima se tratam.

Não se preocupe um pouco de pesquisa ou um curso de Leitura e interpretação de desenho (que não dura mais do que 30 horas) e você terá o conhecimento necessário sobre as técnicas acima!

NORMAS TÉCNICAS

emprego-estagio-autocad-basico

Cada área de atuação do mercado tem normas técnicas específicas na hora da representação de um projeto. Podemos citar a ABNT onde você pode encontrar grande parte das normas brasileiras.

Porém dependendo da sua área de atuação será necessário o conhecimento de normas internacionais como ISSO (International Organization for Standartization), ANSI (American National Standards Institute) entre outras.

Eu costumo recomendar aos meus alunos que normas técnicas são ferramentas de consulta e não precisam ser estudadas religiosamente (dependendo da aplicação), mas é importante que voe as leia por completo pelo menos uma vez.

AUTOCAD

emprego-estagio-autocad-basico

Como expliquei no inicio, o AutoCAD é uma ferramenta de desenho, mas é muito importante você ter um bom domínio das ferramentas básicas. Vou organizar por categorias e vamos entender melhor cada uma.

DRAW & MODIFY

emprego-estagio-autocad-basico

São os dois primeiros painéis da aba HOME. No painel DRAW, temos todas as ferramentas de desenho e no painel MODIFY as ferramentas para editarmos nosso desenho. Um profissional deve saber utilizar TODAS ferramentas!

Um projeto é basicamente a combinação das ferramentas do painel DRAW e MODIFY. Quer desenhar mais rápido? Faça melhores combinações de ferramentas, mas para isso, você deve saber utilizar perfeitamente todas ferramentas.

ANOTAÇÕES

emprego-estagio-autocad-basico

Na aba ANNOTATE, temos os painéis para inserir as anotações do desenho. Um profissional deve no mínimo saber utilizar os dois primeiros: TEXT e DIMENSIONS.

Lembrando que criar texto e colocar contas é bem simples, mas colocar ambos em uma escala que fique apresentável na impressão pede alguns cuidados.

ORGANIZAÇÃO

emprego-estagio-autocad-basico

Sem sombra de dúvidas, desenhos desorganizados são péssimos de se trabalhar. Fora que cada empresa/escritório tem seu próprio método de organização. Ferramentas como LAYERS (camadas), BLOCKS (blocos) e PROPERTIES (propriedades dos objetos) são de extrema importância.

IMPRESSÃO

emprego-estagio-autocad-basico

Esta parte esta tão rara em profissionais iniciantes que esta quase se tornando um diferencial. De nada adianta um projeto bem elaborado, seguindo todas as normas técnicas, como anotações e organizado se o profissional não souber como fazer a impressão.

Ferramentas como SCALE, LAYOUT e VIEWPORTS são muito importantes, além da aplicação do peso gráfico, que no AutoCAD podemos tanto configurar pelo painel de LAYERS como criar um arquivo .CTB (Color Dependent Plot Style Table).

PROFISSIONAL DE AUTOCAD BÁSICO

Conheço profissionais que estão inseridos no mercado e não sabem boa parte do que foi apresentado aqui. São maus profissionais? Não. Estão preparados? Não estão.

O que apresentamos aqui foram ferramentas básicas! Quando um profissional entra no mercado deve conhecer tudo o que foi apresentado aqui e correr atrás para se tornar um profissional avançado!

A proposta do QualifiCAD.com não é criticar profissionais e sim tornar tanto profissionais novos como os que já estão na luta em profissionais altamente qualificados! Afinal, se você for um profissional melhor merece um salário melhor!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook.com/QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *