REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Exportar Revit para Sketchup

Exportar Revit para Sketchup é um processo simples onde você pode utilizar ferramentas como o Vray para criar apresentações incríveis do seu projeto! Aprenda agora!

Se você domina o Vray no Sketchup, exportar o seu projeto desenvolvido no Revit pode ser um prato cheio! E o processo é relativamente simples, vamos entender todos os passos.

EXPORTAR DO REVIT PARA O SKETCHUP

A primeira coisa a fazer é conferir a unidade do seu projeto. Ao fazer a exportação o arquivo irá obedecer a unidade configurada para este arquivo, então para poupar dores de cabeça com ajustes de escala é sempre prudente conferir a escala atual.

exportar-revit-para-sketchup

Conferida a unidade do projeto vá até a vista 3D, para isso vá até a aba Vista e no painel Criar clique no botão Vista 3D. (ou clique no botão no menu de acesso rápido).

exportar-revit-para-sketchup

Agora que temos uma visão completa do arquivo, você deve ir até o Menu de aplicação (“R” azul) e localizar a opção Exportar. Neste campo vá na opção Formatos CAD e selecione DWG.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Exportação DWG podemos fazer alguns ajustes no formato de exportação. Geralmente os campos já estão com uma configuração aceitável, porém de acordo com a versão do Revit podem ter algumas opções a serem corrigidas, para isso clique nos “três pontinhos” ao lado do campo Configuração de exportação na sessão.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Modificar as configurações de exportação para DWG/DXF temos diversas abas onde é possível fazer todos os ajustes necessários (inclusive para 2D!), porém neste caso o que nos interessa é a aba Sólidos. Certifique-se que o campo Polimalha (Polymesh) está marcado, isso facilitará na interpretação das superfícies que serão convertidas.

exportar-revit-para-sketchup

Pode clicar em Ok. Ao retornar a janela Exportação DWG observe que no campo exportar temos <somente vista/folha atual>. Por isso que antes de iniciar a exportação deixamos a vista 3D ativada. Pode clicar em Avançar.

exportar-revit-para-sketchup

Agora estamos na última janela, Exportar Formatos CAD – Salvar em pasta destino. Nesta janela basta escolher o local onde deseja salvar o arquivo.

exportar-revit-para-sketchup

Agora você tem um arquivo em DWG que pode ser importado para dentro do Sketchup. Agora vamos para a etapa de importação dentro do Sketchup.

IMPORTAR DO REVIT PARA O SKETCHUP

Dentro do Sketchup vá até o menu Arquivo e localize a opção Importar.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Importar não esqueça de alterar a opção de importação para Arquivos AutoCAD (*.dwg,*.dxf). ao selecionar o arquivo clique em opções.

exportar-revit-para-sketchup

Em opções além de poder conferir a unidade você deve marcar a caixa Unir Faces Coplanares. Em seguida pode clicar em Ok e importar o seu projeto.

exportar-revit-para-sketchup

Ao concluir o processo de importação o Sketchup irá exibir a janela Resultado da Importação, onde você tem um resumo de eventuais problemas.

exportar-revit-para-sketchup

Ao fechar esta janela é possível visualizar o seu projeto e analisar se tudo correu como o desejado.

exportar-revit-para-sketchup

Em processos de interoperabilidade, onde projetos são exportados e importados para outros programas, principalmente no caso de softwares de empresas diferentes sempre temos alguns probleminhas nos arquivos, então é normal ter que consertar uma coisa ou outra.

Eu particularmente importo apenas elementos arquitetônicos. Objetos como o terreno, por exemplo, caso você tenha o levantamento planialtimétrico (topografia) você pode criá-lo diretamente no Sketchup o que permite um acabamento muito melhor.

exportar-revit-para-sketchup

Observe a diferença da malha importada e a topografia refeita com a ferramenta Caixa de areia do Sketchup. A qualidade fica muito melhor.

Poxa, cade os materiais do Revit??

Pois é, eles não vem junto do modelo. Mas com o Vray você poderá criar materiais infinitamente melhores. Além disso todo o mobiliário interno veio junto do seu modelo, observe o projeto por dentro.

exportar-revit-para-sketchup

Outra parte que ajuda demais, as faces estão corretas, ou seja não tem faces invertidas para ficar corrigindo. Resumindo, com a parte de modelagem bem resolvida basta aproveitar suas habilidades em Vray e fazer um projeto incrível.

Não sebe usar o Vray? Aguarde, em breve vamos incluir dicas e tutoriais aqui para que você se torne mestre no assunto!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

13 Comentários

  1. 23 de janeiro de 2017 at 12:20 — Responder

    Interessante.

  2. Lucas
    15 de fevereiro de 2017 at 08:59 — Responder

    Olá, sabe dizer se não ocorre problemas com a aplicação de materiais, por exemplo, uma cadeira exportada junto com o modelo, teria algum problema em aplicar diferentes materiais nela?

    • 23 de fevereiro de 2017 at 13:31 — Responder

      Olá Lucas,

      Você pode aplicar os materiais normalmente. Só precisa dar uma analisada em como ficou a conversão, geralmente ficam com grupos dentro de grupos.

      Um abraço!

  3. 3 de junho de 2017 at 21:25 — Responder

    Gostei.

  4. Monica
    23 de novembro de 2017 at 14:00 — Responder

    O meu sempre trava em “importando blocos”

    • 24 de novembro de 2017 at 15:22 — Responder

      Olá Mônica,

      Confira o tamanho do arquivo, pode ser que ele esteja muito grande e o Sketchup não ta dando conta de rodar.

      Um abraço!

  5. 6 de março de 2018 at 15:36 — Responder

    Oi tudo bom adorei o tutorial. Porém quando eu vou aplicar os materiais no sketchup, eles ficam apenas com cores sólidas.
    Por exemplo um material de madeira fica marrom, mas não mostra os frisos.
    Será que pode me ajudar?

    • 7 de março de 2018 at 10:01 — Responder

      Olá Larissa,

      Provavelmente a configuração de exibição do seu Sketchup está como sombreado. Ative o painel de ferramentas Estilos e selecione a opção Sombreado com texturas. Se não tiver o painel ativado vá até a aba Visualizar e clique em barra de ferramentas para ativar.

      Um abraço!

  6. Larissa
    7 de março de 2018 at 09:06 — Responder

    É bom mudar em coordenadas e unidades também, para que fique tudo em metros.

  7. Juliana
    31 de março de 2018 at 20:29 — Responder

    Oi, tudo bem? Achei o tutorial muito didático, mas tenho uma dúvida: e se o Skp não faz importações de formatos CAD?

    • 1 de abril de 2018 at 16:04 — Responder

      Olá Juliana,

      A versão Make do Vray não trabalha com formatos DWG. Nestes casos você precisa usar a versão Pro do Sketchup.

      Um abraço!

  8. Matheus
    6 de abril de 2018 at 01:40 — Responder

    Por que o meu desenho vira um bloco só? Não consigo pintar partes, como janela, telhado, paredes.

    • 6 de abril de 2018 at 12:53 — Responder

      Olá Matheus,

      Você pode desassociar e ter acesso ao restante do desenho para edição. Clique com o botão direito e seleciona a opção desassociar.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *