REVITRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Exportar Revit para Sketchup

Exportar Revit para Sketchup é um processo simples onde você pode utilizar ferramentas como o Vray para criar apresentações incríveis do seu projeto! Aprenda agora!

Se você domina o Vray no Sketchup, exportar o seu projeto desenvolvido no Revit pode ser um prato cheio! E o processo é relativamente simples, vamos entender todos os passos.

EXPORTAR DO REVIT PARA O SKETCHUP

A primeira coisa a fazer é conferir a unidade do seu projeto. Ao fazer a exportação o arquivo irá obedecer a unidade configurada para este arquivo, então para poupar dores de cabeça com ajustes de escala é sempre prudente conferir a escala atual.

exportar-revit-para-sketchup

Conferida a unidade do projeto vá até a vista 3D, para isso vá até a aba Vista e no painel Criar clique no botão Vista 3D. (ou clique no botão no menu de acesso rápido).

exportar-revit-para-sketchup

Agora que temos uma visão completa do arquivo, você deve ir até o Menu de aplicação (“R” azul) e localizar a opção Exportar. Neste campo vá na opção Formatos CAD e selecione DWG.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Exportação DWG podemos fazer alguns ajustes no formato de exportação. Geralmente os campos já estão com uma configuração aceitável, porém de acordo com a versão do Revit podem ter algumas opções a serem corrigidas, para isso clique nos “três pontinhos” ao lado do campo Configuração de exportação na sessão.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Modificar as configurações de exportação para DWG/DXF temos diversas abas onde é possível fazer todos os ajustes necessários (inclusive para 2D!), porém neste caso o que nos interessa é a aba Sólidos. Certifique-se que o campo Polimalha (Polymesh) está marcado, isso facilitará na interpretação das superfícies que serão convertidas.

exportar-revit-para-sketchup

Pode clicar em Ok. Ao retornar a janela Exportação DWG observe que no campo exportar temos <somente vista/folha atual>. Por isso que antes de iniciar a exportação deixamos a vista 3D ativada. Pode clicar em Avançar.

exportar-revit-para-sketchup

Agora estamos na última janela, Exportar Formatos CAD – Salvar em pasta destino. Nesta janela basta escolher o local onde deseja salvar o arquivo.

exportar-revit-para-sketchup

Agora você tem um arquivo em DWG que pode ser importado para dentro do Sketchup. Agora vamos para a etapa de importação dentro do Sketchup.

IMPORTAR DO REVIT PARA O SKETCHUP

Dentro do Sketchup vá até o menu Arquivo e localize a opção Importar.

exportar-revit-para-sketchup

Na janela Importar não esqueça de alterar a opção de importação para Arquivos AutoCAD (*.dwg,*.dxf). ao selecionar o arquivo clique em opções.

exportar-revit-para-sketchup

Em opções além de poder conferir a unidade você deve marcar a caixa Unir Faces Coplanares. Em seguida pode clicar em Ok e importar o seu projeto.

exportar-revit-para-sketchup

Ao concluir o processo de importação o Sketchup irá exibir a janela Resultado da Importação, onde você tem um resumo de eventuais problemas.

exportar-revit-para-sketchup

Ao fechar esta janela é possível visualizar o seu projeto e analisar se tudo correu como o desejado.

exportar-revit-para-sketchup

Em processos de interoperabilidade, onde projetos são exportados e importados para outros programas, principalmente no caso de softwares de empresas diferentes sempre temos alguns probleminhas nos arquivos, então é normal ter que consertar uma coisa ou outra.

Eu particularmente importo apenas elementos arquitetônicos. Objetos como o terreno, por exemplo, caso você tenha o levantamento planialtimétrico (topografia) você pode criá-lo diretamente no Sketchup o que permite um acabamento muito melhor.

exportar-revit-para-sketchup

Observe a diferença da malha importada e a topografia refeita com a ferramenta Caixa de areia do Sketchup. A qualidade fica muito melhor.

Poxa, cade os materiais do Revit??

Pois é, eles não vem junto do modelo. Mas com o Vray você poderá criar materiais infinitamente melhores. Além disso todo o mobiliário interno veio junto do seu modelo, observe o projeto por dentro.

exportar-revit-para-sketchup

Outra parte que ajuda demais, as faces estão corretas, ou seja não tem faces invertidas para ficar corrigindo. Resumindo, com a parte de modelagem bem resolvida basta aproveitar suas habilidades em Vray e fazer um projeto incrível.

Não sebe usar o Vray? Aguarde, em breve vamos incluir dicas e tutoriais aqui para que você se torne mestre no assunto!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

3 Comentários

  1. 23 de janeiro de 2017 at 12:20 — Responder

    Interessante.

  2. Lucas
    15 de fevereiro de 2017 at 08:59 — Responder

    Olá, sabe dizer se não ocorre problemas com a aplicação de materiais, por exemplo, uma cadeira exportada junto com o modelo, teria algum problema em aplicar diferentes materiais nela?

    • 23 de fevereiro de 2017 at 13:31 — Responder

      Olá Lucas,

      Você pode aplicar os materiais normalmente. Só precisa dar uma analisada em como ficou a conversão, geralmente ficam com grupos dentro de grupos.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *