SKETCHUP & VRAY

Exportar Sketchup para AutoCAD [2D]

Exportar Sketchup para AutoCAD [2D] permite que você não tenha que redesenhar todo o seu projeto, proporcionando uma economia de tempo muito grande. Aprenda a fazer isso agora!

Você terminou o seu projeto, colocou todos os detalhes que precisava e agora precisa deste projeto em 2D no AutoCAD. E agora? Redesenhar tudo seria um completo pesadelo! Para não passar por esse sofrimento o Sketchup tem uma ótima ferramenta para resolver este problema.

EXPORTAR DO SKETCHUP PARA O AUTOCAD [2D]

O processo é bem simples mas antes é necessário que você configure corretamente a perspectiva e a vista que deseja que seja exportada para o AutoCAD. Vamos começar corrigindo a perspectiva.

Quando criamos um arquivo novo no Sketchup precisamos escolher um modelo (template) na maioria das vezes eles estão configurados para que a visualização do projeto seja em perspectiva.

exportar-sketchup-para-autocad

Mas se você precisa exportar seu arquivo para o AutoCAD provavelmente utilizará uma representação ortogonal, ou seja, sem ponto de fuga.

exportar-sketchup-para-autocad

Para fazer esse ajuste será necessário corrigir a visualização, para isso você deve ir até o menu Câmera. Abrindo o menu na faixa de opções observe que a opção perspectiva está selecionada. Para que a exibição seja ortogonal clique na opção Paralela.

exportar-sketchup-para-autocad

Com isso resolvemos o problema da perspectiva. Agora você precisa posicionar corretamente a vista que deseja exportar para o AutoCAD. O mais recomendado é que você não fique girando com o comando Orbitar até chegar na posição porque dificilmente ficará preciso.

exportar-sketchup-para-autocad

Mas como eu posiciono meu projeto corretamente?

Simples, basta utilizar o painel Exibições. Com ele você terá acesso as principais vistas do seu projeto sendo Perspectiva (Isométrica), Topo, Frontal, Lateral esquerda, Lateral direita, posterior e inferior.

exportar-sketchup-para-autocad

No meu Sketchup não tem esse menu! E agora?

Calma, provavelmente o painel Exibições está desativado. Para habilitá-lo basta ir até o menu Visualizar e clicar na opção Barra de Ferramentas.exportar-sketchup-para-autocad

Ao acessar a janela Barra de ferramentas localize a ative a opção Exibições. Pronto! O painel Exibições etá disponível para você.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora você precisa escolher a vista na qual deseja exportar para o AutoCAD. O que nos leva para outro problema. Caso seja uma vista externa basta posicionar através do Menu Exibições e dar procedimento. Porém se for uma planta baixa ou uma vista interna, será necessário uma visualização em corte.

Vou ter que cortar todo o meu projeto para poder exportar?

Não precisa, para isso você pode utilizar a ferramenta Seção. Caso não esteja sendo exibido o painel Seção basta ir até o menu visualizar > Barra de Ferramentas e escolher a opção Seção.

exportar-sketchup-para-autocad

Pronto, agora o painel Seção está disponível para uso. Neste painel você deve acessar a primeira ferramenta a Plano de Seção.exportar-sketchup-para-autocad

Observe que junto do cursor do mouse será exibido um ícone retangular com 4 setas. O tamanho do ícone irá variar de acordo com o tamanho do seu projeto, já que ele se adapta para envolver todo o seu projeto.

exportar-sketchup-para-autocad

Ao aproximar de qualquer objeto a ferramenta irá detectar a superfície. Escolha a superfície desejada e clique.

exportar-sketchup-para-autocad

Ao clicar o Plano de Seção se adapta ao tamanho do seu projeto exibindo um plano de corte. Agora você pode movimentar o plano de acordo com sua necessidade. Como exemplo vou fazer uma planta baixa, então vou clicar na face superior e ir descendo até chegar na atura de 1,50m.

exportar-sketchup-para-autocad

Para ocultar a exibição do plano de corte basta clicar no segundo ícone do painel seção o Exibir planos de seção.

exportar-sketchup-para-autocad

Aqui você pode encontrar alguns problemas, já que a ferramenta Plano de Seção corta absolutamente TUDO. Mas por uma questão de estética alguns elementos que estão acima do plano de corte nós representamos por inteiro como uma geladeira, sofás, etc.

exportar-sketchup-para-autocad

É um pequeno preço a se pagar, apesar que você de gerar diferentes cortes em diferentes alturas e exportá-los para o AutoCAD e fazer uma “junção” dos resultados.

Certo. agora que preparamos o projeto para ser corretamente exportado vamos ao que interessa, como enviar esta visualização para o AutoCAD? O processo é bem simples, vá até o menu Arquivo, localize a opção Exportar e escolha Gráfico 2D.

exportar-sketchup-para-autocad

Na janela Exportar Gráfico 2D, além de escolher a pasta na qual você deseja salvar o seu arquivo, você deverá ir até o campo Tipo e alterar para Arquivo DWG do AutoCAD.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora basta clicar em Exportar. No Sketchup não terá alteração nenhuma, afinal será criado um novo arquivo com a extensão .DWG que é o formato padrão de arquivos do AutoCAD.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora basta abrir o arquivo e conferir o resultado. Ao iniciar o AutoCAD é comum aparecer a mensagem “This file was saved by an application that was not developed or licensed By Autodesk”, aqui basta clicar em Continue Opening DWG file.

exportar-sketchup-para-autocad

A mensagem está apenas avisando que o arquivo DWG não foi desenvolvido em um software da Autodesk. Agora basta conferir o resultado.

exportar-sketchup-para-autocad

Alguns detalhes a serem observados:

  • O Arquivo não vem organizado por blocos, ou seja, você terá que agrupar os objetos conforme sua necessidade.
  • O arquivo não vem organizado por camadas (layers), você também terá que organizar este detalhe.
  • O arquivo virá na mesma unidade que for desenhado no Sketchup.

Mesmo sendo necessário algum retrabalho, fica muito mais prático do que iniciar um projeto totalmente do zero. eu utilizo este recurso inclusive para criar blocos para o AutoCAD, quando eu não encontro um bloco com um bom acabamento eu baixo um modelo em Sketchup no 3DWarehouse e exporto para o AutoCAD.

Espero que este recurso agilize o seu trabalho, poupando muita dor de cabeça no seu dia a dia de projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

38 Comentários

  1. Leticia
    11 de maio de 2017 at 20:52 — Responder

    Caso o meu projeto seja muito pesado no sketch up, como faço pra diminuir o seu peso, na hora de exportar em 2d em dwg?

  2. Rachel
    17 de maio de 2017 at 11:57 — Responder

    Quando exporto, meu desenho fica como raio-X, aparece tudo o q esta por trás das coisas, tem como resolver??

    • 18 de maio de 2017 at 08:28 — Responder

      Olá Rachel,

      Tem sim, ou você acessa a opção Viewport Controls ou digita SHA + Enter e seleciona a opção que desejar como modo de visualização.

      Um abraço!

      • Edinéia
        17 de janeiro de 2018 at 14:00 — Responder

        Estou com o mesmo problema, nenhuma das opções do comando SHA resolve, continua aparecendo em raio-x, pq afinal exporta do SketchUp ja com as linhas todas aparecendo. Oque eu faço?

        • 22 de janeiro de 2018 at 23:58 — Responder

          Olá Edinéia,

          A exportação é feita com linhas, logo não há nenhuma face nos objetos. Se quiser que os objetos sejam exportados com faces e materiais, você precisa exportar um modelo em 3D mesmo.

          Um abraço!

    • Thaynara Ferraz
      24 de agosto de 2018 at 03:39 — Responder

      Estou com o mesmo problema, sempre fiz cortes pelo skt para o CAD tranquilo, porém hoje todas as minhas 100 tentativas, o dwg aparecia com as linhas atrás da face. No caso o raio-x. Tentei vários estilos e mesmo assim aparece as linhas atrás. Desativei a aceleração de hardware e nada, tem mais algum tipo se solução? Será que algum bloco que desconfigura o skt? Se alguém puder ajudar, agradeço muito.

      • 26 de agosto de 2018 at 11:42 — Responder

        Olá Thaynara,

        Verifique se antes de exportar do Sketchup as opções de visualização Raio X e arestas posteriores estão desligadas, isso deve resolver.

        Um abraço!

  3. Roberta Falcão
    23 de maio de 2017 at 09:38 — Responder

    bom dia

    quando exporto a perspectiva isométrica para o autocad ela nao vai na escala, não sai com a mesma medida que fiz no sketchup. como consertar isso?

    • 23 de maio de 2017 at 10:42 — Responder

      Olá Roberta,

      Neste caso temos duas possibilidades: a primeira é conferir a unidade do desenho no Sketchup e a do AutoCAD. A segunda é usar o comanda Scale para corrigir.

      Um abraço!

  4. Caio Jardim
    12 de junho de 2017 at 20:04 — Responder

    Meu sketch 15 não apresenta a opção de exportar para DWG quando vou exportar 2d. como faço para aparecer?

    • 15 de junho de 2017 at 13:50 — Responder

      Olá Caio,

      Confira se a versão do Sketchup que você possui é a Make ou a Pro. A versão Make não possui essa opção.

      Um abraço!

  5. Denize
    19 de junho de 2017 at 20:21 — Responder

    Oi,quando exporto as linhas saem grossas no cad, o que pode estar acontecendo?

    • 20 de junho de 2017 at 19:20 — Responder

      Olá Denize,

      você já conferiu e o botão Lineweight está ativado? digite LW e verifique se o campo display Lineweight está ativado, se estiver desmarque.

      Um abraço!

  6. Hillary Batista
    24 de setembro de 2017 at 12:50 — Responder

    Ola, quando exportei um bloco do sket para o cad não veio todas as informações, o que eu faço?

    • 27 de setembro de 2017 at 23:31 — Responder

      Olá Hilary,

      Dependendo da geometria, pode ser que alguns elementos não sejam entendidos durante a exportação. Qual foi o problema exato que vc teve?

      Um abraço!

  7. Gabriela
    3 de novembro de 2017 at 00:47 — Responder

    Olá

    O meu arquivo está muito pesado, já fiz como dito no comentário acima de “eliminar não usados” e ainda assim o arquivo está tão pesado, que ele não exporta.

    Tem alguma outra solução ?

    Obrigada

    • 3 de novembro de 2017 at 20:03 — Responder

      Olá Gabriela,

      Eu recomendaria você “quebrar em partes” o seu projeto, copiando parte dele para outro arquivo e fazer a exportação em partes. Se tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

  8. Rafael Araújo
    22 de janeiro de 2018 at 19:31 — Responder

    Olá Luis,

    Sobre a duvida já postada anteriormente aqui, não consegui exportar sem que as linhas que estão atrás não apareçam, onde eu faço a configuração que você ensinou? Se puder manda um passo a passo eu agradeço.

    • 22 de janeiro de 2018 at 23:55 — Responder

      Olá Rafael,

      Verifique se não tem objetos “afundados” no piso ou coisa do tipo. Quando a um passo a passo, o processo é o da publicação, ou você precisa de um passo a passo para outra etapa?

      Um abraço!

      • Rafael Araújo
        23 de janeiro de 2018 at 16:26 — Responder

        Olá Luis,
        No meu caso, quando exporto do Sket para o Cad, todo o meu desenho que está no fundo ele aparece, ou seja, todos os outros planos estão sendo exportados, como se fosse um raio X. No meu caso, estou exportando a fachada de uma casa, quando faço o processo de exportar, até o desenho da minha piscina que está lá no fundo também aparece junto com todas as linhas dos outros ambientes. Isso não seria alguma configuração do Sket?

        • Porfirio
          14 de maio de 2018 at 20:17 — Responder

          Desabilite a aceleração de hardware do OpenGL em PREFERENCES… Resolveu meu problema!!

  9. Vanessa
    15 de maio de 2018 at 15:00 — Responder

    Como faço para imprimir na mesma prancha a planta baixa ( cad) e o 3 d ( sketchup)?

    • 16 de maio de 2018 at 21:10 — Responder

      Olá Vanessa,

      Nesse caso são dois arquivos diferentes, então o que daria para fazer e você gerar uma imagem do seu arquivo do Sketchup (renderizada ou não) e importar esta imagem para o AutoCAD via XREF (fiz uma publicação sobre isso, é só procurar na busca do site).

      Espero que isso ajude.

      Um abraço!

  10. Rafael Neves de Oliveira
    4 de junho de 2018 at 17:58 — Responder

    Olá Luis, tenho o sketchup 2015 pro e o 2017 pro, quando exporto em formato dwg não consigo abrir no AutoCad 2017, fica apenas a tela inicial padrão do Autocad, como se eu fosse abrir um projeto novo, não importa quantas vezes eu tente abrir. O desenho exportado não aparece, não sei se é um problema no sketchup ou no AutoCad. Você saberia me dizer como posso solucionar esse problema? Obrigado

    • 10 de junho de 2018 at 10:26 — Responder

      Olá Rafael,

      Já tinha visto esse problema no 2018. Tente, abrir o AutoCAD, importar o arquivo para ele vir como bloco e depois explodir ele.

      Um abraço!

  11. Cinthya
    28 de julho de 2018 at 11:54 — Responder

    Quando exporto mesmo em 2d, no AutoCad está abrindo em perspectiva. O que eu faço?

    • 29 de julho de 2018 at 11:17 — Responder

      Olá Cinthya,

      Você precisa alterar o projeto no sketchup e no menu Câmera colocar como projeção paralela e posicionar na vista que deseja antes de converter em formato dwg.

      Um abraço!

  12. Paula
    17 de agosto de 2018 at 17:18 — Responder

    Olá Luis André,
    Quando exporto meu esquete está indo exatamente como planejei, porém ao cotar, percebo que a medida não bate com a projetada no sketch. Sabe como posso resolver isso?
    Obrigada

    • 19 de agosto de 2018 at 19:31 — Responder

      Olá Paula,

      Pode ser um conflito de escala entre o Sketchup e o AutoCAD. Você pode tentar alterar a unidade do AutocAD antes de importar (o AutoCAD por padrão está em milímetros).

      Um abraço!

  13. Bruno Franco
    17 de agosto de 2018 at 23:34 — Responder

    Amigo, não sei se mais alguém teve problemas mas na minha exportação as medidas estavam sofrendo distorções !! Só resolvi redefinindo o tamanho do desenhono Autocad via a função “scale”. Estou usando o Sketchup 2016 e Autocad 2018.

    • 26 de agosto de 2018 at 11:46 — Responder

      Olá Bruno,

      Verifique se a distorção já não está acontecendo no Sketchup. Em todas vezes que usei este recurso não tive problemas de escala.

      Um abraço!

  14. Moira
    17 de setembro de 2018 at 10:52 — Responder

    Olá, estou com o Sketchup 7, ele é pro, consigo abrir arquivos em DWG nele, porém nao consigo exportar arquivo em DWG, o que fazer?

    • 21 de setembro de 2018 at 18:52 — Responder

      Olá Moira,

      Não sei se na versão Sketchup 7 era possível fazer esse tipo de exportação. Você já tentou com outro arquivo?

      Um abraço!

  15. IV
    23 de outubro de 2018 at 22:15 — Responder

    FOI MUITO UTIL. MUITO OBRIGADA!

  16. Matheus Souza
    20 de novembro de 2018 at 16:05 — Responder

    Foi muito util, mas depois de ja esta com a elevação no cad como faço pra colocar as hachuras, pois as linhas do mobiliário não vem continua

    • 26 de novembro de 2018 at 09:35 — Responder

      Olá Matheus,

      Essa parte não tem jeito, uma vez que é uma “gambiarra” essa conversão, então temos que concertar manualmente o desenho para que fique em condições de fazer preenchimentos com hachuras.

      Um abraço!

  17. BEATRIZ
    8 de dezembro de 2018 at 14:35 — Responder

    “Para fazer esse ajuste será necessário corrigir a visualização, para isso você deve ir até o menu Câmera. Abrindo o menu na faixa de opções observe que a opção perspectiva está selecionada. Para que a exibição seja ortogonal clique na opção Paralela.”
    Essa informação salvou a minha vida! Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *