SKETCHUP

Exportar Sketchup para AutoCAD [2D]

Exportar Sketchup para AutoCAD [2D] permite que você não tenha que redesenhar todo o seu projeto, proporcionando uma economia de tempo muito grande. Aprenda a fazer isso agora!

Você terminou o seu projeto, colocou todos os detalhes que precisava e agora precisa deste projeto em 2D no AutoCAD. E agora? Redesenhar tudo seria um completo pesadelo! Para não passar por esse sofrimento o Sketchup tem uma ótima ferramenta para resolver este problema.

EXPORTAR DO SKETCHUP PARA O AUTOCAD [2D]

O processo é bem simples mas antes é necessário que você configure corretamente a perspectiva e a vista que deseja que seja exportada para o AutoCAD. Vamos começar corrigindo a perspectiva.

Quando criamos um arquivo novo no Sketchup precisamos escolher um modelo (template) na maioria das vezes eles estão configurados para que a visualização do projeto seja em perspectiva.

exportar-sketchup-para-autocad

Mas se você precisa exportar seu arquivo para o AutoCAD provavelmente utilizará uma representação ortogonal, ou seja, sem ponto de fuga.

exportar-sketchup-para-autocad

Para fazer esse ajuste será necessário corrigir a visualização, para isso você deve ir até o menu Câmera. Abrindo o menu na faixa de opções observe que a opção perspectiva está selecionada. Para que a exibição seja ortogonal clique na opção Paralela.

exportar-sketchup-para-autocad

Com isso resolvemos o problema da perspectiva. Agora você precisa posicionar corretamente a vista que deseja exportar para o AutoCAD. O mais recomendado é que você não fique girando com o comando Orbitar até chegar na posição porque dificilmente ficará preciso.

exportar-sketchup-para-autocad

Mas como eu posiciono meu projeto corretamente?

Simples, basta utilizar o painel Exibições. Com ele você terá acesso as principais vistas do seu projeto sendo Perspectiva (Isométrica), Topo, Frontal, Lateral esquerda, Lateral direita, posterior e inferior.

exportar-sketchup-para-autocad

No meu Sketchup não tem esse menu! E agora?

Calma, provavelmente o painel Exibições está desativado. Para habilitá-lo basta ir até o menu Visualizar e clicar na opção Barra de Ferramentas.exportar-sketchup-para-autocad

Ao acessar a janela Barra de ferramentas localize a ative a opção Exibições. Pronto! O painel Exibições etá disponível para você.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora você precisa escolher a vista na qual deseja exportar para o AutoCAD. O que nos leva para outro problema. Caso seja uma vista externa basta posicionar através do Menu Exibições e dar procedimento. Porém se for uma planta baixa ou uma vista interna, será necessário uma visualização em corte.

Vou ter que cortar todo o meu projeto para poder exportar?

Não precisa, para isso você pode utilizar a ferramenta Seção. Caso não esteja sendo exibido o painel Seção basta ir até o menu visualizar > Barra de Ferramentas e escolher a opção Seção.

exportar-sketchup-para-autocad

Pronto, agora o painel Seção está disponível para uso. Neste painel você deve acessar a primeira ferramenta a Plano de Seção.exportar-sketchup-para-autocad

Observe que junto do cursor do mouse será exibido um ícone retangular com 4 setas. O tamanho do ícone irá variar de acordo com o tamanho do seu projeto, já que ele se adapta para envolver todo o seu projeto.

exportar-sketchup-para-autocad

Ao aproximar de qualquer objeto a ferramenta irá detectar a superfície. Escolha a superfície desejada e clique.

exportar-sketchup-para-autocad

Ao clicar o Plano de Seção se adapta ao tamanho do seu projeto exibindo um plano de corte. Agora você pode movimentar o plano de acordo com sua necessidade. Como exemplo vou fazer uma planta baixa, então vou clicar na face superior e ir descendo até chegar na atura de 1,50m.

exportar-sketchup-para-autocad

Para ocultar a exibição do plano de corte basta clicar no segundo ícone do painel seção o Exibir planos de seção.

exportar-sketchup-para-autocad

Aqui você pode encontrar alguns problemas, já que a ferramenta Plano de Seção corta absolutamente TUDO. Mas por uma questão de estética alguns elementos que estão acima do plano de corte nós representamos por inteiro como uma geladeira, sofás, etc.

exportar-sketchup-para-autocad

É um pequeno preço a se pagar, apesar que você de gerar diferentes cortes em diferentes alturas e exportá-los para o AutoCAD e fazer uma “junção” dos resultados.

Certo. agora que preparamos o projeto para ser corretamente exportado vamos ao que interessa, como enviar esta visualização para o AutoCAD? O processo é bem simples, vá até o menu Arquivo, localize a opção Exportar e escolha Gráfico 2D.

exportar-sketchup-para-autocad

Na janela Exportar Gráfico 2D, além de escolher a pasta na qual você deseja salvar o seu arquivo, você deverá ir até o campo Tipo e alterar para Arquivo DWG do AutoCAD.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora basta clicar em Exportar. No Sketchup não terá alteração nenhuma, afinal será criado um novo arquivo com a extensão .DWG que é o formato padrão de arquivos do AutoCAD.

exportar-sketchup-para-autocad

Agora basta abrir o arquivo e conferir o resultado. Ao iniciar o AutoCAD é comum aparecer a mensagem “This file was saved by an application that was not developed or licensed By Autodesk”, aqui basta clicar em Continue Opening DWG file.

exportar-sketchup-para-autocad

A mensagem está apenas avisando que o arquivo DWG não foi desenvolvido em um software da Autodesk. Agora basta conferir o resultado.

exportar-sketchup-para-autocad

Alguns detalhes a serem observados:

  • O Arquivo não vem organizado por blocos, ou seja, você terá que agrupar os objetos conforme sua necessidade.
  • O arquivo não vem organizado por camadas (layers), você também terá que organizar este detalhe.
  • O arquivo virá na mesma unidade que for desenhado no Sketchup.

Mesmo sendo necessário algum retrabalho, fica muito mais prático do que iniciar um projeto totalmente do zero. eu utilizo este recurso inclusive para criar blocos para o AutoCAD, quando eu não encontro um bloco com um bom acabamento eu baixo um modelo em Sketchup no 3DWarehouse e exporto para o AutoCAD.

Espero que este recurso agilize o seu trabalho, poupando muita dor de cabeça no seu dia a dia de projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

14 Comentários

  1. Leticia
    11 de maio de 2017 at 20:52 — Responder

    Caso o meu projeto seja muito pesado no sketch up, como faço pra diminuir o seu peso, na hora de exportar em 2d em dwg?

  2. Rachel
    17 de maio de 2017 at 11:57 — Responder

    Quando exporto, meu desenho fica como raio-X, aparece tudo o q esta por trás das coisas, tem como resolver??

    • 18 de maio de 2017 at 08:28 — Responder

      Olá Rachel,

      Tem sim, ou você acessa a opção Viewport Controls ou digita SHA + Enter e seleciona a opção que desejar como modo de visualização.

      Um abraço!

  3. Roberta Falcão
    23 de maio de 2017 at 09:38 — Responder

    bom dia

    quando exporto a perspectiva isométrica para o autocad ela nao vai na escala, não sai com a mesma medida que fiz no sketchup. como consertar isso?

    • 23 de maio de 2017 at 10:42 — Responder

      Olá Roberta,

      Neste caso temos duas possibilidades: a primeira é conferir a unidade do desenho no Sketchup e a do AutoCAD. A segunda é usar o comanda Scale para corrigir.

      Um abraço!

  4. Caio Jardim
    12 de junho de 2017 at 20:04 — Responder

    Meu sketch 15 não apresenta a opção de exportar para DWG quando vou exportar 2d. como faço para aparecer?

    • 15 de junho de 2017 at 13:50 — Responder

      Olá Caio,

      Confira se a versão do Sketchup que você possui é a Make ou a Pro. A versão Make não possui essa opção.

      Um abraço!

  5. Denize
    19 de junho de 2017 at 20:21 — Responder

    Oi,quando exporto as linhas saem grossas no cad, o que pode estar acontecendo?

    • 20 de junho de 2017 at 19:20 — Responder

      Olá Denize,

      você já conferiu e o botão Lineweight está ativado? digite LW e verifique se o campo display Lineweight está ativado, se estiver desmarque.

      Um abraço!

  6. Hillary Batista
    24 de setembro de 2017 at 12:50 — Responder

    Ola, quando exportei um bloco do sket para o cad não veio todas as informações, o que eu faço?

    • 27 de setembro de 2017 at 23:31 — Responder

      Olá Hilary,

      Dependendo da geometria, pode ser que alguns elementos não sejam entendidos durante a exportação. Qual foi o problema exato que vc teve?

      Um abraço!

  7. Gabriela
    3 de novembro de 2017 at 00:47 — Responder

    Olá

    O meu arquivo está muito pesado, já fiz como dito no comentário acima de “eliminar não usados” e ainda assim o arquivo está tão pesado, que ele não exporta.

    Tem alguma outra solução ?

    Obrigada

    • 3 de novembro de 2017 at 20:03 — Responder

      Olá Gabriela,

      Eu recomendaria você “quebrar em partes” o seu projeto, copiando parte dele para outro arquivo e fazer a exportação em partes. Se tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *