SKETCHUP & VRAY

Ferramenta Pintura Truques e dicas

A ferramenta pintura tem uma série de recursos embutidos que poucos profissionais conhecem. Aprenda a usar esses recursos agora!

Todo profissional acha que a ferramenta Pintura (Bucket) tem uma única forma de usar. Escolher a textura, e clicar no lugar que você deseja aplicar a textura, fim. Mas existem alguns truques e atalhos que nem todo mundo conhece, o que pode fazer você economizar um tempo precioso. Vamos entender um pouco mais dessa ferramenta.

APLICANDO MATERIAIS

Para aplicar materiais no Sketchup você pode simplesmente selecionar o material desejado na bandeja padrão que imediatamente a ferramenta Pintura (Bucket) é ativada. Em seguida basta clicar no local desejado que o material é imediatamente aplicado.

ferramenta-pintura

Outra opção é clicar na tecla (B) do seu teclado que a ferramenta é imediatamente ativada, porém, o material que vem ativado é o último que você utilizou. Se precisar alterar, você deve voltar à bandeja padrão e selecionar um novo material.

Até aqui nenhum segredo certo? Mas e se você quiser usar um material que já está aplicado na sua cena?

FERRAMENTA ESCOLHER AMOSTRA (ALT)

Você pode agilizar esse processo utilizando a ferramenta Escolher amostra, que está localizada dentro da aba de Materiais.

ferramenta-pintura

Prático não é? Mas tem como melhorar. Clique na tecla (B) para ativar o comando Pintura e deixe a tecla (ALT) pressionada para ativar a função Escolher amostra. Isso poupa o trabalho de ir até o painel de materiais.

ferramenta-pintura

Prático não é? E ainda tem mais!

SUBSTITUIR TODOS OS MATERIAIS DO MODELO PELO MATERIAL ATUAL (SHIFT)

Em alguns casos, você precisa substituir todos os materiais aplicados por um novo material. Isso dá muito trabalho, porque você precisa clicar em todas as faces do objetos na qual o material antigo tenha sido aplicado para substituir por um novo material.

Ao invés dessa trabalheira, escolha o material desejado, ative a ferramenta Pintura e antes de clicar na face desejada mantenha a tecla (SHIFT) pressionada. Observe que o ícone da ferramenta Pintura ficara com “três quadradinhos”. Isso quer dizer que o modo substituir está ativado.

ferramenta-pintura

Desta forma todas as faces do modelo que tiverem o mesmo material serão substituídas pelo novo material.

ferramenta-pintura

Lembrando que caso você tenha algum objeto dentro de um grupo ou componente, o mesmo não será alterado.

SUBSTITUIR MATERIAL SOMENTE DO OBJETO SELECIONADO (CTRL + SHIFT)

O processo é parecido com o anterior, porém você deve manter as teclas (SHIFT) e (CTRL) pressionadas. Observe que o ícone se altera novamente.

ferramenta-pintura

Agora basta clicar no material que deseja substituir.

ferramenta-pintura

SUBSTITUIR MATERIAL SOMENTE DAS  FACES CONECTADAS (CTRL)

Dependendo do caso, sua situação pode ser um pouco mais complexa. Você precisa substituir o material de um mesmo objeto, porém não do objeto inteiro. Nestes casos, você podem manter apenas a tecla (CTRL) pressionada.

ferramenta-pintura

Definindo assim que somente as faces conectadas terão o seu material substituído.

ferramenta-pintura

Pronto! Agora você tem alguns truques para agilizar o seu processo de trabalho, deixando de perder tempo aplicando materiais no processo “catando milho”.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *