AUTOCADPROFISSÃO

Ganhar dinheiro com AutoCAD, tem como?

Como ganhar dinheiro com Autocad? será que da mesmo? A partir de hoje teremos postagens regulares sobre AutoCAD x Mercado de Trabalho, para que os profissionais iniciantes possam entender melhor como funciona esse mercado e que fazer para ter uma boa remuneração!

Antes de mais nada vamos para o básico. O que é um cadista?

É um profissional que domina o uso de um software CAD – Computer Aided Design (Desenho auxiliado por computador). Ahh, se ele desenha no computador é a mesma coisa que um desenhista técnico, certo?? Errado!

O Autocad é um excelente programa, na minha opinião o melhor do mercado. Mas o AutoCAD é uma ferramenta que substitui lápis, borracha, esquadros e prancheta, além de agilizar (e muito!) o trabalho do desenhista.

Então, o que faz um Desenhista Técnico?

É um profissional que lê, interpreta e representa desenhos seguindo normas técnicas nacionais (ABNT) ou até mesmo internacionais. O desenho técnico é uma linguagem que o desenhista técnico domina.

Ok, mas e o dinheiro? Afinal o post é sobre isso certo?

Pensando no AutoCAD como ferramenta e no desenho técnico como conhecimento específico, acho que da pra perceber que para ser um bom profissional é preciso dos dois certo? Então saber apenas “mexer no AutoCAD” não é suficiente.

Uma frase que vou repetir à exaustão no site. “Dinheiro é consequência de um bom trabalho.” Se você é qualificado como o mercado precisa, vai ganhar dinheiro. Já atuei como coordenador de projetos e tive que “entrevistar” candidatos para trabalhar em nossa equipe. Na verdade eu cuidava do teste prático. Separava uma peça e solicitava ao candidato o seguinte:

“Preciso que você desenhe esta peça em três vistas (projeções ortogonais), coloque na escala, coloque cotas e imprima em uma folha A4. Você tem 40 minutos, boa sorte.”

ancoragem
PEÇA A SER DESENHADA NO TESTE PRÁTICO

Então, como você acha que se sairia? Se para você é tranquilo, parabéns, você sabe o mínimo do mínimo. Se não entendeu o que é para ser feito, lamento informar mas você não esta pronto para o mercado de trabalho, mas não se preocupe, se o QualifiCAD vai ajudar você.

Ahh, mas eu vou desenhar plantas! É bem mais fácil. Será mesmo? Se fosse tão fácil porque arquitetura é um curso de 5 anos?

Eu ficava muito assustado com a falta de conhecimento dos candidatos. Eram problemas que iam desde não saber usar o AutoCAD como não conseguir desenhar a peça, colocar cotas… imprimir um desenho no autocad? Eram raros os que conseguiam.

Mas e a grana?? Quero saber se da dinheiro ou não!

Ok! Vamos ao dinheiro. Faça um teste simples, entre em um site de empregos, geralmente tem uma seção “guia de profissões e salários” compare Desenhista Cadista com Desenhista Técnico. Vai lá que eu espero…

Comparou?

Ok, viu que desenhista técnico ganha um pouco mais né? Ué, quem desenha no lápis ganha mais que o que desenha no computador??? Não exatamente. Hoje o desenhista técnico já desenha no computador. Ou seja, se você sabe apenas “mexer no Autocad” é com esse profissional que você vai competir.

Então preciso saber AutoCAD e desenho técnico pra ganhar dinheiro? Vou ganhar bem?

É obrigação de um desenhista técnico ter conhecimento em AutoCAD ou um software equivalente. Saber os dois vai favorecer você, e muito, a entrar no mercado de trabalho. Entrando no mercado de trabalho você pode se capacitar para ser um profissional cada vez melhor e consequentemente, quanto melhor você for, mais empresas se interessarão por você, logo melhores oportunidades de salário.

Resumindo da pra ganhar dinheiro sim! Vai depender única e exclusivamente do seu empenho!

Em breve mais postagens com dicas para você otimizar seu conhecimento, turbinar o seu currículo e, não menos importante, ganhar dinheiro!!

Gostou? Curta nossa página no facebook! QualifiCAD.com

Dúvidas? Comentem!

 

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

10 Comentários

  1. 11 de março de 2016 at 01:35 — Responder

    Boa noite.
    Estou querendo iniciar um curso de autocad, solicito sua ajuda como me proceder, dicas, orientações.

    • 11 de março de 2016 at 21:29 — Responder

      Olá Fabrício,

      Em um curso de AutoCAD você irá aprender a usar o programa. Parece óbvio, porém existem áreas de atuação no mercado onde você pode usar o AutoCAD para projetos de elétrica, desenho mecânico, projetos arquitetônicos, etc. É interessante que você determine em que área você quer trabalhar, pois provavelmente você irá precisar de outros cursos para melhor lhe capacitar para atuar nestas áreas.
      Quanto ao modo de aprendizagem, você pode fazer tando on-line como presencial. Caso se matricule em uma escola para um curso presencial, se informe sobre quem será seu professor, em que área atua, se esta no mercado, etc. Se você quiser trabalhar com projetos arquitetônicos e seu professor trabalhar com desenho mecânico, não quer dizer que o curso será ruim, mas pode ser que você não consiga aproveitar como deveria.
      Outra situação é, você quer apenas o conhecimento em AutoCAD ou o diploma é importante para o seu curriculo? Estou perguntando isso porque existem escolas que são ATC’s (Autodesk Training Centers) que são escolas autorizadas pela Autodesk (empresa que desenvolve o AutoCAD) a ministrar cursos de AutoCAD (Eu dou aula em um ATC) geralmente o valor do curso é um pouco mais alto, porém você terá dois diplomas, sendo um da escola e outro diploma da própria Autodesk.
      Espero ter ajudado com suas dúvidas Fabrício, mas fique a vontade para perguntar.

      Um abraço!

  2. marclo
    6 de julho de 2016 at 18:52 — Responder

    ola amigo, estou fora do mercado de trabalho e estou tentando voltar agora, estou fazendo um curso tecnico de eletrotecnica e comecei o autocad 2D e 3D, onde vc acha que serei mais valorizado? industria, construção civil, etc? desde já agradeço a atenção.

    • 8 de julho de 2016 at 00:13 — Responder

      Olá Marco,

      Qualquer tipode projeto que você venha a representar (arquitetônico, elétrico, sistemas, etc) você precisará utilizar algum software para isso. Mesmo que não seja o AutoCAD. Procure se informar com os professores do seu curso quais os softwares mais recomendados, ou até mesmo cursos complementares. Se eu não tiver entendido errado, seu curso é na área de elétrica. A Autodesk tem uma versão do autoCAD Electrical, dê uma pesquisada, pode ser que lhe ajude.

      Um abraço!

  3. Diego
    5 de janeiro de 2017 at 12:31 — Responder

    Bom dia, amigo
    não sei nada de autoCAD, não tenho experiência com nada!
    Mas gostaria de aprender, qual o melhor jeito de eu começar?
    Teria que fazer algum outro curso primeiro?
    aguardo resposta!

    • 9 de janeiro de 2017 at 21:02 — Responder

      Olá Diego,

      Recomendo que faça um curso sim. Procure por um ATC Centro de treinamento autorizado pela Autodesk, o Senac é um por exemplo. Desta forma você terá o certificado da escola e o certificado da Autodesk, além de ter um professor melhor qualificado.

      Um abraço!

  4. Henrique Vinicius
    12 de janeiro de 2017 at 11:17 — Responder

    Bom dia, Luis.

    Bom como começar, vamos lá. Eu trabalho em uma metalúrgica a 5 anos e meio como auxiliar de administrativo – setor Engenharia da Qualidade, pretendo não ficar mais muito tempo aqui, porem não estão me valorizando como eu acho que deveriam.

    Bom vamos ao que interessa.
    Eu tenho Formação: Desenhista mecanico, Leitura e interpretação de Desenho, Auto Cad 2D e 3D todos feitos na escola Senai e este ano comecei a fazer um Curso de Projeto de Máquinas na Escola Pro – Tec, meio do ano pretendo prestar um vestibular para entrar na Etec, Senai para fazer um Técnico.

    O que vc acha que devo fazer ?

    • 17 de janeiro de 2017 at 19:00 — Responder

      Olá Henrique,

      Acho que você está fazendo a sua parte, correndo atrás. Se sua área de atuação é a mecânica, converse com profissionais da área, olhe as vagas na área para saber o que está sendo solicitado de conhecimento desses profissionais. Estamos numa crise? com ou sem crise as empresas precisam de bons profissionais, então as vezes temos que ser pacientes (mesmo com um monte de contas para pagar), mas ser paciente não é ficar esperando as coisas acontecer e sim ficar atento as oportunidades.
      Infelizmente não existe um manual de como se dar bem nesta área, mas não conheço ninguém que se deu mal por estudar, então continue estudando!

      Um abraço!

  5. Eduardo Araújo
    13 de fevereiro de 2017 at 15:38 — Responder

    Olá, parabéns pelo Post.
    Bom, trabalhei como cadista por 1 ano, faço desenhos de planta baixa, corte, fachada, de aprovação, maquetes eletrônicas etc. (Trabalho com Autocad, Lumion e Sketchup),
    Possuo conhecimento sobre desenho técnico (ler, interpretar…), Porém estou querendo me lançar como Freelancer e começar a projetar tbm, tenho um amigo engenheiro que pode me ajudar com a parte de assinar projetos e etc.
    Gostaria de saber a opinião de vocês em relação a isso.
    Existe algum curso que possa me auxiliar?
    Qual a melhor forma de começar?
    Como cobrar pelos desenhos no inicio?
    Grato desde já

    • 13 de fevereiro de 2017 at 19:55 — Responder

      Olá Eduardo,

      Recomendo um curso tecnólogo em edificações ou o técnico de edificações. São cursos curtos onde você irá aprender toda a parte de elaboração de um projeto de forma consistente e sem ter que recorrer a “alguém para assinar”, já que você mesmo estará qualificado para isso.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *