REVITORGANIZAÇÃOCOLABORAÇÃO E VÍNCULOS

Gerenciar camadas da importação DWG

Gerenciar camadas da importação DWG, permite fazer configurações como, ocultar, exibir e inclusive alterar suas cores, facilitando seu manuseio e edição. Aprenda agora!

Você importou um arquivo do AutoCAD e precisa fazer algumas alterações como ocultar alguns layers, editar outros. Neste momento você pensa que vai precisar importar o arquivo novamente.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Na verdade não precisa. Mesmo o arquivo DWG se tratar de uma importação, é possível ter um centro controle sobre as camadas deste arquivo importado, poupando o trabalho de abrir o AutoCAD, fazer as correções e importar novamente.

Vamos entender como fazer estas edições, porém antes vamos ver como é realizada a importação de um arquivo DWG.

IMPORTAR FORMATOS CAD

O processo de importação de um arquivo com extensão DWG é bem simples, onde basta ir até a aba Inserir e no painel Importar clicar no botão Importar CAD.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No processo de importação, no que se refere as camadas, podemos fazer algumas configurações nos campos Cores e Camadas/Níveis.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No primeiro campo, o Cores, definimos como as cores serão apresentadas, lembrando que no AutoCAD temos uma área de trabalho de fundo preto e no Revit de fundo branco. Aqui será possível determinar se as cores não serão Invertidas, se as cores serão Preservadas ou se deseja que fiquem em Preto e branco.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No campo Camadas/Níveis é possível escolher entre trazer Todas as camadas, trazer somente as camadas que estão visíveis ou Especificar quais camadas serão importadas.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Quando você seleciona o campo Especificar, é necessário clicar em Abrir para que seja exibida a janela Selecionar Camadas/níveis para importar/vínculo seja exibida. Nesta janela você pode indicar manualmente quais camadas deseja que sejam importadas.

gerenciar-camadas-importação-DWG

E é nesta etapa onde a maioria fica perdida, já que dependendo do arquivo a quantidade de camadas pode passar de 100 facilmente. Fora problemas como importar camadas desnecessárias ou remover camadas importantes. Principalmente se não foi você que elaborou o projeto.

Mas o que eu faço então?

Importe tudo e gerencie pelo Revit o que deve ser exibido ou não.

Mas tem como fazer isso?

Tem e vamos aprender agora como fazer. O processo é muito simples e prático. Vamos lá!

GERENCIAR CAMADAS DA IMPORTAÇÃO

Como exemplo, vou importar uma planta simples de uma casa popular com poucas camadas para facilitar a explicação.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No exemplo, eu não precisaria da camada de cotas, já que posso extrair as medidas diretamente no Revit ou simplesmente desenhar as paredes por cima. Para resolver este problema você deve ir até a aba Vista e no painel Gráficos clicar em Visibilidade/Gráficos (ou o atalho VG).

gerenciar-camadas-importação-DWG

Na janela Sobreposição de Visibilidade/ Gráficos para,  controla o comportamento gráfico das linhas e preenchimentos exclusivamente da vista atual. Observe que de acordo com a vista que estiver ativa o nome da mesma é exibido no título da janela.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Teremos uma publicação onde vamos explorar com detalhes o que é possível fazer com esta ferramenta. Porém hoje vamos nos concentrar em uma aba específica, a de Categorias Importadas. Clique na aba Categorias Importadas.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Observe que na coluna Visibilidade você consegue visualizar o nome do arquivo importado e logo abaixo todas as camadas do arquivo.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Na própria coluna de Visibilidade, ao lado das camadas, se você desmarcar alguma camada e clicar em aplicar a mesma é removida da visualização da vista.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Desta forma você não precisa nem fechar a janela. Basta arrastar a janela para o lado, ir desmarcando as camadas que não lhe interessa e ir clicando em Aplicar. Caso desmarque alguma camada importante por acidente, marque-a novamente e clique em aplicar.

Certo, isso resolve o problema das camadas desnecessárias, mas e as cores?

Para alterar a cor de uma camada existente, você deve ir localizar a camada desejada e na coluna linha clicar na opção Sobrepor. Vou alterar a cor do mobiliário como exemplo.

gerenciar-camadas-importação-DWG

A opção sobrepor, altera as configurações originais da camada. Clicando nesta opção, será exibida a janela Gráficos de linha, onde podemos fazer algumas configurações.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Observe que temos basicamente 3 opções, que nos permitem alterar a Espessura, alterar a Cor e alterar o Padrão de linha (continua, tracejada, traço-ponto, etc.). Note todos os campos estão marcados como <Sem sobreposição>. Isso facilita a identificação quando houver.

No campo Espessura você pode escolher uma nova espessura para a linha.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No campo cores é exibida a janela Cor onde você pode selecionar a cor que desejar.

gerenciar-camadas-importação-DWG

E no campo Padrão há uma lista com diversas configurações de linhas. Como as opções são exibidas em texto, caso você não saiba identificar desta forma, clique nos “três pontinhos” para que seja exibida a janela Padrões de linhas, onde fica mais fácil visualizar os tipos de linhas disponíveis.

gerenciar-camadas-importação-DWG

No exemplo, vou alterar a cor do mobiliário para azul e o padrão para Oculta (tracejado).

gerenciar-camadas-importação-DWG

Basta clicar em ok que já será possível visualizar na coluna Linhas a alteração.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Clicando em Ok, você pode conferir o resultado direto no projeto. Conforme já foi mencionando anteriormente, as alterações realizadas aqui afetam apenas a vista atual. Se você for para outra vista, o DWG importado será exibido normalmente.

gerenciar-camadas-importação-DWG

O padrão do espaçamento pode variar em função da escala que você estiver trabalhando. Mas aqui percebemos um problema. A hachura da calçada também ficou azul! Por que isso aconteceu?

Simples, a hachura da calçada esta na mesma camada. Logo para que seja possível uma perfeita organização das alterações que fizermos no Revit o arquivo que foi elaborado no AutoCAD deve estar devidamente organizado. Vamos ver outro possível problema, o sistema ByLaer do AutoCAD.

Observe que as paredes estão com linhas verdes e um preenchimento de hachura cinza. Porém, neste arquivo tanto a linha de parede como a hachura estão na mesma camada. A diferença é que a linha verde da parede está como ByLayer e a hachura não, por isso ela está cinza. Vou mudar a cor da camada Parede para ver o que acontece.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Mudei a cor para laranja, só que ao retornar ao projeto percebo que tanto a linha de parede como o preenchimento de hachura estão laranjas.

gerenciar-camadas-importação-DWG

O que eu faço nesses casos?

Infelizmente será necessário alterar o arquivo DWG. O Revit não consegue interpretar o sistema ByLayer, logo quem manda, à partir do momento em que fazemos alterações, é a cor da camada.

Quer saber mais sobre ByLayer? Tenho outra publicação que da mais detalhes. Confira clicando aqui:

BYLAYER E BYBLOCK, QUAL A DIFERENÇA?

Uma outra configuração possível para a importação é o Meio-tom, que como o nome diz deixa o arquivo em uma tonalidade mais clara, chamando menos a atenção, porém ainda assim, permitindo sua visualização.

Para ativar é só marcar a opção disponível na coluna Meio-tom.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Observe que não é possível indicar o meio-tom para as camadas de maneira independente, ou seja, o arquivo inteiro da importação ficará em meio-tom.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Legal, mas e se eu quiser remover a sobreposição?

Simples, na coluna Linhas clique na sobreposição aplicada e na janela Gráficos de linha, clique em Limpar sobreposição.

gerenciar-camadas-importação-DWG

Pronto, com esse novo leque de possibilidades você conseguirá gerenciar seus arquivos importados de maneira muito mais eficiente, sem perder o tempo de ficar editando o arquivo DWG.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *