MODELAGEMREVIT

Guia Básico – Escada Montada

BANZO FECHADO

Em um banzo fechado, podemos fazer as seguintes modificações: alterar o tipo de perfil, as dimensões do perfil, o material e o tipo de corte.

guia-básico-escadas

Para editar o perfil da Escada, precisamos selecionar a escada e na aba Modificar|Escadas clicar em Editar escadas.

guia-básico-escadas

Agora você está no modo Modificar|Criar escadas, então aqui você consegue selecionar as famílias que compõem a escada. Selecione qualquer banzo e em seguida clique em Editar tipo.

guia-básico-escadas

Você também pode acessar o painel de edição do banzo selecionando a escada, clicando em Editar Tipo e depois vá até o campo Suportes e clique em Tipo de Suporte Direito/Esquerdo. Clicando dentro do campo, irá aparecer um ícone quadrado com “3 pontinhos”.

Clique nele para que outra janela seja exibida, a de Família de sistema: Banzo.

guia-básico-escadas

Observe que a janela Editar Tipo está mostrando novas opções de edição.

guia-básico-escadas

Agora tempo o campo Materiais e acabamentos, onde você pode escolher em Material o tipo que deseja aplicar ao Banzo.

guia-básico-escadas

Logo abaixo, no campos Cotas, temos na primeira linha a opção Perfil de Corte, onde você pode escolher um novo perfil entre os que já estão carregados no seu projeto.

guia-básico-escadas

Não gostou das opções de perfil disponíveis? Acesse essa publicação que fiz ensinando a fazer perfis personalizados, basta clicar no link abaixo:

CRIAR PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO

O campo Inverter perfil de corte é mais utilizando quando precisamos corrigir o sentido em que o perfil foi carregado. É comum você carregar um perfil e ele vir virado para o lado errado.

guia-básico-escadas

Nos demais campos, você pode controlar as dimensões de profundidade do banzo em relação ao alinhamento da parte inferior da escada.

guia-básico-escadas

Aqui os campos devem ser editados em conjunto, já que a transição do banzo do lance para o banzo do patamar gera uma diagonal de concordância, podendo não gerar o resultado desejado.

Os campos Profundidade total e Largura são parâmetros relativos ao tipo de perfil, no caso o padrão (perfil retangular) onde é possível alterar a altura e largura do perfil.

guia-básico-escadas

Caso escolha outro perfil estes campos estarão bloqueados.

guia-básico-escadas

Outro ajuste possível são as chegas e saídas dos banzos. Para isso selecione o banzo desejado e no painel Propriedades localize o campo Restrições.

guia-básico-escadas

Os campos Corte final inferior e Corte final superior permitem três configurações de corte do banzo: Perpendicular, vertical e horizontal.

guia-básico-escadas

Já o campo Recortar Suporte na parte superior oferece as opções: Não recortar, Coincidir nível e coincidir suporte do segmento de conexão.

Neste campo você consegue controlar a chegada do banzo em relação ao pavimento superior, controlando o acabamento de recorte.

guia-básico-escadas

Agora vamos entender o que pode ser configurado no banzo aberto.

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

1 Comentários

  1. Eduardo
    6 de Fevereiro de 2018 at 14:30 — Responder

    Fala Luis, Show de bola o tutorial…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *