AUTOCADRENDERIZAÇÃO & GRÁFICOS

Hardware Acceleration. Para que serve?

Hardware Acceleration. Para que serve? Provavelmente você já viu uma janelinha avisando que ele está ativado mas o que ele faz realmente? Aprenda agora!

Hoje já é possível adquirir computadores com configurações cada vez mais potentes e com um preço razoavelmente acessível e com este cenário o AutoCAD criou o recurso Hardware Acceleration para tirar o máximo de proveito do seu computador.

Quando você inicializa o AutoCAD pela primeira vez ele se encarrega de verificar a configuração da sua máquina e ativa (ou não) o recurso de Hardware Acceleration. Geralmente é exibido um pequeno balão no canto inferior esquerdo da tela.

hardware-acceleration

No alerta temos a seguinte informação: A aceleração de hardware está ativada, e seu sistema de gráficos foi automaticamente otimizado para 2D e3D.

Com base na capacidade gráfica do seu computador algumas funções foram ativadas e para visualizar o que está ativado ou desativado basta clicar em Click here to view the optimization results (clique aqui para ver os resultados).

Mas já fechei essa janela e ela não aparece mais e agora?

Basta clicar com o botão direito em Hardware Acceleration e clicar na opção Graphic Performance (ou digite GRAPHICSCONFIG + enter).

hardware-acceleration

Na janela Graphic Performance (que vou explicar com detalhes mais pra frente) clique no botão Tuner Log para abrir um arquivo .TXT com o resultado.

hardware-acceleration

No arquivo será exibido uma série de informações sobre sua placa de vídeo e demais componentes do seu computador. Relaxe, eu também não sou especialista pra entender toda essa informação mas da pra identificar algumas coisas.

Já no início será exibida sua placa de vídeo e driver instalado.

hardware-acceleration

Não vou explicar todos os detalhes mas o que nos interessa está bem no final da lista que são os efeitos (Effects) que estão ativados.

hardware-acceleration

Tenha em mente que diversas funcionalidades “pesadas” são destinadas ao 3D e dependendo do seu processo de trabalho, ou seja, se você trabalha apenas com 2D podem ser totalmente desnecessárias, então ter itens como not supported (não suportado) não quer dizer que seu computador não aguenta rodar o AutoCAD.

Outro detalhe é que mesmo que seu computador aguente todos os efeitos você pode estar forçando ele a ser usado além do necessário, como se dos 100% que sua máquina aguenta você começa a trabalhar em um arquivo novo já com mais de 80% de consumo. Aí basta uma hachura pra tomar um fatal error.

Mas se eu desligar o Hardware Acceleration o que eu perco?

Você pode desligar por completo o Hardware Acceleration ou desligar algumas funcionalidades dele que já “refresca” para o seu computador. vamos entender o que são cada uma delas.

GRAPHICS PERFORMANCE

Volte para a janela Graphics Performance. Logo no início você terá o campo Hardware Setup onde serão exibidos três itens:

  • Video Card: Placa de vídeo.
  • Driver version: Versão instalada do driver da placa de vídeo.
  • Virtual Device: versão do software da placa de vídeo.

hardware-acceleration

A “estrelinha” reconhece se a placa de vídeo garante que a placa de vídeo é “Reconhecida e certificada”. Outra coisa que você não precisa se preocupar, porque somente placas Nvidia eram reconhecidas em função de uma parceria com a Autodesk. Além disso essa parceria foi encerrada recentemente.

hardware-acceleration

Se a sua placa tiver uma estrelinha clique nela abrirá o site da Autodesk dando maiores informações da sua placa.

hardware-acceleration

Agora indo para o que interessa Effects Settings. A primeira opção é o Hardware Acceleration onde você pode deixar ligado ou desligado. Se desligar todas as funções do Effect settings são desligadas, se você deixar ligado as demais funções podem ser desligadas individualmente.

hardware-acceleration

Vamos entender o que cada um dos campos “turbina”.

HIGHT QUALITY GEOMETRY (FOR CAPLE DEVICES)

Cria curvas de alta qualidade e pesos de linha. Com ele desativado épossível perceber que qualquer cincunferência fica levemente irregular.

hardware-acceleration

O Hight Quality Geometry automaticamente ativa a opção Smooth Line Display. Lembrando que esta opção só está disponível para DirectX 11 (ou posteriores).

Mas o que é esse Smooth Line Display?

Controla o status do efeito anti-aliasing de tela cheia (um tipo de desfoque, para disfarçar as bordas que ficam muito quadriculadas). Esta opção remove o efeito irregular sobre a exibição de linhas diagonais e bordas curvas. Quando a opção Geometria de Alta Qualidade (para dispositivos com capacidade) estiver ativada, a opção Smooth Line Display estará sempre ativada.

hardware-acceleration

ADVANCED MATERIAL EFFECTS

Controla o status do efeito de materiais avançados na tela. Atenção, não é a renderização que este recurso controla. Ele permite simular o efeito de relevo de determinados materiais sem a necessidade de uma renderização.

hardware-acceleration

Ah, mas este recurso é para 3D! Vou desligar!

Este recurso só vai consumir algum recurso de hardware de seu computador se você estiver trabalhando com 3D, no 2D não fará diferença alguma.

FULL SHADOW DISPLAY

Habilita a visualização das sombras. Também exclusivo para o 3D, onde quando habilitado permite visualizar o posicionamento das sombras sem a necessidade de renderização.

hardware-acceleration

PER-PIXEL LIGHTING (PHONG)

Permite a computação de cores para pixels individuais. Com esta opção ativada, os objetos 3D e os efeitos de iluminação aparecem mais lisos na tela.

hardware-acceleration

UNCOMPRESSED TEXTURE

Aumenta a quantidade de memória de vídeo para exibir texturas de melhor qualidade em desenhos que contêm materiais com imagens ou possuem imagens anexadas. Voltado para materiais com mapas (imagens que servem como textura).

CONCLUSÃO

Boa parte das ferramentas são voltadas para recursos 3D então se você precisar trabalhar com o Hardware Acceleration desligado não precisa se preocupar caso trabalhe exclusivamente com os recursos 2D. Logo, se o seu computador está muito instável, dando erros e travando, desligue o hardware acceleration sem preocupação.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *