REVITANOTAÇÕES

Identificar ambientes no Revit

Identificar ambientes no Revit é uma das ferramentas mais simples e rápidas para trabalhar, porém alguns tipos de ambientes podem gerar problemas, então aprenda agora como resolver!

Seu projeto esta pronto e você precisa identificar cada um deles colocando o nome correspondente e a metragem quadrada. No AutoCAD seria o momento de sacar a calculadora da gaveta e começar a fazer contas, porém no Revit não temos esse trabalho todo, basta ir até a aba Arquitetura e localizar o painel Ambiente e Área.

identificar-ambientes

Então vamos entender como usar e resolver alguns problemas pelo meio.

IDENTIFICAR AMBIENTES

Vá até a aba Arquitetura e no painel Ambiente e Área e clique na ferramenta Ambiente.

identificar-ambientes

Perceba que ao clicar na ferramenta, somos direcionados a aba Modificar|Ambiente, que nos oferece duas opções: Colocar ambientes automaticamente e Realçar limites, além do painel Identificador com a opção Identificar na colocação.

identificar-ambientes

Por padrão, a opção Colocar Ambiente Automaticamente já vem ativada, observe também, que junto do cursor do mouse temos um ícone retangular com a descrição Ambiente.

identificar-ambientes

Aqui precisamos esclarecer alguns detalhes. Temos aqui duas famílias distintas. A primeira corresponde ao ambiente, a segunda corresponde ao identificador do ambiente.

identificar-ambientes

Sem um ambiente não é possível inserir um identificador, já que as informações presentes no identificador correspondem ao ambiente. Essas informações podem ser configuradas e inclusive personalizadas, mas vamos entender um pouco mais antes de avançarmos.

Para identificar um ambiente, o Revit tem uma regra muito simples: o ambiente precisa ser fechado ou que tenha algo que faça a função de delimitar o ambiente. A partir do momento em que você passar o mouse dentro de um ambiente fechado, perceba que a caixa retângular (azul) assume o formato do ambiente.

identificar-ambientes

Outro detalhe é que por padrão o campo Identificar na colocação já vem ativado. Recomendo que mantenha assim, isso permite que ao inserir o ambiente, o mesmo já tenha seu identificador.

identificar-ambientes

Para inserir um ambiente, basta mover o mouse até o local desejado (desde que seja fechado) e clicar.

identificar-ambientes

O Identificador de ambiente padrão exibe um campo para o nome e outro para o número do ambiente. O que você pode fazer é antes de inserir os identificadores, escolher um dos disponíveis no seu modelo. Para isso clique na ferramenta Ambiente e antes de selecionar os ambientes desejados, vá até a janela de propriedades e escolha o identificador que preferir.

identificar-ambientes

Não gostei de nenhum deles e agora?

Aprenda a criar o seu. Já fiz uma publicação explicando o passo-a-passo. Veja no link abaixo:

CRIAR FAMÍLIA DE IDENTIFICADOR DE AMBIENTES

Caso deseje remover o ambiente lembre-se, você deve deletar tanto o ambiente como o identificador de ambiente. Muita gente acha que deletando o identificador o ambiente vai embora junto, porém se você passar o mouse, vai perceber que o ambiente ainda está ali. Inclusive o Revit exibe um alerta caso faça isso.

identificar-ambientes

Deletei o identificador de ambiente ou criei ambientes sem identificadores, e agora?

Calma, para inserir identificadores de ambientes em ambientes existente basta ir até a aba Anotar, painel identificador e clicar no botão Identificador de ambiente.

identificar-ambientes

Agora que você entendeu o que é um Ambiente e um identificador de ambiente, vamos solucionar alguns problemas.

IDENTIFICANDO AMBIENTES

Para identificar um ambiente, o processo como você viu é muito simples, porém, e quando eu tenho uma área fechada que na verdade são dois ambientes?

identificar-ambientes

Para estas situações temos a ferramenta Separador de ambientes, localizada na aba Arquitetura, no painel Ambiente e Área.

identificar-ambientes

Basta clicar na ferramenta e delimitar o ambiente desejado. Observe que a ferramenta emprega as ferramentas de croqui, então o processo é simplesmente traçar uma linha fechando qualquer espaço, fazendo com que o ambiente desejado fique fechado, ou melhor dizendo, delimitado.

identificar-ambientes

Um outro recurso para lhe ajudar a entender como o Revit entende os ambientes fechados é a opção Realçar Limites. Para ativá-la, clique na ferramenta Ambiente para acessar o painel Modificar|Colocar ambiente.

identificar-ambientes

Ao clicar na ferramenta, todo e qualquer item que tenha a função de delimitar um ambiente ficará na cor laranja.

identificar-ambientes

Observe que inclusive os separadores de ambientes ficaram na cor laranja.

Outro problema é que em algumas situações o ambiente pode ser muito pequeno, e uma alternativa é posicionar o texto na vertical. Então, ao clicar na ferramenta ambiente, na barra de opções, altere o campo Horizontal para vertical.

identificar-ambientes

Caso já tenha inserido o ambiente, basta selecionar o identificador e ir até a janela de Propriedades.

identificar-ambientes

Pronto! Acredito que com isso já é possível identificar os ambientes do seu projeto, de forma rápida e prática!

identificar-ambientes

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Mauro Contini
    2 de outubro de 2017 at 18:20 — Responder

    Boa dica. Mas ao criar o identificador, muito poucas informações são editáveis. Por exemplo:

    1. Como faço para modificar a fonte das legendas?
    2. Como faço para usar diferentes tamanhos de fontes para as legendas (para ambientes menores) ?
    3. Como modificar a posição das/entre as janelas das legendas ?

    Aguardo sua resposta. Grato. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *