ARQUITETURA, ESTRUTURA E SISTEMASDESENHO E EDIÇÃOPROBLEMAS COMUNSREVIT

Inserir portas em parede cortina

Inserir portas em parede cortina é pode ser um verdadeiro problema caso o profissional não conheça o processo, por isso vamos explicar o passo-a-passo para você não sofrer mais com isso. Aprenda agora!

Colocar portas em paredes não tem segredo, agora quando precisamos fazer isso em uma parede cortina já começam a aparecer algumas complicações, que na verdade podem ser resolvidas de maneira bem simples, mas devemos nos atentar a qual tipo de parede cortina queremos inserir uma ou mais portas.

Temos por padrão três tipos: Parede cortina, Vidraça externa e Vitrine.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Serão comentados como aplicar portas para todos os sistemas, então vamos lá!

PAREDE CORTINA

Para parede cortina temos um plano liso e uniforme para toda a extensão da parede, onde podemos determinar onde será necessário antes de inserir uma porta inserir os segmentos necessários através da ferramenta Eixo cortina, para acessá-la vá até a aba Arquitetura, localize dentro do painel Construir o botão Eixo Cortina.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Ao clicar seremos direcionado a aba Modificar|Colocar Eixo Cortina, onde será possível adicionar os eixo que precisamos.

inseirir-portas-em-parede-cortina

O processo é simples, basta aproximar o cursos do mouse da borda da cortina para que um tracejado apareça no local onde precisamos inserir o eixo. Não se preocupe com a medida, é possível corrigir depois.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Agora precisamos de uma porta, mas não qualquer porta e sim uma para cortina de vidro. Caso não tenha uma no seu template o Revit possui uma família em sua biblioteca na pasta Brazil. Basta ir até a aba Inserir e no painel Carregar da Biblioteca clique no botão Carregar Família.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Ao acessar o navegador, localize a pasta Porta e dentro a Família Porta-Parede-Cortina-Vidro-Dupla.Rfa e clique em Ok.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Não irá acontecer nada ao finalizar porque apenas acrescentamos esta família ao template que estamos trabalhando. Na sequência vamos para a parte principal, colocar a porta na cortina de vidro.

Com uma porta convencional podemos simplesmente posicionar a porta em um lugar qualquer dentro de uma parede e clicar, no caso de uma parede cortina não inserimos a porta na parede cortina, nós substituímos um painel de vidro por uma porta. Para isso devemos selecionar o painel que será substituído.

Geralmente é bem chato selecionar o painel sem clicar em algo indesejado, por isso vamos usar o botão TAB. Basta posicionar o mouse próximo da borda e ir apertando TAB até o painel ficar com a borda azul e clicar com o botão esquerdo do mouse.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Para fazer a substituição basta ir até o painel de Propriedades e trocar o Painel do sistema Envidraçado pela Porta-Parede-Cortina-Vidro-Dupla. Dependendo da família (por exemplo a simples) não será possível visualizá-la na vista 3D, por isso altere para a Planta de Piso: Nível 1.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Agora vamos para a próxima, Vidraça Externa.

VIDRAÇA EXTERNA

A parede cortina Vidraça Externa já vem com todos os eixos inseridos. Caso precise você pode adicionar novos eixos de acordo com sua necessidade seguindo o mesmo processo adotado para a Parede Cortina. Neste caso podemos pular diretamente para a etapa de colocação da porta.

Caso não tenha uma porta repita o processo de carregar a Família e em seguida selecione o painel desejado, no exemplo vou utilizar a mesma porta,  Porta-Parede-Cortina-Vidro-Dupla.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Se você também utilizou a porta dupla ocorreu um problema, as duas folhas da porta foram inseridas no mesmo painel. O Revit não entende que cada folha deve ficar em um painel separado, por isso antes de inserirmos a porta devemos criar um painel duplo.

O processo é simples, basta eliminar um eixo entre dois painéis, para isso selecione o eixo desejado e observe que irá aparecer a aba Modificar|Eixos Parede cortina e o botão Adicionar/Remover segmentos.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Para remover o eixo basta clicar no botão Adicionar/Remover segmentos e clicar no eixo desejado.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Pronto! Agora basta selecionar o painel duplo e substituir o painel pela porta de duas folhas, com isso ela será representada da forma correta.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Agora, vamos para a última parede cortina, Vitrine.

VITRINE

A parede cortina Vitrine além dos eixos dividindo todo o plano em painéis, também tem os montantes, que nada mais são do que a caixilharia (estrutura metálica) onde os vidros serão fixados. Também devemos substituir um painel simples ou duplo por uma porta, porém será necessário remover os montantes também.

Neste caso devemos remover os montantes da parte inferior e o montante central.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Observe que ao tentar deletar os montantes nada acontece. Isso ocorre porque os montantes estão fixados, ou seja, sua posição ou edição está bloqueada. É possível identificar isso através dos alfinetes. Para permitir a edição, basta desmarcar os alfinetes para que seja possível excluí-los.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Lembre que o eixo central também deve ser removido, caso deseje inserir uma porta de duas folhas.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Quando você for selecionar o painel, observe que não é possível fazer a troca pela porta, porque o mesmo está bloqueado para edição (observe o alfinete), para permitir a edição basta remover o alfinete.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Para a Vitrine, utilizei a Porta-Parede-Cortina-Frente de loja-dupla.rfa que também esta disponível na pasta Brazil.

inseirir-portas-em-parede-cortina

Pronto! Viram como é simples? Agora vocês podem inserir portas em paredes cortina sem sofrimento sempre que precisarem!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *