MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Modelagem Básica – Mescla com varredura

Modelagem básica – Mescla com varredura faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!

Dando sequência as publicações sobre as ferramentas de criação de famílias hoje vamos conhecer o recurso Mesclar com varredura.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Podemos dizer que a ferramenta mesclar com varredura  é uma combinação das ferramentas mesclar e varredura, que já vimos em publicações anteriores. Caso não tenha acompanhado segue abaixo o link das outras publicações:

MODELAGEM BÁSICA – EXTRUSÃO

MODELAGEM BÁSICA – MESCLAR

MODELAGEM BÁSICA – REVOLVER

MODELAGEM BÁSICA – VARREDURA

Para iniciarmos a aplicação da ferramenta, vamos criar uma família.

Vá até o menu de aplicação e em Novo selecione Família.

Como vamos apenas estudar a ferramenta Mesclar com varredura, selecione a família Mobiliário Métrico.

Lembrando que quando trabalhamos com famílias, a interface da área de trabalho é totalmente diferente do que estamos acostumados, principalmente o menu Ribbon.

Agora vamos aos primeiros ajustes. Como vimos nas publicações anteriores, é muito normal se utilizar diferentes tipos de unidades de acordo com o tipo de família, por exemplo, para este estudo recomendo que trabalhe em centímetros, isso facilitará a modelagem.

Mas isso não vai dar erro quando eu inserir no meu projeto em metros??

Não, não vai. Pode ficar tranquilo, o Revit consegue interpretar muito bem as diferenças de unidade sem alterar as dimensões reais dos objetos.

Vamos entender como a ferramenta funciona, então para isso vá ao  painel Formas, localize a ferramenta Mesclar com varredura e clique nela.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Ao ativar a ferramenta, somos imediatamente direcionados para a aba Modificar|Mescla varrida. Aqui a ferramenta trabalha cm duas etapas, sendo a primeira destinada a criação do caminho que a mescla vai percorrer e a segunda etapa se concentra em escolher os perfis, de início e fim da mescla.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

A primeira coisa a ser definida é o caminho, onde temos duas opções: Caminho do croqui e Selecionar Caminho.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

CAMINHO DO CROQUI – Permite que você utilize as ferramentas de Desenho para criar o percurso desejado.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

SELECIONAR CAMINHO – Você pode usar as linhas de uma geometria existente para criar o percurso desejado, podendo ser tanto em 2D como em 3D.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Aqui cabe uma informação importante, sobre uma limitação dessa ferramenta. Você só pode criar o caminho a partir de um único segmento, ou seja, caso tente pegar mais de uma linha ou geometria, você até consegue selecionar, mas quando for confirmar o caminho receberá um alerta.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Poxa, então não dá para fazer quase nada com ela certo?

Realmente a limitação de um único caminho atrapalha bastante, mas com um pouco de criatividade é possível conseguir bons resultados. Vamos fazer alguns testes com arcos e splines.

Selecione a opção Caminho do Croqui.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Aqui cabe uma observação. Ao clicar na ferramenta Varredura você esta no “modo de mescla por varredura”, que é um modo de desenho. Porém ao clicar em Caminho do croqui ou Selecionar caminho você entra em um segundo modo de desenho. Que é mais ou menos como se você abri-se uma caixa dentro de outra caixa.

Para não se perder observe sempre o nome que está visível na aba Modificar.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Basicamente você tem que fazer o seguinte, definir o caminho para a varredura (Caminho do croqui ou Selecionar caminho) e confirmar. Isso faz com que você volte para o modo de Mescla por Varredura, onde você deve selecionar o perfil que percorrerá o caminho escolhido. Vamos fazer um exemplo com cada um.

Trace um arco qualquer e observe que nas extremidades do arco foram inseridos 2 ícones (fica mais fácil visualizar na vista 3D).

modelagem-básica-mescla-com-varredura

O que temos nas extremidades são Planos de referência, onde serão inseridas as geometrias a serem mescladas.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Para prosseguir, confirme o caminho que acabou de criar.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Observe que no painel Mescla varrida outros campos foram habilitados.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Após definir o caminho você deve escolher os perfis que farão a mescla. Aqui você deve selecionar uma das opções Selecionar o perfil (1 ou 2) e no campo lateral definir o Perfil.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

No campo Perfil você tem as opções de: Escolher um perfil que esteja carregado no seu template, carregar um template ou mesmo desenhar um perfil, clicando em Editar o perfil.

Para testar, vamos utilizar a opção Editar Perfil.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Observe que novamente você está em um segundo modo de desenho, porém desta vez no Editar Perfil.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Para visualizar o plano de trabalho você pode ativar a opção Exibir no campo Plano de trabalho. Observe que o seu plano de trabalho está perpendicularmente alinhado em relação ao caminho que você desenhou (mesmos endo um arco ou spline).

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Desenhe o perfil da forma que desejar, tomando cuidado para que seja uma forma fechada. Se fizer uma forma aberta receberá um alerta.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Ao finalizar o desenho do primeiro perfil, confirme e desenhe o clique em Selecionar o perfil 2 e em editar Perfil desenhe o novo perfil (de preferência com uma forma diferente do primeiro Perfil.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Após elaborar o desenho do perfil, confirme a sua Mescla Varrida.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Pronto! Aí está a sua mescla.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Caso precise fazer alguma alteração ou ajuste na geometria, basta selecioná-la e clicar na opção Editar mescla por varredura.

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Legal, mas meio limitado né? Da pra fazer alguma coisa com isso?

modelagem-básica-mescla-com-varredura

Clique na próxima página para aprender a criar um tobogão usando esta ferramenta!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *