MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Modelagem Básica – Mesclar [Revit]

Modelagem básica – Mesclar faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!

Dando sequência as publicações sobre as ferramentas de criação de famílias hoje vamos conhecer o recurso Mesclar.

modelagem-modelagem-mesclar

Podemos dizer que a ferramenta mesclar também é uma ferramenta de extrusão, porém com um resultado diferente, onde determinamos qual será o formato inicial da extrusão e o formato final. Para iniciarmos a aplicação da ferramenta, vamos criar uma família.

Vá até o menu de aplicação e em Novo selecione Família.

Como vamos apenas estudar a ferramenta Mesclar, selecione a família Mobiliário Métrico.

Se você não viu nossa publicação anterior Modelagem Básica Extrusão clique aqui. Para os que já leram, sabem que a interface para a criação de uma família é bem diferente da que estamos acostumados, principalmente o menu Ribbon.

Agora vamos aos primeiros ajustes. É muito normal se utilizar diferentes tipos de unidades de acordo com o tipo de família, por exemplo, para a criação da cortina na qual vamos modelar recomendo que trabalhe em milímetros, isso facilitará a modelagem.

modelagem-modelagem-mesclar

Mas isso não vai dar erro quando eu inserir no meu projeto em metros??

Não, não vai. Pode ficar tranquilo, o Revit consegue interpretar muito bem as diferenças de unidade sem alterar as dimensões reais dos objetos.

Antes de iniciarmos nossa cortina vamos entender como funciona a ferramenta de Mesclar. No painel Formas localize a ferramenta Mesclar e clique nela.

modelagem-modelagem-mesclar

Ao ativar a ferramenta, somos imediatamente direcionados para a aba Modificar|Criar limite da base de mescla. Sim, na ferramenta mesclar devemos criar uma geometria correspondente a nossa base e depois uma nova geometria correspondente ao topo.

Para testarmos a ferramenta desenho no Nível de referência (o nosso “chão”) um quadrado de 500 x 500. Lembre-se que estou utilizando a unidade milímetros.

modelagem-modelagem-mesclar

Algumas observações aqui. Este quadrado será a base de nossa mescla. Para criar o topo você deve ir até a aba Modificar e no painel Modo clicar no botão Editar Topo.

modelagem-modelagem-mesclar

Observe que o quadrado ficou cinza. Isso aconteceu porque agora estamos no modo de edição do topo, onde devemos criar a geometria que corresponderá ao topo da nossa mescla. Observe que a aba Modificar agora se chama Modificar|Criar limite superior da mescla

modelagem-modelagem-mesclar

Para que possamos perceber o resultado da ferramenta vamos desenhar um polígono para ser o topo de nossa geometria.

modelagem-modelagem-mesclar

Certo, desenhei a base e o topo, mas onde eu configuro a altura dessa mescla?

Basta observar o primeiro item da Barra de opções. Caso não esteja aparecendo nada na barra de opções observe o painel de Propriedades. No campo Restrições você tem duas opções: Segunda Extremidade e Extremidade final.

modelagem-modelagem-mesclar

A extremidade inicial corresponde a base (que geralmente deixamos como 0.0) já a opção Segunda extremidade corresponde a altura (em relação a base ou o valor da extremidade inicial). É neste ponto que editamos a altura.

No painel Modo confirme a mescla. Não se preocupe, ainda podemos voltar ao modo de edição e fazer todos os ajustes que acharmos necessários.

modelagem-modelagem-mesclar

Para entender melhor o resultado, utilize a visualização em 3D. Observe que temos uma mescla entre a geometria da base e a geometria do topo, onde o Revit tentou da melhor maneira possível adequar o formato de ambos.

modelagem-modelagem-mesclar

Se você selecionar a geometria observe que a aba Modificar agora se chama Modificar|Mesclar já que a forma final já foi criada. Inclusive temos algumas opções que permitem editarmos a geometria criada.

modelagem-modelagem-mesclar

Ao selecionar as opções Editar Topo ou Editar base é possível entrar novamente no modo de edição e corrigir ou até mesmo mudar completamente a forma, gerando um resultado completamente diferente da geometria criada.

Para editar a altura basta você selecionar a geometria. Com a geometria selecionada você tem duas opções: ir até as propriedades e alterar a altura no campo Restrições ou usar a alça de manipulação e alterar a altura visualmente.

modelagem-modelagem-mesclar

Diferente da ferramenta Extrusão, na ferramenta Mesclar não é possível criar furos (existem outros métodos para furar, mas vamos nos concentrar em como a ferramenta funciona).

modelagem-modelagem-mesclar

Um outro recurso dentro da ferramenta Mesclar é destinado a edição dos vértices. Selecione a geometria que foi criada e clique em editar topo ou base. Observe que no lodo de edição temos uma opção no painel Modo chamada Editar Vértices. Clique nesta opção.

modelagem-modelagem-mesclar

Agora temos uma nova aba que nos permite o controle dos vértices onde os campos mais interessantes são Girar à direita e Girar à Esquerda. Estas opções permitem “torcer” a nossa geometria ampliando o leque de possibilidades ainda mais.

modelagem-modelagem-mesclar

Já os botões de controle na base e controle no topo controlam como os vértices serão “torcidos” se estiverem ativados teremos uma maior restrição da “torção” da geometria.

modelagem-modelagem-mesclar

O jeito mais simples que encontrei de explicar este recurso é: considere que as novas faces criadas pela mescla são folhas de papel. Com os controles desconectados você consegue “curvar” a sua folha. Com os controles conectados é como se a face fosse uma placa, impedindo de ficar curvada.

Legal, mas o que dá pra fazer com essa ferramenta?

modelagem-modelagem-mesclar

Clique na próxima página para aprender a modelar uma cortina.

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Lucas Antonio
    25 de setembro de 2018 at 10:39 — Responder

    Muito bom! Obrigado! Gostaria muito de ver a continuação dessa publicação ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *