MODELAGEMFAMÍLIASREVIT

Modelagem básica – revolver – Revit

Modelagem básica – Revolver faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!

Dando sequência as publicações sobre as ferramentas de criação de famílias hoje vamos conhecer o recurso Revolver.

modelagem-básica-revolver

A ferramenta revolver também é um tipo de ferramenta de extrusão, porém a extrusão se da ao redor de um eixo, permitindo criar um vasto leque de formas cilíndricas. Para entendermos melhor o que é possível fazer vamos criar uma família.

Vá até o menu de aplicação e em Novo selecione Família.

Como vamos apenas estudar a ferramenta Revolver, selecione a família Mobiliário Métrico.

Se você não viu as publicações anteriores de Modelagem Básica Extrusão clique aqui e Mesclar clique aqui. Para os que já leram, sabem que a interface para a criação de uma família é bem diferente da que estamos acostumados, principalmente o menu Ribbon.

Agora vamos aos primeiros ajustes. Como vimos nas publicações anteriores, é muito normal se utilizar diferentes tipos de unidades de acordo com o tipo de família, por exemplo, para este estudo recomendo que trabalhe em centímetros, isso facilitará a modelagem.

Mas isso não vai dar erro quando eu inserir no meu projeto em metros??

Não, não vai. Pode ficar tranquilo, o Revit consegue interpretar muito bem as diferenças de unidade sem alterar as dimensões reais dos objetos.

Antes de clicar na ferramenta revolver é preciso entender alguns detalhes. A ferramenta permite criar formas cilíndricas onde se baseia num sistema de simetria, na qual basta que você tenha metade da forma geométrica que deseja para gerar seu modelo, que será criado com base num eixo de simetria.

modelagem-básica-revolver

Como no exemplo (gerado no AutoCAD) basta metade de uma taça para que seja feita uma extrusão ao redor de um eixo. No Revit temos que tomar o seguinte cuidado: à partir do momento que a ferramenta foi ativada a extrusão será criada à partir do da vista que estiver ativada.

Como assim?

Imagine que você deseja criar esta taça. Se você ativar a ferramenta na vista Planta de Piso (Nível de referência), sua taça será criada deitada no chão. É possível mudar o plano de trabalho no meio do caminho, porém não custa nada começar no plano correto certo?

Então no navegador de projeto selecione qualquer uma das elevações. Eu irei selecionar a Direita.

modelagem-básica-revolver

Agora sim ative a ferramenta Revolver.

modelagem-básica-revolver

Ao ativar a ferramenta, você será direcionado para a aba Modificar|Criar Revolução. Aqui recomendo que ao desenhar o seu modelo posicione o mesmo o mais centralizado possível, de preferência utilizando o plano de referência vertical como base.

modelagem-básica-revolver

Não se preocupe com o formato do objeto que for desenhar, a questão aqui é entender como a ferramenta funciona. Após elabora o desenho do objeto desejado (apenas metade dele, lembre-se!) se você tentar confirmar a revolução receberá um alerta.

modelagem-básica-revolver

O “Eixo de revolução não foi especificado”. Clique em continuar para resolvermos este problema. Este alerta apareceu porque ficou faltando uma etapa que é a definição da linha de eixo, que é ao redor dela que a extrusão ocorrerá. Vá até a aba Modificar|Criar revolução e localize dentro do painel desenhar a opção Linha do Eixo.

modelagem-básica-revolver

Ao clicar em Linha do eixo basta desenhar a linha que deve ser posicionada em relação ao resultado que deseja obter. No caso da taça o mesmo será posicionado na vertical.

modelagem-básica-revolver

Agora que a Linha do eixo foi posicionada basta confirmar a revolução.

modelagem-básica-revolver

Agora é só conferir na vista 3D.

modelagem-básica-revolver

A ferramenta é super simples e permite um leque considerável de possibilidades, mas para treinarmos mais um pouco vamos fazer um luminária pendente.

modelagem-básica-revolver

PENDENTE BOLA EM COBRE

Crie uma nova família do tipo Luminária Métrica com base no forro.

modelagem-básica-revolver

Este tipo de família só pode ser inserida em forro e já começa com uma fonte luminosa que pode ser configurada para representar a iluminação existente na nossa luminária. Para visualizá-la vá até uma das Elevações.

modelagem-básica-revolver

Como a luminária tem o formato de uma esfera cortada utilizaremos uma vista de Elevação, mas antes precisamos determinar seu comprimento total e reposicionar a fonte luminosa adequadamente. Mas antes disso não se esqueça de corrigir a unidade, onde vou trabalhar com centímetros.

Após corrigir a unidade, em uma das vistas de elevação selecione o plano de referência correspondente a fonte luminosa. Observe que a distância da fonte luminosa em relação forro (que será o hospedeiro) é de 25 cm. Vamos alterar para 125 cm, já que precisamos considerar o comprimento do cabo.

modelagem-básica-revolver

Agora vamos criar a cúpula esférica, onde precisamos ativar a ferramenta Revolver.

modelagem-básica-revolver

Ao clicar na ferramenta vá até a fonte de luz e desenhe um círculo de 20 cm. Em seguida com a ferramenta Deslocamento (offset) faça uma cópia paralela do círculo para dentro com o valor de 0.3 cm (3 milímetros) para dentro.

modelagem-básica-revolver

Em seguida crie uma linha paralela na parte inferior para demarcarmos a abertura da luminária com a distância de 15 cm em relação ao Plano de referência da Fonte Luminosa.

modelagem-básica-revolver

Agora basta cortar as linhas para que fique apenas metade da luminária. Se quiser pode deixar um suporte para o cabo com 1 ou 2 centímetros.

modelagem-básica-revolver

Agora basta posicionar a Linha de eixo alinhado ao eixo vertical.

modelagem-básica-revolver

No final o seu desenho deve estar desta forma:

modelagem-básica-revolver

Agora basta confirmar a revolução.

modelagem-básica-revolver

Agora é só conferir na vista 3D o resultado.

modelagem-básica-revolver

Para terminar o detalhamento você pode criar a canopla (base no teto) e o fio usando a mesma ferramenta, a Revolver. O cabo ficou com 0,25 cm de espessura e a canopla (base da luminária no teto) ficou com as dimensões abaixo.

modelagem-básica-revolver

É possível configurar a família da luminária para diferentes tipos de comprimentos de cabo e configurar a luz também, porém isso ficará para outra publicação. Para quem quiser escolher um material para a luminária basta selecionar a luminária e no campo Propriedades localizar a opção Materiais e acabamentos.

modelagem-básica-revolver

Eu peguei um material da própria biblioteca, com o nome de Cobre, Liga.

modelagem-básica-revolver

Como ele vem por padrão configurado como Acetinado eu alterei para polido.

modelagem-básica-revolver

Pronto! Agora você além de aprender uma nova ferramenta já tem uma luminária charmosa para colocar nos seus projetos!

modelagem-básica-revolver

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *