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Modelagem básica – Varredura – Revit

Modelagem básica – Varredura faz parte de uma série de publicações que irão apresentar as ferramentas de modelagem presentes dentro do Revit, que permitem tanto a modelagem no local como a criação de famílias. Aprenda agora!

Dando sequência as publicações sobre as ferramentas de criação de famílias hoje vamos conhecer o recurso Varredura.

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A ferramenta Varredura também é um tipo de ferramenta de extrusão, porém a extrusão se da com base em um perfil (forma) percorrendo um caminho sem que a forma se altere. Imagine um rodapé percorrendo todos os cantos das paredes. Para entendermos melhor o que é possível fazer vamos criar uma família.

Vá até o menu de aplicação e em Novo selecione Família.

Como vamos apenas estudar a ferramenta Varredura, selecione a família Mobiliário Métrico.

Se você não viu as publicações anteriores de Modelagem veja a lista abaixo:

EXTRUSÃOClique aqui

MESCLARClique aqui

REVOLVERClique aqui

Para os que já leram, sabem que a interface para a criação de uma família é bem diferente da que estamos acostumados, principalmente o menu Ribbon.

Agora vamos aos primeiros ajustes. Como vimos nas publicações anteriores, é muito normal se utilizar diferentes tipos de unidades de acordo com o tipo de família, por exemplo, para este estudo recomendo que trabalhe em centímetros, isso facilitará a modelagem.

Mas isso não vai dar erro quando eu inserir no meu projeto em metros??

Não, não vai. Pode ficar tranquilo, o Revit consegue interpretar muito bem as diferenças de unidade sem alterar as dimensões reais dos objetos.

Mas o que essa ferramenta faz?

Vamos descobrir já!

FERRAMENTA VARREDURA

Ao clicar na ferramenta Varredura, você será direcionado para a aba Modificar|Varredura onde temos o painel Varredura. Este painel nos oferece duas formas de criarmos nossa varredura sendo a Caminho do croqui e Selecionar Caminho.

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Na opção Caminho do croqui você pode usar as ferramentas de desenho para criar um percurso na qual a ferramenta irá percorrer. Já na Selecionar caminho você pode, como o próprio nome diz, selecionar um caminho existente, por exemplo, as paredes de um ambiente para criar um rodapé alinhado com estas paredes.

Aqui cabe uma observação. Ao clicar na ferramenta Varredura você esta no “modo de varredura”, que é um modo de desenho. Porém ao clicar em Caminho do croqui ou Selecionar caminho você entra em um segundo modo de desenho. Que é mais ou menos como se você abri-se uma caixa dentro de outra caixa.

Para não se perder observe sempre o nome que está visível na aba Modificar.

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Basicamente você tem que fazer o seguinte, definir o caminho para a varredura (Caminho do croqui ou Selecionar caminho) e confirmar. Isso faz com que você volte para o modo de Varredura, onde você deve selecionar o perfil que percorrerá o caminho escolhido. Vamos fazer um exemplo com cada um.

 

CRIANDO UM CAMINHO POR CROQUI

Ao ativar a ferramenta varredura, clique em Caminho do croqui.

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Observe que todas as ferramentas de desenho estão disponíveis, onde você pode elaborar o desenho (percurso para a varredura) que você desejar.

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Além das opções de desenhar direto na tela você pode importar um desenho do AutoCAD e Importar uma imagem (e corrigir a escala) para desenhar por cima. Ambos os recursos estão disponíveis na aba Inserir.

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Observe que ao criar a primeira linha será inserido um simbolo. Ele pode ser melhor visualizado na vista 3D.

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Este simbolo é o plano na qual o perfil que você selecionar será alinhado. Se você escolher um perfil circular ele será extrudado em forma cilíndrica percorrendo todo o caminho (percurso) que você desenhou.

Aqui temos apenas uma regra: o caminho deve ser único e contínuo, portanto se quiser um novo caminho ou que o caminho seja interrompido, terá que criar um novo caminho à partir do zero. Após finalizar o desenho, não esqueça de confirmar na aba Modo.

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Observe que você está de volta ao modo de varredura, e como você desenhou um caminho, o painel lateral permite que você selecione o perfil desejado (caso o painel esteja desabilitado, você deve selecionar o plano na qual será inserido o perfil).

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Aqui nos deparamos com uma situação parecida com a de criação do perfil. Novamente temos duas opções sendo que você pode Editar perfil, que permite criar um perfil personalizado com as ferramentas de desenho, desta forma você precisa finalizar o desenho do perfil e voltar para o modo de Varredura.

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Ou você pode escolher um perfil disponível na lista Perfil.

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Geralmente não há nenhum perfil carregado, portanto você deve clicar em carregar perfil e selecionar uma família de perfil em uma pasta ou do Revit ou uma pasta sua.

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Caso não tenha um perfil de acordo com o que você precisa, você pode criar um personalizado. Não sabe criar famílias de perfis? Veja essa publicação:

CRIAR PERFIL PERSONALIZADO

No exemplo vou pegar uma família de perfil existente no próprio Revit dentro da pasta Perfil > Corrimão e selecionei a família Corrimão circular.

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Com a família carregada, basta ir até a opção Perfil e selecionar na lista Corrimão Circular: 30mm.

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Carregado o perfil, basta confirmar a Varredura.

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Pronto! Varredura concluída!

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Você pode a qualquer momento editar a varredura ou o perfil, para isso, selecione a geometria e clique em Editar varredura.

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Agora vamos a segunda opção que é criar um perfil com a ferramenta Selecionar Caminho.

CRIANDO UM CAMINHO POR SELECIONAR CAMINHO

A ferramenta Selecionar Caminho necessita de algum objeto para ser selecionado, então vou criar um cubo com a ferramenta Extrusão para termos algo para selecionar.

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Agora, ative a ferramenta Varredura e clique em Selecionar Caminho.

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Observe que o cubo ficou acinzentado, e ao aproximar o mouse do cubo você pode selecionar qualquer aresta. Basta cliciar nas arestas desejadas, mesmo que elas estejam em um plano 3D.

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Ao finalizar é só confirmar o caminho.

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Aqui o processo é o mesmo, você deve escolher o perfil que deseja utilizar ou desenhá-lo utilizando a ferramenta Editar perfil.

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Vou selecionar novamente o perfil Corrimão circular: 30mm. Deletando o cubo é possível visualizar a varredura com mais clareza.

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Certo mas essa ferramenta só serve para criar rodapé?

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Vamos criar uma cadeira para você usar no seu projeto.

MODELAGEM DE CADEIRA

Crie um novo arquivo de Família e selecione o Template Mobiliário Métrico. Altere sua unidade para milímetros.

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Vamos começar pela base da cadeira. Como vamos utilizar a opção Varredura > Selecionar caminho, antes precisamos criar o caminho da varredura. Clique na ferramenta Extrusão.

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Na aba Modificar|Criar extrusão no painel desenhar selecione a ferramenta Retângulo.

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E desenhe uma geometria com as seguintes medidas.

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Na altura da extrusão configure para 550mm. Não esqueça de confirmar.

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Pronto! Agora você tem a figura a seguir.

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Precisamos desenhar a outra metade, para isso precisamos mudar o plano de trabalho, então vá até o Navegador de projetos e selecione a Vista > Esquerda. Vamos fazer outra extrusão com as medidas abaixo.

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O valor da extrusão será de 550cm novamente. Não esqueça de confirmar.

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Possivelmente as geometrias ficarão desalinhadas, para corrigir em Propriedades entre com os valores: Final da Extrusão: -250.0 e Início da Extrusão: 250cm.

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Agora que temos um caminho para seguir, mantenha na vista 3D e ative a ferramenta Varredura. Na ferramenta Varredura ative Selecionar Caminho.

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Agora é só clicar no caminha que representará a base da cadeira.

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Ao finalizar confirme e observe que já temos um lugar com o plano onde devemos inserir ou desenhar o perfil que vamos trabalhar. Em Varredura clique em Editar perfil.

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Vamos desenhar um perfil circular de 10mm.

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Agora é só confirmar para finalizar a Edição do perfil. Fazendo isso você retorna para a edição da Varredura e depois é só confirmar novamente e já pode conferir o resultado. Você também pode deletar as extrusões.

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Agora podemos fazer o encosto. Novamente vá para a vista esquerda, ative a ferramenta Varredura. Agora vamos utilizar a opção Caminho do croqui.

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Desenhe a geometria a seguir conforme as medidas.

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Ao finalizar confirme o caminho e clique na opção Editar Perfil.

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Vamos desenhar um perfil circular de 10mm.

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Agora é só confirmar para finalizar a Edição do perfil. Fazendo isso você retorna para a edição da Varredura e depois é só confirmar novamente e já pode conferir o resultado.

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Agora temos dois detalhes para resolver. Posicionar corretamente o encosto e fazer uma cópia. Mude para a vista Planta de piso > Nível de referência. Se você tiver problemas com a curvatura, pode reposicionar os encostos.

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Confira o resultado no 3D. Perceba que nossa cadeira esta começando a tomar forma.

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Agora vamos a parte do assento e encosto. Posicione na vista frente. Vamos aproveitar para fazer um pequeno ajuste. Observe que devido a base ser circular a cadeira esta 5mm dentro do piso. Selecione todos os elementos e mova 5mm para cima.

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Agora aproxime a vista da base do encosto e vamos começar a desenhar o assento. Não esqueça de dar uma espessura para o tecido, pode ser em torno de 2mm. Vamos utilizar a ferramenta Extrusão.

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Quanto a dimensão do encosto, deixe com qualquer valor, já que vamos corrigir a dimensão através das alças de manipulação. Pode confirmar a extrusão.

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Para o encosto, não precisa fazer uma nova extrusão, basta copiar o assento e rotacionar para a posição correta. Utilize as vistas laterais.

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Agora é só aplicar os materiais e salvar sua nova cadeira!

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Não esqueça de salvar antes de carregar no projeto.

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Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

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