ANOTAÇÕES

Reassociar e monitorar cotas

Reassociar e monitorar cotas é uma ótima ferramenta para identificar cotas que não estão associadas as geometrias do seu projeto. Aprenda a usar este recurso.

Sempre que inserimos uma cota em um projeto a mesma fica associada a geometria, onde esta cota se ajusta de acordo com a mudança efetuada na geometria.  Estas cotas se ajustam automaticamente sua localização, orientação e valores quando os objetos que elas estão associadas são modificados.

Mas como saber quando uma cota está associada ou não? É o que vamos aprender agora!

DIMENSÕES ASSOCIATIVAS (ASSOCIATIVE DIMENSIONS)

Para identificar uma cota associativa é bem simples. Basta fazer algum tipo de alteração em uma geometria que contenha alguma cota e observar se a cota se atualiza automaticamente.

monitoramento-de-cotas

Se ao criarmos uma cota ela fica associada a geometria como outras cotas podem ficar desassociadas?

Na verdade fazemos com que elas fiquem desassociadas constantemente. Basta reposicionarmos o grip (pontinho azul) que está associado a geometria para coloca-lo em outro local.

monitoramento-de-cotas

Reposicionar a cota parece a solução mais rápida, porém quando revisarmos o projeto, teremos que revisar também todas as cotas, por isso é melhor evitar este tipo de situação.

Mas e as cotas que já fiz isso, tem como corrigir?

Sim, vamos ver como fazer isso.

REASSOCIATE

Para reassociar uma cota vá até a aba Annotate, painel Dimensions e localize o botão Reassociate.

monitoramento-de-cotas

Um detalhe importante é que não importa se apenas uma das extremidades da cota está desassociada, você deve associar as duas.

Após clicar na ferramenta, clique na cota que deseja reassociar e pressione Enter. Depois de clicar irá aparecer um “X” azul em uma das extremidades da cota.

monitoramento-de-cotas

Tome cuidado. Nesta etapa você não deve clicar no “X”. Este x azul serve para lhe mostrar qual das extremidades da cota você deve associar primeiro. Você deve clicar no local onde a cota deve ser reassociada. Isso fará com que a extremidade indicada seja reposicionada.

Após indicar a posição correta para a cota aparecerá outro “X” (na outra extremidade) para que você reposicione a parte final da sua cota.

monitoramento-de-cotas

Ok, Entendi. Mas como faço pra monitorar meu projeto inteiro?

É aí que entra o monitoramento de cotas.

ANNOTATION MONITOR

Para ativar o Annotation Monitor você deve acessar o painel inferior (StatusBar) e clicar no seu ícone. Caso ele não esteja visível na StatusBar, você deve ir até a opção customize para ativá-lo.

monitoramento-de-cotas

Ativando o botão, o ícone fica azul e outro ícone é acrescentando à StatusBar.

monitoramento-de-cotas

A partir de agora, todas as cotas do seu projeto que não estiverem associadas a geometria passam a ter um exclamação amarelo como indicador.
monitoramento-de-cotas-09a

Agora que as cotas estão identificadas você pode corrigi-las simplesmente clicando no exclamação onde é possível ativar a função Reassociate diretamente na cota.

monitoramento-de-cotas

Pronto! Agora você pode ficar tranquilo que suas cotas estão todas no mesmo lugar.

Gostaram? Ajudem o site compartilhando com amigos e curtindo nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Marcos
    21 de setembro de 2016 at 12:00 — Responder

    Excelente explanação. Simples, didática e objetiva. Parabéns!

  2. Julio
    7 de fevereiro de 2017 at 16:59 — Responder

    otimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *