ANOTAÇÕES

Revision Cloud AutoCAD 2016

Revision Cloud no AutoCAD 2016. Se você é como eu que odiava essa ferramenta nas versões anteriores, a partir desta versão você vai passar a adorar. Aprenda os novos recursos do Revision Cloud!

Para quem já é profissional mais antigo do AutoCAD a ferramenta Revision Cloud sempre foi um dos recursos mais “chatos” de se trabalhar. Tinham diversas limitações, era ruim de configurar e se você fizesse uma nuvem de revisão e precisasse editar… esqueça, terá que refazer a nuvem toda.

A partir da versão 2016 esta ferramenta sofreu uma série de melhorias que vão facilitar, e muito, sua vida. Vamos entender quais foram as mudanças.

REVISION CLOUD

Agora a ferramenta conta com 3 modos de desenho: Rectangular, Poligonal e Freehand. Nas versões anteriores tínhamos apenas a opção FreeHand, que pede uma certa “malícia e habilidade” para conseguir tirar um bom proveito da ferramenta. Mas vamos aprender uma de cada vez.

nuvem-de-revisao-autocad-2016

REVISION CLOUD RECTANGULAR

Funciona de maneira muito parecida com a ferramenta retângulo, onde basta clicar em um local qualquer, movimentar o mouse e clicar na extremidade oposta para que seja criado o retângulo.

revision-cloud-autocad-2016

Observe que o retângulo ficou com o aspecto de nuvem, porem ao selecionar o objeto os grips (quadradinhos azuis) ao invés de acenderem por toda a geometria ele compreende apenas o formato retangular, o que facilita muito sua edição.

REVISION CLOUD POLYGONAL

Funciona de maneira parecida com a ferramenta wipeout, onde podemos ir clicando nos pontos desejados e a partir do terceiro clique já conseguimos perceber o desenho que está sendo gerado. Para finalizar basta pressionar Enter.

revision-cloud-autocad-2016

Assim como na rectangular ao selecionar o objeto o Autocad entende a geometria como um polígono, o que também facilita muito a etapa de edição.

REVISION CLOUD FREEHAND

Para quem sente saudades da versão antiga da ferramenta, a opção recomendada só que não é a freehand, onde para gerarmos nossa nuvem de revisão devemos movimentar o mouse de forma a percorrer a área onde desejamos que a nuvem de revisão seja desenhada.

revision-cloud-autocad-2016

A velocidade na qual movemos o mouse afeta no tamanho dos “arcos” que representam a parte arredondada da nuvem, logo, é preciso um pouco de habilidade caso queira que o formato fique razoavelmente regular.

Ao finalizar, selecione a nuvem e observe a quantidade de grips (quadradinhos azuis) que foram necessários para gerar sua nuvem. Detalhe, a quantidade esta reduzida, porque nas versões anteriores para cada arco tínhamos 3 (três) grips, então, faça as contas…

Certo, ferramentas apresentadas, agora vamos a etapa de configuração, afinal, nem sempre a nuvem fica com o aspecto que você deseja.

CONFIGURANDO SUA NUVEM DE REVISÃO

Talvez alguns tenham encontrado problemas do tipo: “minha nuvem esta com os arcos muito pequenos” ou “a espessura da linha  da minha nuvem está muito fina, tem como aumentar?”. Sim, temos como resolver essas e outras questões, porém, devemos fazer essa configuração ANTES de começar a desenhar nossa nuvem.

Ao clicar em qualquer uma das opções de Revision Cloud, antes de clicar na tela, observe que na linha de comando temos uma série de opções. Cada uma delas irá permitir um tipo de configuração. Vamos entender cada uma delas.

ARC LENGTH

Neste campo configuramos o tamanho do arco da nuvem de revisão. Clique nesta opção e será feita a seguinte pergunta: Specify minimum length of arc (Especifique o comprimento mínimo do arco) já preenchido com o valor 0.5. Pressionando Enter temos outra pergunta. Specify maximum length of arc (Especifique o comprimento máximo do arco) também já preenchido com o valor 0.5.

Qual a diferença?

Simples, trata-se de uma variação. Mantendo como esta, o tamanho do arco será regular, ou seja, terá sempre a distância entre pontos de 0,5. Se, por exemplo, alterarmos os valores para: minimum 1,0 e maximum 1,5, o tamanho dos arcos será totalmente variado, porém, respeitando o mínimo de 1,0 e o máximo de 1,5.

revision-cloud-autocad-2016

OBJECT

Ao invés de desenhar uma nuvem, você pode transformar um objeto qualquer (arco, circulo, retângulo, etc.) em uma nuvem. Basta ativar a ferramenta, clicar na opção object, e clicar na geometria desejada.

revision-cloud-autocad-2016

Pronto, convertido em nuvem.

RECTANGULAR, POLYGONAL E FREEHAND.

São atalhos para as opções de ferramentas já disponíveis no painel MarkUp.

Mas por que elas estão aqui?

Simples, para caso você acesse a ferramenta via atalho (REVCLOUD), possa decidir quais das opções irá usar.

STYLE

A ferramenta nuvem conta com dois estilos de linha, o normal e o calligraphy. O normal a linha não sobre nenhuma alteração (que por sinal é o que já vem ativado), já o calligraphy altera o estilo da linha fazendo com que a linha do arco comece com uma espessura mais grossa e termine com uma espessura mais fina.

revision-cloud-autocad-2016

MODIFY

Aqui podemos “ampliar” a nossa nuvem, acrescentando mais segmentos a uma nuvem já existente. Para isso precisamos que já exista uma nuvem no seu projeto. Clique em qualquer opção da ferramenta Revision Cloud e clique no ponto onde deseja acrescentar um segmento. Na sequencia movimente o mouse na direção que desejada (aqui a ferramenta funciona de forma parecida com a polyline) clique e faça o desenho adicional.

Quando finalizar será feita a seguinte pergunta: Pick a side to erase (Escolha o lado que deseja apagar) clique no lado desejado e teremos outra pergunta: Reverse Direction (inverter direção) Yes ou No. Selecione No e pressione Enter.

revision-cloud-autocad-2016

Mas o que faz a opção Yes?

Ela vira a nuvem do “avesso” fazendo com que fique com um aspecto mais para um elemento de destaque do que para uma nota de revisão.

revision-cloud-autocad-2016

Poxa, achei legal o aspecto invertido, posso criar diretamente a nuvem assim?

Criar diretamente não, porém você pode converter uma nuvem existente. Clique na Ferramenta Revision Cloud, selecione a opção Modify e clique na nuvem existente. Quando aparecer a mensagem Reverse Direction, selecione a opção Yes.

Gostaram? Acompanhem o site para mais novidades e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. 22 de novembro de 2016 at 00:09 — Responder

    Excelente matéria!

  2. Jose Anselmo Soares da Silva
    25 de agosto de 2017 at 13:46 — Responder

    Bastante proveitoso.
    Obrigado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *