REVITORGANIZAÇÃO

Ocultar e isolar temporário

Ocultar e isolar temporário é uma ferramenta que facilita muito o trabalho do profissional mas nem todos a utilizam no seu dia a dia de projeto. Aprenda agora!

Conforme você vai trabalhando, o seu projeto vai ficando cada vez mais cheio de elementos e diversos objetos que por vezes um começa a atrapalhar a edição do outro, lhe obrigando a ficar girando e girando o seu projeto para todo lado.

Para facilitar este processo você pode recorrer as ferramentas de ocultar e isolar elementos disponíveis no Revit. Vamos entender como elas funcionam.

OCULTAR/ISOLAR TEMPORÁRIO

Antes de prosseguir é necessário entender como esta ferramenta afeta o seu projeto. quando você está desenvolvendo um projeto no Revit, você está 100% do tempo trabalhando em um projeto em 3D.

ocultar-isolar-elemento

Então o que o Navegador de projetos disponibiliza são vistas deste projeto em 3D, permitindo visualizar cortes, plantas, elevações e diversos outros detalhes conforme sua necessidade. Inclusive a própria vista 3D é uma “vista” do seu projeto.

Quando recorremos ao recurso de Ocultar/Isolar temporário, esta ferramenta afeta exclusivamente a vista na qual a mesma foi ativada, sendo assim se você ocultar uma porta, por exemplo, a mesma só ficará oculta na vista na qual o comando foi ativado.

Outro detalhe. O fato da ferramenta ser temporária, o comando de ocultar/isolar só permanecerá ativado enquanto o arquivo estiver aberto. Se você fechar o arquivo e iniciar o programa novamente a ferramenta será finalizada e o objeto oculto ou isolado será visualizado normalmente.

A ferramenta de Ocultar/isolar temporário está disponível na Barra de controle de visualização (Menu inferior), batando clicar no ícone do “óculos escuro”.

ocultar-isolar-elemento

Se você clicar no botão e não tiver nenhum objeto selecionado todas as opções serão exibidas em cinza.ocultar-isolar-elemento

Então para que a ferramenta funcione você deve primeiro selecionar o objeto desejado e depois clicar no painel para que todas as opções sejam exibidas.

ocultar-isolar-elemento

Além da opção de ocultar e isolar temos os critérios de por elemento e por categoria. Vamos entender cada uma das opções a seguir.

OCULTAR ELEMENTO/CATEGORIA

Se um determinado objeto está interferindo sua visualização ou atrapalhando o desenvolvimento do seu projeto você pode ocultá-lo temporariamente. Para isso selecione o objeto desejado e clique no botão Ocultar/Isolar temporário e escolha a opção Ocultar elemento.

ocultar-isolar-elemento

Com isso o objeto desejado é removido da visualização.

ocultar-isolar-elemento

Observe que assim que você oculta o objeto a borda da área de trabalho fica marcada em azul claro e com o texto Ocultar/Isolar Temporário. Isso acontece para que você saiba que nesta vista existem objetos ocultos.

Lembre-se que o objeto ficou oculto APENAS nesta vista. Nas demais ele é exibido normalmente.

ocultar-isolar-elemento

Agora enquanto seu arquivo estiver aberto o objeto permanecerá oculto (apenas nesta vista).

Mas como eu faço para ele ser exibido novamente?

Basta ir até o botão Ocultar/isolar temporário e selecionar a opção Reinicializar Ocultar/Isolar temporário.

ocultar-isolar-elemento

Pronto! Seu objeto está de volta!

ocultar-isolar-elemento

Agora temos outra alternativa que é a opção Ocultar categoria.

Mas o que é categoria?

No Revit, qualquer componente se enquadra em categorias gerais como pisos, luminárias, etc. Já a categoria de uma família em específico determina quais parâmetros familiares serão ativados, podendo afetar o comportamento da peça.

Então em situações em que você precisa ocultar vários itens de uma mesma categoria, como colunas, paredes, móveis, etc. ao invés de clicar em um por um você ativa a opção Ocultar categoria.

Selecione um objeto para representar a categoria (um mobiliário, por exemplo) e clique em Ocultar/Isolar temporário e selecione a opção Ocultar categoria.

ocultar-isolar-elemento

Com isso, todos os objetos que pertencem aquela categoria serão ocultos.

ocultar-isolar-elemento

Ei, o armário da cozinha e os itens do banheiro não foram ocultos!

Exatamente, os armários tem sua própria categoria (Componente de gabinete) assim como as do banheiro (peças hidrosanitárias), desta forma se quiser ocultá-las também terá que selecionar uma delas e repetir o processo para que também sejam ocultas.

Para reexibir os itens ocultos o processo é o mesmo, basta ir até o botão Ocultar/Isolar temporário e selecionar a opção Reinicializar Ocultar/Isolar temporário.

ocultar-isolar-elemento

Caso tenha ocultado vários objetos de várias categorias a opção Reinicializar Ocultar/Isolar temporário  irá reexibir todos objetos.

Caso prefira agilizar o processo, você pode selecionar um item de cada categoria com auxílio da tecla Ctrl e depois ativar a opção Ocultar categoria.

Viram como é simples? vamos à próxima opção, o comando Isolar.

ISOLAR ELEMENTO/CATEGORIA

Aqui o processo de ativação do comando é parecido, mas o que muda é o resultado que permite que você isole o objeto selecionado. Desta forma todos os demais objetos da visualização serão ocultos, permitindo uma visualização privilegiada do objeto selecionado.

Para isso selecione o objeto desejado e clique no botão Ocultar/Isolar temporário e escolha a opção Isolar elemento.

ocultar-isolar-elemento

Observe que assim que você isola o objeto a borda da área de trabalho fica marcada em azul claro e com o texto Ocultar/Isolar Temporário. Novamente lembre-se que o objeto ficou isolado APENAS nesta vista. Nas demais ele é exibido normalmente.

ocultar-isolar-elemento

Para reexibir todos os elementos o processo é o mesmo, basta ir até o botão Ocultar/Isolar temporário e selecionar a opção Reinicializar Ocultar/Isolar temporário.ocultar-isolar-elemento

Assim como na opção ocultar, você pode isolar uma categoria a sua escolha, bastando selecionar um objeto para representar a categoria, clicar em Ocultar/Isolar temporário e selecionar a opção Reinicializar ocultar/isolar temporário.

Dependendo da sua necessidade, você precisa isolar não só um objeto, mas sim toda sua categoria, então basta selecionar um objeto para representar os demais e Ocultar/Isolar temporário e selecionar a opção Isolar categoria.

ocultar-isolar-elemento

Com isso, todos objetos que pertencem a categoria selecionada permanecerão na vista e os demais objetos serão removidos.

ocultar-isolar-elemento

Para reexibir todos os elementos o processo é o mesmo, basta ir até o botão Ocultar/Isolar temporário e selecionar a opção Reinicializar Ocultar/Isolar temporário.

ocultar-isolar-elemento

ATALHOS

Para agilizar o processo de ocultar/isolar elemento/categoria podemos recorrer aos seus atalhos, poupando o tempo de ir até o botão Ocultar/Isolar temporário.

ocultar-isolar-elemento

  • ISOLAR CATEGORIA – IC
  • OCULTAR CATEGORIA – HC
  • ISOLAR ELEMENTO – HI
  • OCULTAR ELEMENTO – HH
  • REINICIALIZAR OCULTAR/ISOLAR TEMPORÁRIO – HR

Pronto! Com isso você já pode agilizar o seu processo de trabalho ocultando e isolando objetos sempre que for necessário, fazendo isso de forma rápida e prática.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Eduardo
    1 de março de 2018 at 08:51 — Responder

    Show de bola, Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *