AUTOCADORGANIZAÇÃO

Organizar Layers em categorias

Organizar layers em categorias é a solução para aquela lista infinita de camadas! Seu projeto está um caos ou você não consegue mais achar os layers que precisa? Hoje você vai aprender a resolver esse problema!

Trabalhar com camadas (layers) é uma das primeiras ferramentas que todo profissional que usa o AutoCAD deve aprender a usar. Porém, de acordo com o tamanho do seu projeto, a quantidade de camadas começa a ficar imensa e administrar tanta coisa começa a ficar complicado, para isso você pode recorrer ao recurso de criar “categorias”.

Na verdade o processo que vamos fazer é criar filtros, onde podemos determinar quais camadas ficarão disponíveis dentro de determinado filtro.

CRIANDO FILTROS (AGRUPANDO CAMADAS)

Acessa a aba Home, e no painel Layers clique no botão Layer Properties (ou digite LA e pressione Enter).

organizar-layers-em-categorias

Na janela Layer Properties Manager podemos visualizar todos os Layers existentes no seu arquivo. No exemplo existem um total de 131 camadas.

organizar-layers-em-categorias

O que consequentemente gera uma lista imensa no painel de Layers. Confira abaixo que a lista ocupa a tela inteira e ainda fica uma barra de rolagem, o que deve dar o equivalente a 3 ou 4 vezes maior do que o tamanho atual.

organizar-layers-em-categorias

Vamos melhorar isso criando nossos grupos de camadas. Observe na lateral esquerda da janela Layer Properties Manager o campo Filters. Neste campo vamos criar os grupos que deixarão as suas camadas organizadas por categorias.

organizar-layers-em-categorias

No campo Filter, temos duas categorias já existentes:

  • All – Permite que todas as camadas fiquem disponíveis no botão Layers, fazendo com que nossa lista de camadas fique gigantesca.
  • All Used Layers – Permite a visualização apenas das camadas que contem objetos, as demais camadas não ficam disponíveis.

Na barra inferior da janela Layer Properties Manager é possível saber o que esta visível, observe no exemplo que deixei ativado a opção All Used Layers e a mensagem é All Used Layers: 124 layers displayed of 124 total layers.

organizar-layers-em-categorias

Ou seja, 124 camadas visíveis de um total de 124 camadas. Neste caso todas as camadas estão em uso. Para criarmos novos grupos devemos recorrer ao botão New Property Filter.

NEW PROPERTY FILTER

Para criarmos nosso primeiro grupo clique no botão New Property Layers. Agora estamos na janela Layer Filter Properties. Aqui podemos criar filtros para selecionarmos quais camadas irão fazer parte do nosso grupo. Primeiro vamos criar um nome no campo Filter name. Como exemplo vou criar um filtro para agrupar todos os layers “ARQ”, logo, daremos o nome de Arquitetura.

organizar-layers-em-categorias

Em Filter Definiton clique em baixo do campo Name. Repare que ao clicar um sinal de * (asterisco) é inserido após o cursor do mouse. Não apague esse asterisco, ele esta ai por um motivo que você entenderá em breve. No meu exemplo, como preciso agrupar todas as camadas “ARQ” vou digitar ARQ e pressionar Enter.

organizar-layers-em-categorias

Observe que no campo Filter Preview já podemos ver todas as camadas que começam com “ARQ”. Aqui pode clicar em OK. Desta forma voltamos a janela Layers Properties Manager. Aqui você já pode notar que no painel Filters o grupo Arquitetura esta com um “tique” verde, indicando que ele esta ativado e no campo das camadas só estão visíveis as camadas que determinamos como o grupo Arquitetura.

organizar-layers-em-categorias

Observe que na barra inferior a mensagem esta indicando Arquitetura: 10 layers displayed of 124 total layers, ou seja, 10 camadas visíveis de um total de 124 camadas. Clique no painel Layers e note a diferença.

organizar-layers-em-categorias

Muito mais organizado não é mesmo? E você pode criar quantos grupos você quiser. Bom não é? Mas calma que da pra melhorar. Vamos voltar ao painel Layers Properties Manager. No grupo Arquitetura clique com o botão direito pra ver algumas opções.

organizar-layers-em-categorias

Temos os campos Visibility e Lock. Esses campos permitem que o grupo inteiro seja desligado/ligado, congelado/descongelado e bloqueado/desbloqueado com apenas um clique! Sensacional!

organizar-layers-em-categorias

Mas e quando eu quiser organizar os layers em um grupo na qual o meu critério não seja o nome inicial do Layer? Por exemplo, dentro da categoria “ARQ” preciso criar uma categoria especial para a hidráulica.

organizar-layers-em-categorias

Se você tentar criar um filtro e no campo Name digitar Hidráulica o resultado ficará em branco.

organizar-layers-em-categorias

Mas porque?

Simples, o campo name só faz buscas pelos caracteres iniciais da camada, por isso que quando fizemos a categoria Arquitetura, ao utilizar os caracteres “ARQ” a busca foi feita normalmente.

O que eu faço então?

Lembra do asterisco que aparece logo depois da palavra que você digita na busca? Coloque mais um asterisco antes da palavra que você digitou na busca, no exemplo foi Hidráulica, loco teremos na busca a seguinte configuração: *Hidráulica*.

organizar-layers-em-categorias

Pronto, agora você pode criar a categoria que preferir independente do tipo de nome da sua camada.

Acredito que com isso o problema de administrar milhares de camadas tenha sido resolvido! Você pode criar quantos grupos você quiser e ir ativando e desativando os que estiver trabalhando. Caso necessário, é possível criar um subgrupo dentro de um grupo, para isso basta clicar com o botão direito no grupo já existente e escolher a opção New Propertie Filter.

organizar-layers-em-categorias

Agora é só repetir o processo determinando o critério que você vai utilizar para criar uma sub-categoria.

Gostaram? Acompanhem o site e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

6 Comentários

  1. Tiago Vedovato
    22 de junho de 2016 at 10:24 — Responder

    Ola Andre.
    Qual a diferença entre “New Properties Filter” e “New Group Filter”?
    Abraços.

    • 22 de junho de 2016 at 13:27 — Responder

      Olá Tiago,

      O New Properties Layer permite que você crie um filtro a partir de um critério como “layers começando com a palavra cota”.
      O New Group Filter permite que você crie um grupo de Layers onde basta selecionar os layers e arrastá-los para dentro do grupo, desta forma, as camadas não tem que seguir o padrão estabelecido pelo filtro, você que escolhe manualmente quem faz parte daquele grupo.

      Dúvidas pode postar aqui novamente,

      Um abraço!

  2. 2 de agosto de 2016 at 12:18 — Responder

    Olá André,

    não consegui fazer com que o filtro “Arquitetura” seja visualizado na lista da minha “tool bar” essa lista continua mostrando todos os layers do desenho..
    Como faço?

    • 7 de agosto de 2016 at 10:47 — Responder

      Olá Dayane,

      Respondido no e-mail.

      Um abraço!

  3. RAFAEL DE DEUS
    20 de outubro de 2016 at 01:49 — Responder

    Andre,

    Tem como aparecer os nomes dos grupos na barra de comando ao inves dos layers? Tipo, se eu tiver 4 grupos com 10 layers, aparecer so os 4 grupos e eu clico no grupo que me interessa.

    • 22 de outubro de 2016 at 12:31 — Responder

      Olá Rafael,

      Infelizmente não, o AutoCAD só exibe um grupo por vez.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *