AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Organizar projetos de topografia

Organizar projetos de topografia sempre foram uma dor de cabeça para quem trabalha com AutoCAD. Aprenda com essas dicas a reduzir suas dores de cabeça!

Levantamento planialtimétricos ou como costumamos chamar “projeto de topografia” são sempre um verdadeiro pesadelo! Linhas flutuando, um monte de coordenadas que não fazem sentido, milhares de camadas e arquivos muito pesados.

Então vou dar algumas dicas de como organizar esses arquivos de maneira que você possa trabalhar de forma mais tranquila e dormir em paz!

ARQUIVO ORIGINAL E ARQUIVO EDITADO

Nunca altere nada do arquivo original. Conforme vamos editando o arquivo podemos por acidente apagar alguma informação importante, por isso é sempre bom criar uma cópia do arquivo para efetuar a “limpeza” e deixar a original salva em local seguro.

organizar-projetos-de-topografia

Caso faça alguma “besteira” ainda tem o arquivo original salvo para criar uma nova versão do arquivo limpo.

EXCLUIR OBJETOS DESNECESSÁRIOS

Agora vem a operação limpeza! Antes de mais nada é necessário determinar o que você realmente precisa desta topografia. Para projetos academicos (ou o famoso trabalho da faculdade!) geralmente as curvas de nível e sua respectiva numeração são suficientes.

Certo, mas eu vou ter que deletar esse monte de objetos um por um? Vai levar uma vida inteira!

Calma, para projetos muito grandes recomendo que faça da seguinte maneira. Ao invés de apagar, desligue as camadas (layers) desnecessários. Para isso utilize as ferramentas de camadas Freeze ou Off.

organizar-projetos-de-topografia

Não sabe a diferença? Já fizemos uma publicação sobre isso! Layers, qual a diferença? mas no nosso caso o que importa é que eles não sejam exibidos na tela. Recomendo a opção Freeze. Após ativar a ferramenta basta ir clicando nas camadas que não lhe interessam.

organizar-projetos-de-topografia

Caso apague algo importante por acidente pressione desfazer (Ctrl +Z) e volte a congelar ou apagar as camadas.

DELIMITAR A ÁREA QUE REALMENTE INTERESSA

Após apagar ou congelar as camadas de tudo que não interessa vamos nos concentrar na área na qual você realmente precisa da topografia para o seu projeto. Caso tenha pago para realizar a topografia provavelmente ela já esta do tamanho exato, porém se pegou o levantamento na prefeitura da cidade você terá uma área de quase o tamanho de um bairro inteiro (ou dois! rs!).

Faça um retângulo deixando a área desejada dentro e aplique a ferramenta EXTRIM. Não sabe como funciona a ferramenta? Basta ativar a ferramenta, selecione retângulo e clique fora do retângulo que a ferramenta apara todas as linhas externas. Já publicamos sobre ela também! Aparar várias linhas de uma vez!

organizar-projetos-de-topografia

Apague os objetos que sobrarem ao redor e você já tem sua área delimitada e limpa. Agora o próximo passo.

CRIE UM NOVO ARQUIVO

Selecione toda a área desejada, copie e cole em um novo arquivo. Esse processo faz com que boa parte do que não interessa (como camadas, blocos, estilos de texto, etc) fiquem no arquivo anterior. Isso permite que seu arquivo fique extremamente leve!

organizar-projetos-de-topografia

Agora precisamos planificar o projeto.

ACHATAR TOPOGRAFIA

Em alguns casos (na maioria para falar a verdade) o arquivo de topografia vem em 3D, porém como estamos visualizando em 2D não percebemos isso, o que pode gerar diversos problemas durante a execução do projeto.

Para conferir você pode recorrer ao VewCube para girar seu projeto ou o atalho mantendo Shift pressionado, botão de rolagem pressionado e mover o mouse.

organizar-projetos-de-topografia

Caso identifique que seu projeto esta em 3D você pode utilizar o comando Flatten, para achatá-lo e deixar todas as curvas de nível no mesmo plano, poupando assim maiores dores de cabeça.

Digite FLATTEN e pressione Enter. Selecione toda a topografia e pressione Enter. Dependendo do tamanho da topografia este processo pode demorar um pouco. Já fizemos uma publicação sobre esta ferramenta também! Achatar topografia 3D.

Agora vamos ao pente fino!

LIMPEZA COMPLETA

Para uma completa limpeza vamos utilizar as ferramentas PURGE e OVERKILL. Para ativar o comando Purge digite PU e pressione Enter.

Na janela que se abrir você deve pressionar o botão Purge All para que todos os objetos que fazem parte do arquivo e não estão sendo utilizados sejam excluídos. Pressione o botão quantas vezes forem necessárias até que o botão fique cinza. Isso quer dizer que o projeto já está completamente limpo.

organizar-projetos-de-topografia

Agora vamos eliminar linhas sobrepostas, que podem causar problemas durante a impressão. Na aba Home, no painel Modify, clique na palavra Modify para acessar o submenu e localize o botão Delete Duplicate Objects ou digite na linha de comando OVERKILL e pressione Enter.

organizar-projetos-de-topografia

Selecione todo o projeto e pressione Enter. Na janela Delete Duplicate Objects não precisa editar nada, basta pressionar Ok.

organizar-projetos-de-topografia

Parece que não faz nada mas observe sua linha de comando.

organizar-projetos-de-topografia

Não se assuste se passar de 1000 objetos, na verdade é bem comum. Salve o arquivo e vamos conferir o resultado!

CONFERINDO O RESULTADO

Para comparar  diferença (que eu acho que já é nítida) digite DWGPROPS para verificar as propriedades do arquivo, assim é possível ver o tamanho que o arquivo ficou.

organizar-projetos-de-topografia

Pronto! Arquivo limpo, muito mais leve e com todos problemas solucionados! Agora você pode dormir tranquilo e continuar seu projeto sem maiores dores de cabeça!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *