SOLUÇÃO DE PROBLEMASPUBLICAÇÃO

PDF fora de escala na plotagem

PDF fora de escala na plotagem é um problema sério que além de prejudicar na leitura do projeto gera gastos desnecessários com reimpressões. Aprenda a resolver esse problema agora!

Você configura o layout do seu projeto, configura a folha, coloca tudo na escada e cria um PDF para ter certeza que não vai ter problemas. Aí imprime o projeto e quando confere ele está fora de escala! Mas eu conferi tudo! O que deu errado? É esse o problema que vamos resolver agora!

VISUALIZADORES DE PDF

Para visualizar e imprimir arquivos em PDF você precisa utilizar um visualizador e é aqui que os problemas começam. Os programas de visualização de arquivos em PDF leem arquivos vindo dos mais diversos programas como Word, excel, photoshop e por aí vai.

Na maioria dos casos não existe uma preocupação quanto a precisão do tamanho da folha como temos com projetos então é bem comum o visualizador estar com uma configuração de “compactar para caber na folha” ativada. Em um documento de word você nem chega perceber a diferença, porém em um projeto isso é um baita problema.

O mais popular é o Adobe Reader, sendo que sempre que você enviar um arquivo para impressão observe o campo que está ativado: Shrink oversized pages (encolher páginas grandes).

pdf-fora-de-escala

Se você acha que o problema só acontece no Adobe PDF se engana, isso é bem comum em todos os visualizadores de PDF, olhe o FOXIT Reader.

pdf-fora-de-escala

Tome cuidado que as demais opções também aferam a escada de impressão, logo o ideal é escolher para não fazer nada ou manter no tamanho atual. Isso vai poupar muita dor de cabeça (e no bolso com impressões erradas!).

Agora você pode imprimir tranquilamente seu projeto e ter certeza que o mesmo será impresso na escala adequada!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

12 Comentários

  1. Luciano Paiva
    20 de março de 2017 at 09:28 — Responder

    Bom dia Luis. Tudo bem?
    Estou com problema de escala na hora de criar meu PDF do projeto. Só que este quadro só aparece lá na copiadora na hora em que vão imprimir as folhas. Nesse caso como faço. Estou “desesperado” pois esse problema eu enfrente a muito tempo e não consigo resolver. O que tenho feito é utilizar o comando escala do CAD e aumentado uma fração correspondente à diferença.

    Me ajude!!!

    • 20 de março de 2017 at 09:53 — Responder

      Olá Luciano,

      Isso realmente é um problema, mas como costumo dizer “quem paga” é que dá as ordens, então já mandei voltar muito projeto por causa disso. Sei que tem copiadoras que pensam que estamos “fazendo um favor” mas é questão de conversar.

      Um abraço!

  2. Jésssica
    17 de outubro de 2017 at 15:22 — Responder

    Estou com problema na fase anterior à geração do PDF. Quando o arquivo é gerado e abro pra visualização no Adobe Reader em 100%, uso o escalímetro pra conferir a escala, o desenho está maior do que deveria da escala. Pode me ajudar, Luis?

    • 29 de outubro de 2017 at 15:23 — Responder

      Olá Jéssica,

      Mesmo abrindo o arquivo e exibindo em 100%, você não terá a precisão desejada em função da configuração de tela que pode não corresponder ao tamanho real, então sugiro que faça a impressão do arquivo.

      Um abraço!

  3. Everson Renan
    2 de abril de 2018 at 18:09 — Responder

    Boa tarde,

    Eu estou com problemas na hora de gerar um pdf para plotar, o projeto precisa ser plotado numa folha de configuração diferente do A1, então “criei” uma configuração de folha, com as medidas de 1328x595mm, quando clico no botão window e seleciono o quadro a escala vai para 1:1.044 e se eu desabilitar a opção fit to paper, e colocar a escala 1:1 manual, é cortado as bordas, você pode me ajudar?
    Autocad 2016

    • 3 de abril de 2018 at 10:26 — Responder

      Olá Everson,

      O problema aí é a área de “sangria”, que nada mais é do que o limite da área de impressão. É como se seu desenho estivesse fora da área de impressão. Vou tentar explicar por aqui mas se não der certo me manda mensagem pelo facebook. Vá em plot, selecione a impressora e clique em Properties. Na janela Plotter configuration localize a opção Modify Standard Paper Size (Printable area). Localize a sua folha e e clique em Modify. Na próxima janela você terá as quatro “margens de sangria”, altere o valor para 0.01 em todos e vá avançando até finalizar.

      Acredito que isso resolva o problema!

      Um abraço!

  4. Hosana Costa
    6 de abril de 2018 at 23:50 — Responder

    Olá Luis, boa noite
    no Adobe Reader a opção Shrink oversized pages (encolher páginas grandes), deve permanecer ativada ou desativada…
    Se desativada, qual das outras opções devo selecionar para meu desenho sair na escala ideal?
    Obrigada.

    • 7 de abril de 2018 at 09:53 — Responder

      Olá Hosana,

      No caso qualquer opção que altere o dimensionamento original da imagem. Sem ver a tela de opções fica difícil lhe dar certeza. Qualquer coisa, de um print da tela e compartilhe no grupo QualifiCAD no facebook que eu dou uma olhada.

      Um abraço!

  5. Bruna
    27 de abril de 2018 at 00:33 — Responder

    Por favor pode me ajudar …. vou em layout arrumo a medida da folha que vou utilizar arrumo a escala deixo sempre configurada fator 10=100 para escala (1/100) ou 10=50 para (1/50)…. porém quando imprimo a prancha sempre da diferença de medida na escala, pego escalimetro para medir e falta alguns centímetros isso faz diferença na planta. Já tentei configurar 100=100 para (1/100) 1=100 tentei vários jeitos mais não dá certo não fica na escala correta . Até sai na escala 1/50 mas da centímetros de diferença

    • 27 de abril de 2018 at 14:10 — Responder

      Olá Bruna,

      Você imprime direto ou converter em PDF antes?

      Um abraço!

      • Bruna
        28 de abril de 2018 at 05:28 — Responder

        Ola !
        Sim, converto em pdf . Aí confiro no escalimetro e da diferença de medida por exemplo, uma parede de 520 fica com 500, porta de 80 fica com 70. E faço esse passo a passo que postou aqui. E está dando essa diferença é pequena mais dá . Desenho 1 m como se fosse 100 e uso 10= 50 para escala 1/50. Também já tentei outras opções para ver se Da certo e não dá.
        OBRIGADA !

  6. Wladimir Silva
    27 de maio de 2018 at 12:57 — Responder

    Maravilha de dica. Já estava arrancando os cabelos aqui, em casa. Muitíssimo obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *