SOLUÇÃO DE PROBLEMASPUBLICAÇÃO

PDF fora de escala na plotagem

PDF fora de escala na plotagem é um problema sério que além de prejudicar na leitura do projeto gera gastos desnecessários com reimpressões. Aprenda a resolver esse problema agora!

Você configura o layout do seu projeto, configura a folha, coloca tudo na escada e cria um PDF para ter certeza que não vai ter problemas. Aí imprime o projeto e quando confere ele está fora de escala! Mas eu conferi tudo! O que deu errado? É esse o problema que vamos resolver agora!

VISUALIZADORES DE PDF

Para visualizar e imprimir arquivos em PDF você precisa utilizar um visualizador e é aqui que os problemas começam. Os programas de visualização de arquivos em PDF leem arquivos vindo dos mais diversos programas como Word, excel, photoshop e por aí vai.

Na maioria dos casos não existe uma preocupação quanto a precisão do tamanho da folha como temos com projetos então é bem comum o visualizador estar com uma configuração de “compactar para caber na folha” ativada. Em um documento de word você nem chega perceber a diferença, porém em um projeto isso é um baita problema.

O mais popular é o Adobe Reader, sendo que sempre que você enviar um arquivo para impressão observe o campo que está ativado: Shrink oversized pages (encolher páginas grandes).

pdf-fora-de-escala

Se você acha que o problema só acontece no Adobe PDF se engana, isso é bem comum em todos os visualizadores de PDF, olhe o FOXIT Reader.

pdf-fora-de-escala

Tome cuidado que as demais opções também aferam a escada de impressão, logo o ideal é escolher para não fazer nada ou manter no tamanho atual. Isso vai poupar muita dor de cabeça (e no bolso com impressões erradas!).

Agora você pode imprimir tranquilamente seu projeto e ter certeza que o mesmo será impresso na escala adequada!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

4 Comentários

  1. Luciano Paiva
    20 de março de 2017 at 09:28 — Responder

    Bom dia Luis. Tudo bem?
    Estou com problema de escala na hora de criar meu PDF do projeto. Só que este quadro só aparece lá na copiadora na hora em que vão imprimir as folhas. Nesse caso como faço. Estou “desesperado” pois esse problema eu enfrente a muito tempo e não consigo resolver. O que tenho feito é utilizar o comando escala do CAD e aumentado uma fração correspondente à diferença.

    Me ajude!!!

    • 20 de março de 2017 at 09:53 — Responder

      Olá Luciano,

      Isso realmente é um problema, mas como costumo dizer “quem paga” é que dá as ordens, então já mandei voltar muito projeto por causa disso. Sei que tem copiadoras que pensam que estamos “fazendo um favor” mas é questão de conversar.

      Um abraço!

  2. Jésssica
    17 de outubro de 2017 at 15:22 — Responder

    Estou com problema na fase anterior à geração do PDF. Quando o arquivo é gerado e abro pra visualização no Adobe Reader em 100%, uso o escalímetro pra conferir a escala, o desenho está maior do que deveria da escala. Pode me ajudar, Luis?

    • 29 de outubro de 2017 at 15:23 — Responder

      Olá Jéssica,

      Mesmo abrindo o arquivo e exibindo em 100%, você não terá a precisão desejada em função da configuração de tela que pode não corresponder ao tamanho real, então sugiro que faça a impressão do arquivo.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *