SKETCHUP & VRAY

Posicionar, Girar e Percorrer câmera

Posicionar, girar e percorrer câmera pode ser o diferencial que você precisa para dar mais vida a sua cena. Aprenda agora!

Sua cena está completa, tem tudo o que tem direito, porém você cria uma cena, duas, três e quando está quase dando certo você entra na parede! Tem coisa pior que isso?

posicionar-girar-percorrer-câmera

Ambientes pequenos, ângulos que não favorecem, entre outros diversos problemas que aparecem no nosso dia a dia podem ser resolvidos com estes simples recursos que o Sketchup nos oferece. Vamos aprender a usá-los agora!

POSICIONANDO SUA CÂMERA

As ferramentas que permitem um controle mais fino do posicionamento da sua câmera estão disponível no painel Câmera ou no painel Conjunto grande de ferramentas.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Mas pra que serve isso? Eu não posso simplesmente orbitar até achar o ângulo que eu quero e criar uma cena?

Claro que pode, porém qual a precisão que você vai ter? Criar cenas é a etapa em que temos que atuar como fotógrafos, buscando o melhor enquadramento, buscando transmitir a essência de todo o projeto 3D em uma imagem 2D, lembrando que não vai ter como girar essa imagem depois.

Resumindo, tem que ficar perfeito!

Mas que vantagem eu tenho com essas ferramentas então?

Vamos descobrir agora, explorando cada uma delas e entendendo o que cada uma pode nos oferecer.

POSICIONAR A CÂMERA

A primeira ferramenta que temos é a Posicionar a câmera, que como o nome diz, permite que a câmera seja posicionada no seu projeto.

posicionar-girar-percorrer-câmera

O processo de colocação da câmera pede um certo cuidado, onde devemos dar duas informações: o ponto da câmera e o foco da câmera.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Mas o que isso quer dizer exatamente?

É bem simples, você precisa indicar onde a câmera está e depois indicar para onde a câmera esta olhando. Seria mais ou menos como posicionar um tripé com uma câmera e em seguida girar sua câmera e focar no objeto ou cena que deseja.

posicionar-girar-percorrer-câmera

O que eu recomendo é que você posicione em uma visão superior ou algo próximo disso. Para posicionar a câmera dê um clique para indicar a posição da câmera, mantenha o botão pressionado e arrastar o mouse na direção que deseja que a câmera foque e solte o botão do mouse.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Ei, a câmera ficou afundada no chão!

Calma, a ferramenta Posicionar a câmera trabalha sempre rente ao chão, onde indicamos a posição da câmera e a posição do alvo. assim que está etapa é concluída observe no canto inferior direito da tela.

posicionar-girar-percorrer-câmera

A ferramenta está aguardando você indicar qual a altura dos olhos, ou seja a altura da câmera.

Legal, eu coloco o valor que eu quiser?

Sim e não. Você pode sim colocar o valor que quiser, mas o que eu recomendo é que este valor fique entre 1,60 e 1,80. Qual o motivo? É a altura média do nível dos olhos de uma pessoa. Se você esta fazendo um ambiente, está altura ajuda a pessoa que visualiza o seu render ter a sensação que está realmente ali dentro.

Valores muito altos dão a sensação que você está “de helicóptero” e muito baixos que você está agachado ou deitado no chão. Para inserir o valor desejado basta digitar o valor.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Viu como é simples? São três informações. Onde a câmera esta, para onde a câmera esta olhando e qual a altura dos olhos. Com isso você já consegue escolher o ângulo ideal da sua cena.

Falando nisso, este recurso apenas posiciona sua visão da maneira que você deseja, quando terminar a configuração, não esqueça de criar a sua cena.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Um outro detalhe importante. Assim que você posiciona a câmera a ferramenta Posicionar câmera é desativada e a ferramenta Girar é ativada. Ou seja, essa configuração de altura já foi realizada na ferramenta girar. É só você observar o cursor do mouse, ele está com um “olho” no lugar do cursor.

posicionar-girar-percorrer-câmera

E é justamente a ferramenta que vamos aprender agora.

GIRAR CÂMERA

Como o nome diz a ferramenta permite que você gire a câmera conforme desejar.

Ah, mas isso eu já faço com o comando orbitar.

Mais ou menos, o comando orbitar rotaciona a cena inteira. Tente usar o comando Orbitar dentro de um ambiente pequeno como um banheiro, certamente você vai entrar dentro da parede.

O comando girar funciona como se a sua câmera fosse fixada a um tripé, onde é possível girar a câmera, porém sem poder removê-la do tripé. Isso já lhe da uma precisão incrível.

posicionar-girar-percorrer-câmera

A única edição possível em relação a câmera é altera sua altura. Faça um teste. Clique no botão girar e mova o cursor do mouse, perceba a diferença.

posicionar-girar-percorrer-câmera

A sensação é a mesma de estar olhando por uma câmera e girando ela. bem diferente do resultado do Orbitar. Isso dá uma precisão incrível para o seu enquadramento, deixando a cena muito mais natural.

Mas e se eu quiser andar um pouquinho pra frente ou pra trás?

Também é possível, para isso recorremos a última ferramenta, a Percorrer.

PERCORRER CÂMERA

Como o próprio nome diz, permite que você percorra o caminho com a câmera.

Ah, mas isso eu faço com o comando Zoom.

Talvez, mas o comando percorrer tem uma série de vantagens. A primeira é que ele respeita a altura da câmera. Já a segunda, e melhor de todas, ele não deixa você entrar dentro da parede.

Para ativar o comando clique no botão Percorrer. Para percorrer o caminho mantenha o botão do mouse pressionado e mova para cima para avançar e para baixo para recuar. Também é possível mover para os lados.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Acha que está devagar? Segure Ctrl para “correr” e se quiser dar uma ajustada na altura, segure Shift.

Um detalhe interessante é que se você parar de costas para uma parede e tentar andar para trás é como se você encostasse as suas costas na parede, onde um ícone de proibido aparece junto do cursor do mouse, informando que não é possível recuar mais.

posicionar-girar-percorrer-câmera

Pronto! Com esses recursos você passa a ser um “fotografo” profissional dentro do Sketchup!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. Odete Beraldo Paganeli
    23 de outubro de 2017 at 14:01 — Responder

    ???excelente material. Obrigado?

  2. 23 de janeiro de 2018 at 09:03 — Responder

    Muito boa sua explicação. Simples e direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *