PROBLEMAS COMUNSREVIT

Problemas com inclinações – REVIT

Problemas com inclinações como rampas ou telhados no Revit são de tirar o sono de qualquer profissional. Aprenda a resolver este problema!

Você configura sua rampa ou telhado, coloca o valor de inclinação e não fica da forma que você tinha imaginado.

Poxa! Mas eu coloquei o valor certinho? Porque não ficou certo?

A resposta geralmente é simples. Um probleminha na configuração de unidades do seu projeto, mas antes vamos deixar claro: você sabe a diferença entre percentual de inclinação e graus de inclinação?

INCLINAÇÃO: PERCENTUAL x GRAUS

Antes de mais nada, percentual de inclinação não é igual a graus de inclinação, logo em uma inclinação de 10% se você colocar 10° graus, esta completamente errado!

Essa é uma confusão comum e simples de ser solucionada. Vamos analisar a seguinte situação: o que determina a inclinação de um telhado é o tipo de telha que será utilizada. Essa inclinação é medida em porcentagem, então quando você escuta “O telhado terá 30% de inclinação” o que isso quer dizer?

problemas-com-inclinações

Vamos entender o que significa percentual. Do latim per centum, significa  “por cento”, “a cada centena”. Desta forma podemos analisar o valor de 30% de inclinação da seguinte maneira:

Se pegarmos o valor de um metro e convertermos em centímetros, teremos 100 centímetros. Se o telhado tem 30% de inclinação quer dizer que a cada 100 centímetros, o telhado sobe um total de 30cm.

problemas-com-inclinações

Se você conferir, esta inclinação corresponde a 16° 41′ 57″. Bem diferente de 30°!

problemas-com-inclinações

Certo, mas no Revit basta colocar o valor de 30 na campo inclinação e esta tudo certo né?

Depende da configuração de unidade do seu projeto. Vamos entender o problema e como solucionar.

CAMPO DE INCLINAÇÃO NO REVIT

No processo de criação de um telhado, antes de confirmar o perímetro criado, podemos observar dentro do painel de Propriedades um campo chamado Cotas (Dimensions) que tem uma opção chamada Inclinação (Slope) onde podemos inserir um valor de inclinação que irá ser aplicado a todas as “águas” do telhado.

problemas-com-inclinações

Ou você pode simplesmente selecionar as linhas de perímetro do telhado e indicar a inclinação manualmente.

problemas-com-inclinações

Na verdade o processo é em simples, o problema acontece mesmo se você não prestar atenção na unidade de medida. Note que no campo esta escrito Inclinação (Slope) e o valor está em graus!

problemas-com-inclinações

Se você presta atenção apenas no título do campo e coloca o valor a inclinação de seu telhado, rampa ou qualquer outra geometria irá ficar incorreto e você ficará quebrando a cabeça para resolver. A solução é bem simples, basta corrigir a unidade de medida para inclinações.

Para isso vá até a aba Gerenciar (Manage) o no campo Configurações (Settings), clique na opção Unidade de Projeto (Project Units).

problemas-com-inclinações

Na janela Unidades (Units) localize o campo Inclinação (Slope) e clique no valor que esta sendo exibido.

problemas-com-inclinações

Na janela Formato (Format) o campo Unidades (Units) Esta marcando Graus decimais (Decimal degrees). Você deve alterar o valor para Percentual (Percentage).

problemas-com-inclinações

Ao finalizar basta pressionar OK. Caso ache necessário, altere o valor de arredondamento. Eu particularmente deixo como 0 (zero) casas decimais.

problemas-com-inclinações

Apenas por questão de comparação observe a diferença de dois telhados, um com 30° de inclinação e outro com 30% de inclinação.

problemas-com-inclinações

Pronto! Chega de telhados que as medidas não batem.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. FABIO
    7 de outubro de 2016 at 02:04 — Responder

    voce é o cara! me salvou!

  2. Ammanda Wendy
    28 de agosto de 2017 at 16:40 — Responder

    Obrigada! Vc explica super bem e me salvou no Revit! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *