AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMASPUBLICAÇÃO

Reduzir para caber – Impressão

Reduzir para caber na impressão é um recurso não muito recomendado, mas em alguns momentos precisamos imprimir um projeto em um tamanho de folha menor. Aprenda agora!

Acho importante deixar claro que este recurso apesar de fazer o seu projeto caber em qualquer folha, porém o projeto ficará totalmente fora de escala. Mas dependendo do caso a sua necessidade é apenas que as informações gráficas fiquem legíveis, independente da escala.

reduzir-para-caber-impressão

Vamos entender como configurar e os principais cuidados.

SCALE TO FIT

Para quem já frequenta o site a algum tempo sabe que tenho várias publicações sobre como configurar uma impressão no AutoCAD, para os novos leitores aí vão alguns links das principais publicações.

CONFIGURAR ESCALA DE IMPRESSÃO – LAYOUT E VIEWPORT

CONFIGURANDO UM LAYOUT NO AUTOCAD

PESO GRÁFICO, ESPESSURA DE LINHA E IMPRESSÃO

Para quem já domina essas ferramentas podemos ir ao que interessa. Vá até o seu layout ou configure a janela de impressão (Ctrl + P) e quando for imprimir veja o campo Plot Scale.

reduzir-para-caber-impressão

Em Plot Scale, a recomendação é que o valor seja sempre 1:1. A configuração da escala deve ser feita diretamente na Viewport. Qualquer alteração aqui afeta diretamente no tamanho da folha, porém como o nosso objetivo é esse precisamos alterar a escala marcando a opção Fit to Paper (Compactar para caber no papel).

reduzir-para-caber-impressão

Feito isso precisamos definir em qual folha vamos imprimir. Como o seu layout já está configurado para uma determinada folha a próxima etapa é selecionar o novo tamanho de folha em Paper size. No exemplo estou com uma folha A2 configurada para este Layout. Então vou configurar para a atual folha A2 ser impressa em uma folha A3.

reduzir-para-caber-impressão

No seu caso escolha a folha que desejar.

Agora é só imprimir. Se tiver alguma dúvida de como vai ficar, faça uma impressão em PDF para conferir o tamanho da folha e resultado, para depois imprimir em definitivo. Aqui vai um resumo das alterações.

reduzir-para-caber-impressão

CUIDADOS IMPORTANTES

Vale o alerta novamente. O desenho está totalmente fora de escala. então anotações de texto dizendo, por exemplo, Corte na escala 1:50, não valem de nada, o desenho está sem escala.

O tamanho dos textos, cotas e quaisquer outras anotações são reduzidos pela metade ou até menos! então é possível que parte da informação fique inlegível.

Deixe bem claro para quem receber este desenho que o mesmo está fora de escala. A responsabilidade pelo desenho é sempre de quem elaborou.

E finalmente, utilize este recurso com moderação e muito cuidado.

Gostaram? Curtam nossa página. Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *