AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMASPUBLICAÇÃO

Reduzir para caber – Impressão

Reduzir para caber na impressão é um recurso não muito recomendado, mas em alguns momentos precisamos imprimir um projeto em um tamanho de folha menor. Aprenda agora!

Acho importante deixar claro que este recurso apesar de fazer o seu projeto caber em qualquer folha, porém o projeto ficará totalmente fora de escala. Mas dependendo do caso a sua necessidade é apenas que as informações gráficas fiquem legíveis, independente da escala.

reduzir-para-caber-impressão

Vamos entender como configurar e os principais cuidados.

SCALE TO FIT

Para quem já frequenta o site a algum tempo sabe que tenho várias publicações sobre como configurar uma impressão no AutoCAD, para os novos leitores aí vão alguns links das principais publicações.

CONFIGURAR ESCALA DE IMPRESSÃO – LAYOUT E VIEWPORT

CONFIGURANDO UM LAYOUT NO AUTOCAD

PESO GRÁFICO, ESPESSURA DE LINHA E IMPRESSÃO

Para quem já domina essas ferramentas podemos ir ao que interessa. Vá até o seu layout ou configure a janela de impressão (Ctrl + P) e quando for imprimir veja o campo Plot Scale.

reduzir-para-caber-impressão

Em Plot Scale, a recomendação é que o valor seja sempre 1:1. A configuração da escala deve ser feita diretamente na Viewport. Qualquer alteração aqui afeta diretamente no tamanho da folha, porém como o nosso objetivo é esse precisamos alterar a escala marcando a opção Fit to Paper (Compactar para caber no papel).

reduzir-para-caber-impressão

Feito isso precisamos definir em qual folha vamos imprimir. Como o seu layout já está configurado para uma determinada folha a próxima etapa é selecionar o novo tamanho de folha em Paper size. No exemplo estou com uma folha A2 configurada para este Layout. Então vou configurar para a atual folha A2 ser impressa em uma folha A3.

reduzir-para-caber-impressão

No seu caso escolha a folha que desejar.

Agora é só imprimir. Se tiver alguma dúvida de como vai ficar, faça uma impressão em PDF para conferir o tamanho da folha e resultado, para depois imprimir em definitivo. Aqui vai um resumo das alterações.

reduzir-para-caber-impressão

CUIDADOS IMPORTANTES

Vale o alerta novamente. O desenho está totalmente fora de escala. então anotações de texto dizendo, por exemplo, Corte na escala 1:50, não valem de nada, o desenho está sem escala.

O tamanho dos textos, cotas e quaisquer outras anotações são reduzidos pela metade ou até menos! então é possível que parte da informação fique inlegível.

Deixe bem claro para quem receber este desenho que o mesmo está fora de escala. A responsabilidade pelo desenho é sempre de quem elaborou.

E finalmente, utilize este recurso com moderação e muito cuidado.

Gostaram? Curtam nossa página. Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *