SKETCHUP & VRAY

Render 360 para Facebook! Sketchup & V-ray

Render 360 para Facebook! Sketchup & V-ray! Aprenda a fazer uma bela imagem para esse recurso incrível que é mais fácil de fazer do que você imagina! Aprenda agora!

Quem trabalha com arquitetura e design de interiores provavelmente já viu aquelas imagens em 360 no facebook e ficou se perguntando como fazer isso. O processo é tão simples que chega a dar raiva! Vamos entender o processo.

O QUE É UMA IMAGEM 360°?

A primeira coisa a se entender é: Imagem em 360° não é VR (Realidade Virtual), sendo assim você não consegue “andar pelo ambiente”. O que uma imagem 360° proporciona é a sensação que você está dentro de um ambiente e pode olhar para qualquer direção, contanto que você não se movimente.

Para facilitar o entendimento, imagine que você tem um tripé com uma câmera fotográfica, onde você pode girar a câmera em qualquer direção, porém não pode tirar a câmera do tripé. Uma imagem 360° proporciona esta sensação.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Agora vamos entender a imagem em si. Quando você pensa em uma “foto” o que lhe vem a cabeça é uma imagem retangular, com largura e altura. Uma imagem 360° tem o formato de uma “bolha” onde você está dentro da bolha observando ao redor.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

A sensação de imersão é incrível, principalmente se visualizado em um celular, porém nem todo celular proporciona isso. Vamos entender o porquê.

SEU CELULAR TEM GIROSCÓPIO?

Seu celular deve ter uma quantidade incrível de funcionalidades e você só usa o whatsapp e o facebook onde em alguns modelos temos a função giroscópio. Mas para que serve isso?

Um giroscópio é um sensor que através da força da gravidade consegue saber qual a posição exata de um objeto no espaço. No seu celular o giroscópio consegue identificar a posição do aparelho, sabendo se ele está apontando para cima ou para baixo, e este recurso permite uma melhor imersão em uma imagem 360°.

Uma imagem 360° na tela de um celular não é exibida por completo, onde ao movimentar o celular a imagem se atualiza automaticamente, dando a sensação de imersão muito maior.

 

Se pra gente já é legal, imagina para o cliente!

CRIANDO UMA CENA PARA UMA IMAGEM 360°

A primeira coisa que você precisa é configurar uma cena no seu projeto. Em ambientes internos o resultado costuma ser mais interessante, já que em ambientes externos te obriga a modelar todo o cenário ao redor para que a cena não pareça artificial demais. Vou utilizar um ambiente interno para simplificar as coisas.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Lembre-se que a ideia aqui é dar a sensação que você está dentro do ambiente, então um bom posicionamento e altura da câmera são elementos cruciais para um bom resultado. Para posicionar a câmera eu costumo criar dois eixos demarcando um ponto no chão onde quero posicionar a câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Após criar os eixos utilizo a ferramenta Posicionar Câmera onde o processo é simples, você deve clicar e manter o botão do mouse pressionado na interseção dos eixos e mover o mouse na direção que deseja que a câmera fique apontada. Em seguida digite o valor da altura desejada.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Tome cuidado para não movimentar o mouse e vá até a aba Visualizar, Animação e clique em Adicionar Cena.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Apenas explicando um detalhe, qual o motivo para usar a altura de 1,60? Esta é a altura dos olhos de uma pessoa com estatura mediana. Isso vai ajudar a pessoa a se sentir dentro da cena. Agora vamos criar renderizar nossa imagem 360°.

RENDERIZANDO UMA IMAGEM 360° NO V-RAY PARA SKETCHUP

Vou explicar o processo em duas versões do V-ray a 2.0 e a 3.40, apesar de ser o mesmo processo a interface da nova versão deixou muita gente meio perdida.

No V-ray 2.0 vá ao V-ray Option Editor (No V-ray 3.4 vá ao Asset Editor e clique em Settings “Engrenagem”) e localize o campo Câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

  • V-ray 2.00 – altere o campo Type para Spherical e em Override FOV altere para 360.
  • V-ray 3.40 – altere o campo Type para VR Spherical Panorama.

Agora você deve alterar o tamanho da imagem de saída em Render Output.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

  • V-ray 2.00 – altere o campo Image Aspect Ratio para 2,0 de proporção e o tamanho da imagem deve ter pelo menos 3000 x 1500.
  • V-ray 3.40 – o campo Aspect Ratio já deve estar com 2,0 de proporção, apenas tamanho da imagem deve ter pelo menos 3000 x 1500.

A proporção da imagem 360 deve sempre ser a largura igual ao dobro da altura. Já o tamanho eu recomendo pelo menos 3000 x 1500 para que a imagem preserve sua qualidade. Pode ser feito em tamanhos menores porém você pode ter problemas de resolução.

Mas e a qualidade da renderização?

Fica a seu critério. Não é preciso fazer uma configuração de render específica. A preocupação é quanto a configuração da câmera e à proporção da imagem. Pode mandar renderizar e não se assuste com o aspecto da imagem.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Ei! Minha imagem está toda distorcida!

Calma. Lembra do exemplo que citei que a imagem tem um formato de “bolha”? Então, a renderização com a câmera Spherical faz com que a imagem retangular fique com esse aspecto, porém quando exibida em um visualizador adequado (no nosso caso o Facebook) você terá o resultado correto. Finalizando salve a imagem com extensão JPG.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Legal agora é só colocar no Facebook!

Ainda não, é preciso fazer um ajuste na imagem. Se você inserir a imagem gerada do jeito que ela está o Facebook irá interpretar que é uma “foto” comum e vai exibi-la do jeito que está.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Para que o Facebook entenda que sua imagem é 360°, antes de inserir você deve editar suas propriedades, para isso clique com o botão direito na imagem salva e clique em Propriedades.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Na janela de Propriedades vá até a aba Detalhes e com a barra de rolagem localize o campo Câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

O “truque” aqui é o seguinte, devemos preencher os campos Fabricante da câmera e Modelo da Câmera. Isso permitirá que o facebook identifique que a imagem é em 360° fazendo com que seja carregada da maneira correta.

No campo Fabricante da Câmera coloque RICOH. No campo Modelo da Câmera coloque RICOH THETA S.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Com isso o Facebook já consegue reconhecer e carregar sua imagem 360° corretamente. Só para matar a curiosidade, Ricoh é um modelo de câmera que filma e fotografa em 360°, pesquise no google para saber mais.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Pronto! Agora você pode fazer imagens incríveis em 360° para publicá-las no Facebook!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

5 Comentários

  1. ANDRE GARÇA
    3 de junho de 2017 at 05:08 — Responder

    Olá Luis, tudo bem?

    E se eu quiser usar essa imagem num ipad, num smartphone, no pc, pra mostrar pro cliente?

    Como faço?
    Obrigado!

    • 3 de junho de 2017 at 18:59 — Responder

      Olá André,

      Neste caso será necessário que o Ipad ou smartphone tenha giroscópio e baixar algum aplicativo que reconheça a imagem. No pc a mesma coisa, porém não tem o giroscópio.

      Um abraço!

  2. André Joveliano
    18 de junho de 2017 at 18:09 — Responder

    Olá Luis, tudo bem?

    E se eu quiser fazer uma vídeo para realidade virtual, não apenas uma imagem 360
    tipo uma imagem 360 mas que eu consiga me movimentar para outros repartimentos

    • 19 de junho de 2017 at 08:30 — Responder

      Olá André,

      Não sei se o V-ray tem suporte para isso. Uma plataforma que vi e o resultado fica muito bom é a Unreal, que é para jogos.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

  3. Paulo Holanda
    6 de Fevereiro de 2018 at 16:15 — Responder

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *