SKETCHUP & VRAY

Render 360 para Facebook! Sketchup & V-ray

Render 360 para Facebook! Sketchup & V-ray! Aprenda a fazer uma bela imagem para esse recurso incrível que é mais fácil de fazer do que você imagina! Aprenda agora!

Quem trabalha com arquitetura e design de interiores provavelmente já viu aquelas imagens em 360 no facebook e ficou se perguntando como fazer isso. O processo é tão simples que chega a dar raiva! Vamos entender o processo.

O QUE É UMA IMAGEM 360°?

A primeira coisa a se entender é: Imagem em 360° não é VR (Realidade Virtual), sendo assim você não consegue “andar pelo ambiente”. O que uma imagem 360° proporciona é a sensação que você está dentro de um ambiente e pode olhar para qualquer direção, contanto que você não se movimente.

Para facilitar o entendimento, imagine que você tem um tripé com uma câmera fotográfica, onde você pode girar a câmera em qualquer direção, porém não pode tirar a câmera do tripé. Uma imagem 360° proporciona esta sensação.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Agora vamos entender a imagem em si. Quando você pensa em uma “foto” o que lhe vem a cabeça é uma imagem retangular, com largura e altura. Uma imagem 360° tem o formato de uma “bolha” onde você está dentro da bolha observando ao redor.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

A sensação de imersão é incrível, principalmente se visualizado em um celular, porém nem todo celular proporciona isso. Vamos entender o porquê.

SEU CELULAR TEM GIROSCÓPIO?

Seu celular deve ter uma quantidade incrível de funcionalidades e você só usa o whatsapp e o facebook onde em alguns modelos temos a função giroscópio. Mas para que serve isso?

Um giroscópio é um sensor que através da força da gravidade consegue saber qual a posição exata de um objeto no espaço. No seu celular o giroscópio consegue identificar a posição do aparelho, sabendo se ele está apontando para cima ou para baixo, e este recurso permite uma melhor imersão em uma imagem 360°.

Uma imagem 360° na tela de um celular não é exibida por completo, onde ao movimentar o celular a imagem se atualiza automaticamente, dando a sensação de imersão muito maior.

 

Se pra gente já é legal, imagina para o cliente!

CRIANDO UMA CENA PARA UMA IMAGEM 360°

A primeira coisa que você precisa é configurar uma cena no seu projeto. Em ambientes internos o resultado costuma ser mais interessante, já que em ambientes externos te obriga a modelar todo o cenário ao redor para que a cena não pareça artificial demais. Vou utilizar um ambiente interno para simplificar as coisas.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Lembre-se que a ideia aqui é dar a sensação que você está dentro do ambiente, então um bom posicionamento e altura da câmera são elementos cruciais para um bom resultado. Para posicionar a câmera eu costumo criar dois eixos demarcando um ponto no chão onde quero posicionar a câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Após criar os eixos utilizo a ferramenta Posicionar Câmera onde o processo é simples, você deve clicar e manter o botão do mouse pressionado na interseção dos eixos e mover o mouse na direção que deseja que a câmera fique apontada. Em seguida digite o valor da altura desejada.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Tome cuidado para não movimentar o mouse e vá até a aba Visualizar, Animação e clique em Adicionar Cena.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Apenas explicando um detalhe, qual o motivo para usar a altura de 1,60? Esta é a altura dos olhos de uma pessoa com estatura mediana. Isso vai ajudar a pessoa a se sentir dentro da cena. Agora vamos criar renderizar nossa imagem 360°.

RENDERIZANDO UMA IMAGEM 360° NO V-RAY PARA SKETCHUP

Vou explicar o processo em duas versões do V-ray a 2.0 e a 3.40, apesar de ser o mesmo processo a interface da nova versão deixou muita gente meio perdida.

No V-ray 2.0 vá ao V-ray Option Editor (No V-ray 3.4 vá ao Asset Editor e clique em Settings “Engrenagem”) e localize o campo Câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

  • V-ray 2.00 – altere o campo Type para Spherical e em Override FOV altere para 360.
  • V-ray 3.40 – altere o campo Type para VR Spherical Panorama.

Agora você deve alterar o tamanho da imagem de saída em Render Output.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

  • V-ray 2.00 – altere o campo Image Aspect Ratio para 2,0 de proporção e o tamanho da imagem deve ter pelo menos 3000 x 1500.
  • V-ray 3.40 – o campo Aspect Ratio já deve estar com 2,0 de proporção, apenas tamanho da imagem deve ter pelo menos 3000 x 1500.

A proporção da imagem 360 deve sempre ser a largura igual ao dobro da altura. Já o tamanho eu recomendo pelo menos 3000 x 1500 para que a imagem preserve sua qualidade. Pode ser feito em tamanhos menores porém você pode ter problemas de resolução.

Mas e a qualidade da renderização?

Fica a seu critério. Não é preciso fazer uma configuração de render específica. A preocupação é quanto a configuração da câmera e à proporção da imagem. Pode mandar renderizar e não se assuste com o aspecto da imagem.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Ei! Minha imagem está toda distorcida!

Calma. Lembra do exemplo que citei que a imagem tem um formato de “bolha”? Então, a renderização com a câmera Spherical faz com que a imagem retangular fique com esse aspecto, porém quando exibida em um visualizador adequado (no nosso caso o Facebook) você terá o resultado correto. Finalizando salve a imagem com extensão JPG.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Legal agora é só colocar no Facebook!

Ainda não, é preciso fazer um ajuste na imagem. Se você inserir a imagem gerada do jeito que ela está o Facebook irá interpretar que é uma “foto” comum e vai exibi-la do jeito que está.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Para que o Facebook entenda que sua imagem é 360°, antes de inserir você deve editar suas propriedades, para isso clique com o botão direito na imagem salva e clique em Propriedades.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Na janela de Propriedades vá até a aba Detalhes e com a barra de rolagem localize o campo Câmera.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

O “truque” aqui é o seguinte, devemos preencher os campos Fabricante da câmera e Modelo da Câmera. Isso permitirá que o facebook identifique que a imagem é em 360° fazendo com que seja carregada da maneira correta.

No campo Fabricante da Câmera coloque RICOH. No campo Modelo da Câmera coloque RICOH THETA S.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Com isso o Facebook já consegue reconhecer e carregar sua imagem 360° corretamente. Só para matar a curiosidade, Ricoh é um modelo de câmera que filma e fotografa em 360°, pesquise no google para saber mais.

imagem-360-com-sketchup-e-vray

Pronto! Agora você pode fazer imagens incríveis em 360° para publicá-las no Facebook!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

5 Comentários

  1. ANDRE GARÇA
    3 de junho de 2017 at 05:08 — Responder

    Olá Luis, tudo bem?

    E se eu quiser usar essa imagem num ipad, num smartphone, no pc, pra mostrar pro cliente?

    Como faço?
    Obrigado!

    • 3 de junho de 2017 at 18:59 — Responder

      Olá André,

      Neste caso será necessário que o Ipad ou smartphone tenha giroscópio e baixar algum aplicativo que reconheça a imagem. No pc a mesma coisa, porém não tem o giroscópio.

      Um abraço!

  2. André Joveliano
    18 de junho de 2017 at 18:09 — Responder

    Olá Luis, tudo bem?

    E se eu quiser fazer uma vídeo para realidade virtual, não apenas uma imagem 360
    tipo uma imagem 360 mas que eu consiga me movimentar para outros repartimentos

    • 19 de junho de 2017 at 08:30 — Responder

      Olá André,

      Não sei se o V-ray tem suporte para isso. Uma plataforma que vi e o resultado fica muito bom é a Unreal, que é para jogos.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço!

  3. Paulo Holanda
    6 de Fevereiro de 2018 at 16:15 — Responder

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *