SKETCHUP & VRAY

Renderizar ambientes pequenos – Sketchup

Renderizar ambientes pequenos costuma ser um problema sério, principalmente quando temos espelhos! Aprenda como resolver esse problema agora!

Hoje em dia, com os “luxuosos” apartamentos de menos de 50 m², está cada vez mais comum lidarmos com projetos de pequenos ambientes. A vantagem é que precisamos ser muito criativos e acabamos desenvolvendo projetos bem interessantes. Agora a desvantagem é quando precisamos renderizar.

renderizar-ambientes-pequenos

Uma opção seria remover uma das paredes para fazer a renderização, porém, se o ambiente tiver um espelho, como um banheiro, esse “truque” não vai funcionar, já que pelo espelho será possível perceber que a parede não está ali.

renderizar-ambientes-pequenos

Apesar de parecer um problema gigante, a solução é bem simples. Vamos entender o processo.

RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS

A primeira coisa que devemos fazer é “organizar” a parede que está atrapalhando. Apesar de existirem algumas soluções eu costumo fazer um processo de “desmontagem”, onde apenas uma das faces permanece e o restante da parede fica agrupado e salvo em uma camada, permitindo que o mesmos seja desligado.

renderizar-ambientes-pequenos

A face da parede é um grupo e o restante da parede outro grupo. O cuidado é que o “restante da parede”, deve ficar em uma camada específica, no caso vou criar uma nova camada chamada “Parede invisível“.

renderizar-ambientes-pequenos

Para colocar a parede na camada “Parede invisível”, basta selecionar a parede e no painel Camadas, clicar na camada com o nome Parede invisível.

renderizar-ambientes-pequenos

Agora quando quisermos renderizar a sala, podemos ocultar a parede invisível. Para isso basta ir até a Bandeja padrão, no painel Camadas e desmarcar o campo Visível.

renderizar-ambientes-pequenos

Com isso podemos agora trabalhar na Face da parede, que ficará na parte interna em relação ao ambiente. O que precisamos fazer aqui é criar uma material especial para ela.

Na verdade precisamos de dois materiais, o primeiro que terá o revestimento interno ao ambiente (que provavelmente você já tem ele pronto), e o material que vamos chamar de “Face Invisível”. No V-ray, na aba materials, clique em Add material e crie um material Generic.

renderizar-ambientes-pequenos

Não esqueça de renomear o material, no exemplo vou chamar de “Face invisível”.

renderizar-ambientes-pequenos

A única configuração que vamos fazer neste material é no campo Opacity, onde colocaremos o valor de 0 (zero).

renderizar-ambientes-pequenos

Pronto, agora vamos criar um novo material, porém, desta vez vamos utilizar o Two-sided.

renderizar-ambientes-pequenos

Renomeie para “Parede transparente”.

renderizar-ambientes-pequenos

Agora observe as propriedades do material são bem simples. Na verdade este material apenas faz a combinação de dois materiais, onde um é aplicado na face externa (o revestimento da parede do banheiro), e o outro na face externa (Parede transparente). Basta clicar nos campos Front e Back e selecionar os materiais desejados.

renderizar-ambientes-pequenos

Ao finalizar, não esqueça de aplicar o material, tomando o cuidado de deixar a face externa virada para dentro do ambiente, para não termos problemas do resultado ficar invertido.

Não sabe diferenciar face interna de externa? Veja essa publicação onde explico com detalhes.

APRENDA A DIFERENÇA DE FACE INTERNA E FACE EXTERNA – SKETCHUP

Após aplicar o material, posicione as paredes no local correto.

renderizar-ambientes-pequenos

A próxima etapa é desativar a camada correspondente a parede invisível, para que apareça apenas a “parede transparente”.

renderizar-ambientes-pequenos

Em seguida é só renderizar!

renderizar-ambientes-pequenos

No exemplo a câmera foi posicionada fora do ambiente e mesmo que exista uma parede na renderização é possível ver o ambiente interno, sem interferência da iluminação externa e no reflexo do espelho vemos a parede naturalmente. Inseri uma câmera do Sketchup para que você tenha uma ideia do posicionamento.

renderizar-ambientes-pequenos

Pronto! Chega de passar sufoco em ambientes pequenos! Agora você não tem mais que se preocupar com a limitação do tamanho do ambiente em que você vai fazer sua cena.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

7 Comentários

  1. Carlos Angelo
    20 de setembro de 2017 at 11:26 — Responder

    E se nessa parede tiver uma janela?

    • 22 de setembro de 2017 at 08:20 — Responder

      Olá Carlos,

      Aí vai depender do tamanho da janela e do enquadramento. Pq se ela estiver bem no meio vc vai precisar editar toda a janela, o que pode dar bastante trabalho.

      Um abraço!

  2. 20 de setembro de 2017 at 13:53 — Responder

    e no Revit?

    • 22 de setembro de 2017 at 08:24 — Responder

      Olá Carla,

      O Revit é um problema sério, pq a câmera é muito limitada e a aplicação de materiais da bastante trabalho. Mas vou pesquisar e se encontrar alguma solução compartilho aqui.

      Um abraço!

  3. Esdras
    20 de setembro de 2017 at 17:44 — Responder

    Como se faz se a porta estiver nesta parede invisível, e nela tem um porta toalhas esse tipo de coisas??

    • 22 de setembro de 2017 at 08:22 — Responder

      Olá Esdras,

      Particularmente eu removeria o porta toalhas para renderizar deste ângulo. Sobre a porta, daria trabalho, mas da para fazer o mesmo processo da parede.

      Um abraço!

  4. Bruno
    21 de setembro de 2017 at 18:51 — Responder

    Foi de grande ajuda, me salvou.
    Só faltou um detalhe que vocês esqueceram de mencionar pra dar certo, numa das últimas imagens tem que colocar a “TRANSLUCENCY” em 0.

    Mesmo assim, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *