AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMASDESENHO E EDIÇÃO

Restrições paramétricas de geometrias

Restrições paramétricas de geometrias permitem um controle preciso do seu projeto onde você pode bloquear determinados objetos garantindo que estes objetos não serão alterados. Aprenda agora!

Uma das grandes vantagens do AutoCAD é quanto a flexibilidade de edição dos objetos, porém em alguns momentos esta flexibilidade pode atrapalhar e pensando nisso o AutoCAD oferece as ferramentas de Restrição Geométrica. Vamos entender como cada uma delas funciona.

PARAMETRIC GEOMETRIC (Parametrização geométrica)

Para acessar essas ferramentas você deve ir até a aba Parametric e acessar o painel Geometric.

restrições-paramétricas-de-geometria

Dentro deste painel temos uma série de restrições onde cada uma irá atual de maneira diferente de acordo com o objeto e a restrição selecionada. Mas como essas restrições funcionam?

COMO FUNCIONA UMA RESTRIÇÃO GEOMÉTRICA?

Uma restrição geométrica estabelece um comportamento para a geometria selecionada, seja uma restrição de posicionamento, concentricidade ou mesmo uma relação perpendicular em relação a outro objeto. O importante é observar que a restrição é realizada para um determinado grip e não para o objeto inteiro, por exemplo em um retângulo a restrição irá afetar apenas a linha ou um dos grips da linha.

Não sabe o que é um grip? Fiz uma publicação explicando como cada um deles funciona, confira aqui:

O que são esses grips? (Quadradinhos azuis)

Ao ativar a restrição ao objeto o mesmo passa a ter um ícone exibindo o simbolo da restrição geométrica escolhida. Para saber qual a restrição aplicada basta posicionar o mouse sobre o ícone da restrição.

restrições-paramétricas-de-geometria

Você pode colocar quantas restrições desejar, lembrando que quanto mais restrições mais limitada será a edição do objeto. Outro problema que pode aparecer é o conflito de restrições, por exemplo você coloca uma restrição de perpendicularidade entre duas linhas e tenta inserir mais uma restrição, porém de paralelismo.

Ao fazer isso será exibida uma mensagem alertando que a restrição não pode ser aplicada devido a um conflito com a restrição existente.

restrições-paramétricas-de-geometria

Mas vamos entender como cada uma delas funciona.

COINCIDENT

A restrição de coincidência permite que um determinado grip do objeto seja coincidente com outro grip, onde ao mover qualquer um dos objetos os grips selecionados ficarão permanentemente conectados.

restrições-paramétricas-de-geometria

COLLINEAR

A restrição colinear faz com que seja estabelecida uma relação de colinearidade entre dois objetos onde não importa se o objeto for movido ou rotacionado as linhas permanecerão colineares.

restrições-paramétricas-de-geometria

CONCENTRIC

A restrição de concentro permite que círculos ou arcos tenham uma relação de concentricidade onde não importa se ambos forem movidos ou redimensionados o centro de ambos será o mesmo.

restrições-paramétricas-de-geometria

FIX

A restrição fixar permite que um determinado grip seja fixado no local onde mesmo o comando move não consegue removê-lo do lugar.

restrições-paramétricas-de-geometria

PARALLEL

A restrição paralela permite que uma relação de paralelismo seja estabelecida entre dois objetos, onde não importa se qualquer um dos objetos seja movido ou rotacionado ambos permanecerão paralelos.

restrições-paramétricas-de-geometria

PERPENDICULAR

A restrição perpendicular permite que seja estabelecida uma relação de perpendicularidade entre dois objetos onde não importa se qualquer um dos objetos seja movido ou rotacionado ambos permanecerão perpendiculares.

restrições-paramétricas-de-geometria

HORIZONTAL

A restrição horizontal faz com que a geometria selecionada fique permanentemente na horizontal e qualquer tentativa de rotacionar o objeto fará com que um alerta seja exibido.

restrições-paramétricas-de-geometria

Para que você consiga rotacionar o objeto será necessário escolher a opção Relax the constraints (remover a restrição).

restrições-paramétricas-de-geometria

VERTICAL

A restrição vertical faz com que a geometria selecionada fique permanentemente na vertical e qualquer tentativa de rotacionar o objeto fará com que um alerta seja exibido.

restrições-paramétricas-de-geometria

Assim como na restrição horizontal, na vertical para que você consiga rotacionar o objeto será necessário escolher a opção Relax the constraints (remover a restrição).

TANGENT

A restrição de tangência permite que seja estabelecida uma relação de tangenciamento entre uma linha e um arco ou círculo, onde não importa se qualquer um dos objetos forem movidos ou redimensionados ambos permanecerão tangenciados.

restrições-paramétricas-de-geometria

SMOOTH

A restrição de suavização permite que ao restringir uma spline e um objetos a transição da curvatura seja sempre suave, onde ao mover qualquer um dos objetos a restrição se adapta mantendo a suavidade.

restrições-paramétricas-de-geometria

SYMMETRIC

A restrição de simetria permite estabelecer uma relação de simetria entre dois objetos e um eixo onde mesmo movendo os objetos a sua relação de simetria permanece.

restrições-paramétricas-de-geometria

EQUAL

A restrição de igualdade faz com que os objetos selecionados tenham uma relação onde terão a mesma dimensão. Você pode reposicioná-los sem problema porém se qualquer um deles tiver sua dimensão alterada o outro automaticamente se redimensiona.

restrições-paramétricas-de-geometria

Agora que conhecemos todas as restrições vem a pergunta: como editar uma restrição? Vamos aprender agora!

EDITANDO RESTRIÇÕES GEOMÉTRICAS

Após inserir uma restrição geométrica em um ou mais objetos é necessário saber como editar estas restrições. Uma das maiores dificuldades é quanto a excluir uma restrição. Se você simplesmente clicar em fechar sobre o ícone da restrição a mesma não é excluída, apenas o ícone que fica oculto. Para conferir basta passar o mouse novamente sobre a geometria.

restrições-paramétricas-de-geometria

Mas como que eu excluo esse negócio???

Para remover uma restrição você tem duas opções, onde você pode recorrer ao botão Delete Constraints que está localizado na aba Parametric dentro do painel Manage. Basta clicar no botão e selecionar os objetos que contem restrições e pressionar enter.

restrições-paramétricas-de-geometria

Outra possibilidade é clicar sobre o ícone da restrição com o botão direito e selecionar a opção Delete.

restrições-paramétricas-de-geometria

Não é tão complicado afinal, mas a outra reclamação são quanto aos ícones. O tamanho dos ícones tem uma relação de proporção com o tamanho da tela e conforme você vai utilizando as restrições a tela pode começar a ficar muito poluída, principalmente em quando você da zoom.

restrições-paramétricas-de-geometria

Para resolver este problema é possível configurar para que os ícones só apareçam quando você ou selecionar ou passar o mouse sobre os objetos. Basta ir até a aba Parametric e no painel Geometric temos as opções de exibição dos ícones.

restrições-paramétricas-de-geometria

Você pode exibir todos ícones, ocultar todos ou mesmo esconder/ocultar parte dos ícones. Eu particularmente deixou tudo oculto, já que a função deles é restringir e não ficar sobrecarregando a tela de informações.

Com todas estas restrições disponíveis é possível fazer uma série de combinações obtendo os mais variados resultados, permitindo uma maior precisão e controle do seu projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *