REVITDESENHO E EDIÇÃO

Rotacionar objetos – Revit

Rotacionar objetos no Revit é um dos recursos mais básicos porém alguns profissionais iniciantes podem ter alguma dificuldade em determinadas situações. Vamos resolver este problema agora!

Quando olhamos para uma ferramenta simples sempre temos a impressão que sabemos utilizá-la, mesmo sem nunca termos clicado nela. Porém, quando se torna necessário o seu uso percebemos que não somos tão espertos quanto imaginávamos. Então vamos a pergunta. Você sabe mesmo utilizar o comando Rotacionar no Revit?rotacionar-objetos

Vamos entender como o comando funciona e de que maneiras podemos trabalhar com esta ferramenta.

ROTACIONAR [ROTATE]

A ferramenta Rotacionar esta localizada na aba Modificar, dentro do painel Modificar.

rotacionar-objetos

A ferramenta pode ser ativada de duas formas: se o objeto que deseja rotacionar não estiver selecionado você deverá ativar a ferramenta e em seguida clicar sobre o objeto. Para finalizar pressionar enter para confirmar a seleção. Caso o objeto já esteja selecionado quando você ativar a ferramenta o Revit entende que este é o objeto que será rotacionado.

rotacionar-objetos

Observe que com o comando ativado algumas opções são habilitadas na Barra de opções.

rotacionar-objetos

Neste campo podemos personalizar como será o resultado da rotação do objeto selecionado. Um detalhe importante a se observar é o centro de rotação. Por padrão o Revit determina o centro de massa do objeto ou dos objetos, o que nem sempre é o local mais conveniente, porém podemos alterar este local.rotacionar-objetos

Quando o centro de rotação não está em um lugar que lhe favoreça você pode reposicioná-lo conforme sua necessidade, para isso você pode ir até a Barra de opções, no campo Centro de rotação e clicar em Local. Isso permitirá que você determine a nova posição do centro de rotação.

rotacionar-objetos

Outra opção para reposicionar o centro de rotação é clicar sobre o grip “bolinha azul” do centro, manter o botão do mouse pressionado e arrastar para o local desejado. Escolhendo a nova posição do centro de rotação basta soltar o botão do mouse.

rotacionar-objetos

Definido o centro de rotação observe que temos uma linha auxiliar que se inicia no centro de rotação e acompanha a movimentação do mouse. Esta linha auxiliar serve para determinar onde a rotação será iniciada e a partir daí determina-se em quantos graus será feita a rotação.

Posicione a linha no local que achar mais conveniente e clique com o botão esquerdo do mouse. Observe a linha ficará travada na posição que você determinar e ao movimentar o mouse uma cota de ângulo será exibida. Conforme você movimentar o mouse uma projeção retangular em azul será exibida, permitindo que você visualize onde o objeto será posicionado ao finalizar a rotação.

rotacionar-objetos

Nesta etapa você tem duas opções: rotacionar o objeto até que ele fique na posição desejada e clicar para confirmar ou digitar o valor do ângulo de rotação desejado.

Até esta etapa sem muitos segredos, mas podem ocorrer algumas situações simples que você precise dar uma personalizada nas cópias, como por exemplo criar uma cópia rotacionada.

CÓPIA ROTACIONADA (ROTATE COPY)

Para que você crie uma cópia rotacionada o processo é bem simples. Ative o comando Rotacionar e aplique no objeto desejado. Caso necessário reposicione o Centro de rotação. Posicione a linha auxiliar e quando estiver na etapa de inserir o valor correspondente ao ângulo vá até a Barra de opções e marque a caixa Copiar.

rotacionar-objetos

Agora basta determinar o ângulo desejado e pressionar enter. Observe que o objeto original permanece no seu local e uma cópia é criada na posição correspondente ao ângulo desejado.

rotacionar-objetos

Você só consegue criar uma única cópia. Para criar múltiplas cópias recomendo que utilize o comando Matriz (Array). Não sabe usar o comando Matriz? Já fizemos uma publicação sobre isso.

Matriz de Cópias – REVIT

Outro problema que você pode encontrar é quanto a união dos objetos. Como os objetos que temos dentro do Revit são paramétricos, existe uma relação entre os objetos onde ao editar um objeto os demais objetos relacionados também são afetados.

Se utilizarmos paredes como exemplo ao rotacionar um conjunto de paredes as paredes ao redor normalmente se alteram, adequando-se a nova posição dos objetos editados.

rotacionar-objetos

Em alguns casos pode ser que você não precise que os objetos ao redor não sejam alterados, para isso basta marcar a caixa Desunir.

rotacionar-objetos

Desta forma o resultado já fica diferente, onde os objetos selecionados são rotacionados e os objetos relacionados mantem sua configuração original.

rotacionar-objetos

Pronto! Agora você tem mais alguns recursos para utilizar dentro da ferramenta rotacionar.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Ricardo
    1 de março de 2017 at 12:01 — Responder

    Muito bom essas dicas, obrigado por colaborar com seu conhecimento.

    • 1 de março de 2017 at 16:05 — Responder

      Obrigado Ricardo,

      Não esqueça de compartilhar!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *