REVITANOTAÇÕES

Tabela de quantidades no Revit

Tabela de quantidades no Revit sem dúvida é o recurso que justifica o Revit ser um dos mais populares softwares BIM. Apesar de um recurso muito simples, alguns profissionais sofrem na hora da sua configuração. Aprenda a resolver este problema agora!

Você finalizou o seu projeto e chegou o momento de extrair os quantitativos necessários para a compra dos materiais e execução da obra, porém são necessários alguns cuidados, uma vez que quanto mais informação você quiser extrair em uma única tabela, mais complexa a tabela fica.

Tanto é que em alguns casos, é preferível que você crie duas ou mais tabelas separando os assuntos do que tentar condensar toda a informação em uma mesma tabela.

Como exemplo, vou fazer uma tabela de quantitativos de janelas, que estão devidamente identificadas com suas tags.

tabela-quantitativos

Não sabe inserir identificadores em portas e janelas? Veja uma publicação que fiz explicando como criá-los clicando no link abaixo:

IDENTIFICADORES ABNT: PORTAS E JANELAS

Agora vamos ao que interessa, criar a tabela!

TABELA DE QUANTIDADES

Para criarmos uma tabela de quantidades, você precisa ir até a aba Vista e no painel Criar vai encontrar o botão Tabelas.

tabela-quantitativos

Na lateral do botão tabelas tem uma seta que permite escolher entre alguns tipos de tabelas possíveis de serem criados, no nosso caso, selecione a opção Tabela/Quantidades.

tabela-quantitativos

Você também pode ir diretamente ao Navegador de Projeto e clicar com o botão direito em Tabelas/quantidades, selecionando a mesma opção.

tabela-quantitativos

Antes de prosseguir, é importante lembrar que a tabela permite extrair dados/informações de todo o projeto, sendo assim, caso precise criar uma tabela especificamente de um pavimento, por exemplo, é necessário realizar os ajustes tanto na tabela como nas respectivas famílias.

Ao clicar em Tabela/Quantidades será exibida a janela Nova tabela. Aqui você pode definir que dados você precisa de acordo com a categoria desejada. Para isso você pode ir diretamente no campo Categoria (que contem todos os itens disponíveis no projeto), como também pode utilizar o recurso de Filtros, para excluir algumas disciplinas e facilitar a localização da categoria desejada.

tabela-quantitativos

No campo Categoria, localize a opção Janelas (as opções estão em ordem alfabética). Na lateral você pode ir ao campo Nome e escolher qual o Título da sua tabela (que pode ser alterado posteriormente). Em seguida clique em Ok.

tabela-quantitativos

Você será direcionado para a Propriedades de tabela. Aqui é o lugar onde você irá personalizar toda sua tabela até ela exibir as informações da maneira que você precisa. Não fique preocupado em acertar a sua tabela de primeira, você pode voltar a esta janela quantas vezes você precisar, ou seja, pode ir tentando e concertando até que fique do jeito que você quer.

tabela-quantitativos

Aqui você tem uma série de abas onde em cada uma você controla um tipo de informação diferente sobre sua tabela. A primeira é justamente a Campos, onde você pode selecionar quais informações você deseja extrair do objeto selecionado, no nosso caso, as janelas.

Observe que temos uma coluna chamada Campos disponíveis e ao lado Campos tabelados. O processo aqui é o seguinte, utilizando o botão adicionar parâmetros vamos transferindo os campos desejados para a coluna Campos tabelados, onde basta selecionar a informação desejada e ir clicando em adicionar parâmetros.

tabela-quantitativos

A partir do momento que um campo é acrescentado aos Campos tabelados ele deixa de ser exibido na coluna Campos disponíveis (o que é ótimo, assim não colocamos nada repetido e vamos reduzindo as opções disponíveis). Para a nossa tabela vamos escolher os campos: AlturaAltura do peitorilContador (este é o campo de quantidade, erro de tradução grave aqui!), CustoFamília e Largura.

Para reordenar os campos, você pode utilizar os botões Mover categoria Acima e Mover Categoria abaixo que estão na parte inferior da coluna de Campos Tabelados.

tabela-quantitativos

No meu caso ordenei como FamíliaContador (quantidade), LarguraAlturaAltura do Peitoril e Custo. Agora é só clicar em Ok.

tabela-quantitativos

Ei, mas nem configuramos os outros campos ainda!?

Calma, como eu disse podemos ir e voltar em Propriedades de tabela sempre que precisarmos. Além do que você precisa entender como sua tabela está em primeiro momento para em seguida ir fazendo os ajustes necessários. Pode clicar em Ok sem medo.

tabela-quantitativos

A grosso modo, já temos as informações que precisamos aqui, mas é claro que podemos fazer melhorias, sendo a primeira o fato de que temos janelas com exatamente as mesmas informações sendo listadas uma a uma. O ideal seria que itens iguais fossem agrupados.

Para isso precisamos voltar em Propriedades de tabela e fazer os ajustes necessários. Então no painel de Propriedades localize o campo Outros e observe que temos todas as abas que estavam disponíveis em Propriedades de tabela exibidas aqui, sendo que cada botão direciona você para a aba correspondente.

tabela-quantitativos

Para resolver o nosso problema, clique no campo Classificar agrupar.

tabela-quantitativos

Em Classificar/Agrupar como o próprio nome diz, podemos organizar como os itens serão exibidos na nossa tabela. Observe que no final da janela temos um campo chamado Itemizar cada instância. Isso faz com que mesmo que na tabela sejam exibidos itens idênticos os mesmos são contabilizados individualmente. Desmarque esta opção e clique em Ok.

tabela-quantitativos

Após clicar em ok não se assuste se todos os campos sumirem.

tabela-quantitativos

Mas o que deu errado aqui?!

Na verdade não está errado, o que precisamos é dar mais detalhes do que queremos. Pare pra pensar, você perguntou quantas janelas tem no seu projeto, e ele respondeu exatamente isso (no meu caso, 5 janelas).

Esse problema ocorreu devido a Classificação da tabela estar sendo feita pela coluna Contador (quantidade), então para concertarmos vá novamente ao painel Propriedades e clique em Classificar/Agrupar.

tabela-quantitativos

Na aba Classificar/Agrupar podemos estabelecer como os dados serão classificados. O que eu costumo dizer é que você pode determinar qual coluna da tabela “manda”. Atualmente a tabela tem como “chefe” a coluna quantidade, e a informação exibida é apenas a quantidade total de janelas. No Campo classificar por clique e escolha a opção Família. Depois pode dar Ok.

tabela-quantitativos

Observe que o resultado está muito melhor agora.

Um detalhe importante é quanto ao nome das famílias. Você pode ter alguns problemas se escrever “de qualquer jeito” os nomes, deixando a informação na tabela confusa. E não tem jeito, você terá que ir até a família e renomear uma por uma, o que pode dar bastante trabalho, então tente estabelecer um padrão para nomear as famílias do seu projeto.

Outro fator importante é que você pode alterar as janelas do seu projeto diretamente na tabela, que é algo bem arriscado eu diria, principalmente pelo fato de que dependendo da exibição você não consiga visualizar o resultado no projeto.

tabela-quantitativos

Na página seguinte, seguimos ajustando a nossa tabela para refinar os dados que serão exibidos.

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

5 Comentários

  1. Paulo Holanda
    8 de maio de 2018 at 18:47 — Responder

    Muito legal seu tutorial!

  2. Bruno João
    18 de junho de 2018 at 21:56 — Responder

    Qual o procedimento para criar tabelas de quantitativos de vistas ou plantas específicas?

    • 29 de junho de 2018 at 20:49 — Responder

      Olá Bruno,

      Não entendi a sua necessidade. No revit estamos o tempo todo trabalhando com uma simulação em 3D, então que informação específica de uma vista você precisaria?

      Um abraço!

  3. Marcos
    2 de agosto de 2018 at 13:52 — Responder

    Um dos melhores materiais sobre o assunto, meus parabéns.

  4. Marcos
    2 de agosto de 2018 at 13:54 — Responder

    ÓTIMO TUTORIAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *